Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

Formulando com manteigas exóticas

Ao contrário do que o nome possa sugerir, as manteigas exóticas aplicadas em cosméticos não são originárias do leite e não contém nenhum derivado deste. Por definição, manteigas exóticas podem ser encontradas na natureza, são compostas por lipídeos vegetais que geralmente apresentam-se no estado sólido a temperatura ambiente mas, que fundem-se rapidamente quando colocadas em contato com a pele. Esta definição pode ser estendida para as “man-made butters” que são manteigas produzidas pela combinação de óleos vegetais com óleos hidrogenados ou frações hidrogenadas destes, simulando as propriedades de uma manteiga.

O QUE É UMA MANTEIGA?

A estrutura triglicerídica de uma molécula de glicerol, esterificada com três moléculas de ácidos graxos é o principal componente (95%) de todos os lipídeos vegetais sendo responsável pelas características particulares que cada manteiga exibe. Existem muitos outros componentes presentes em lipídeos vegetais tais como, mono e diglicerídeos, alcoóis graxos e outros ácidos graxos não ligados ao glicerol conhecidos como ácidos graxos livres (‘Free fatty acids”), terpenos, vitaminas solúveis em óleo e outros. Nenhum destes componentes exerce tanta influência nas propriedades físicas das manteigas como os triglicerídeos e por esta razão, estes outros componentes não farão parte de nossa discussão neste artigo (ver Figura 1).

APLICAÇÕES NA INDÚSTRIA COSMÉTICA

Algumas manteigas fabricadas, conhecidas como “man-made butters” tem sido introduzidas na indústria cosmética, apresentando características muito semelhantes as das manteigas naturais.

Essas manteigas costumam ser óleos vegetais refinados tais como Oliva, Abacate, Macadâmia, Jojoba e Amêndoas que passam por um processo de hidrogenação ou são combinadas com óleos ou frações hidrogenadas destes óleos vegetais. Estas novas manteigas tem estabilidade à oxidação superior à dos óleos naturais e aumentam as opções dos formuladores no desenvolvimento de formulações estéticamente agradáveis e com funções diferenciadas na pele.

No passado já se discutiu muito sobre as características estéticas indesejadas que as manteigas doavam as formulações. Versões refinadas destas manteigas foram desenvolvidas retirando aqueles atributos indesejáveis relacionados as manteigas ou óleos naturais tais como forte cor e odor.

Segundo artigo publicado no “The Journal of American Oil Chemist’s Society (May 2006; 83: 435-441)” o processo de extração ideal de uma manteiga é a prensagem das sementes à frio, realizando um processo de refinação o mais brando possível como por exemplo a filtração através argilas branqueadoras. Óleos que foram extraídos por este processo apresentaram concentrações mais elevadas de tocoferóis e fitosteróis naturais do que óleos que passaram por processos de extração com hexane, após refinados e desodorizados.

O processo de extração à quente também demonstrou ser prejudicial aos ativos, pois apresentou níveis baixos de ativos semelhantes àqueles encontrados em óleos extraídos com solventes (5).

DICAS IMPORTANTES PARA FORMULAR COM MANTEIGAS EXÓTICAS

O processo de resfriamento das emulsões é muito importante porque quando se trabalha com manteigas exóticas a textura e a consistência destas está diretamente relacionada à sua estrutura cristalina, a qual será durante o processo de resfriamento. As manteigas são compostas por uma parte sólida (ácidos graxos saturados) e uma parte líquida (normalmente ácidos graxos insaturados). Este combinação perfeita entre o sólido e o líquido é desfeita durante o processo de aquecimento e resfriamento.

Como em emulsões falamos sobre tamanho das partículas, no caso de manteigas falaremos sobre tamanho dos cristais e a sua formação pois estes fatores determinarão o aspecto e o sensorial da manteiga. Se você usar uma manteiga dura, de toque sedoso e submetê-la à diversas taxas de aquecimento e resfriamento você terá como resultado diversas variações físicas do mesmo ingrediente que pode variar dede macio e levemente granulado a semi-sólido com grânulos de aspecto arenoso. Isto ocorre porque os componentes sólidos de uma manteiga formam uma matriz cristalina semelhante a uma rede de cordas entrelaçadas. Quanto menor e mais apertada esta matrix, mais dura e lisa a manteiga será.

CONCLUSÃO

Com o advento da “onda verde” os formuladores têm sido obrigados a formular com matérias-primas naturais, vegetais, orgânicas, derivadas de fontes renováveis e obtidas da natureza através de processos sustentáveis e as manteigas exóticas são excelentes opções pois atendem à todos estes requisitos.

A grande versatilidade destes produtos tem inspirado os formuladores na criação de conceitos inovadores como o desenvolvimento de emulsões “manteigas-em-água” e devido a seu uso crescente na área de “personal care”, essas manteigas exóticas tem demonstrado ter potencial para tornar-se o principal ativo das novas pesquisas e desenvolvimentos nos laboratórios de todo o mundo.

Por: James J. Ramirez, Larry S. Moroni
Biochemica International USA

Fonte: Revista H&C

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company