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Como profissionais brasileiros de marketing utilizam o LinkedIn

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Para jogar luz sobre o uso do LinkedIn de forma adequada e relevante ao mercado, a empresa elaborou um ranking com os profissionais de marketing brasileiros mais ativos na plataforma. Toda a base de usuários no país foi analisada, e o levantamento apontou os perfis mais engajados de 24 indústrias.

Número de visitas, conexões, empresas e grupos que seguem e a quantidade de informações e posts que compartilham foram os critérios usados para chegar ao resultado final. Segundo Osvaldo Barbosa de Oliveira, diretor-geral da empresa para a América Latina, os profissionais da área destacam-se pelo engajamento ao seguir os influenciadores da rede social – líderes globais de negócios que publicam conteúdo relevante regularmente.

Outra característica dos “marqueteiros” brasileiros é enriquecer seus perfis com rich-media, por meio de apresentações, vídeos ou infográficos, muitas vezes relacionados à empresa ou marca que representam. “Eles usam o LinkedIn como embaixadores e têm o claro objetivo de tornar ‘suas’ marcas mais conhecidas e desejadas por um público sofisticado”, diz.

Com 19 milhões de usuários no país – a terceira maior audiência da rede no mundo, atrás apenas de EUA e Índia –, o LinkedIn atualmente é mais do que uma plataforma de carreira, Oliveira ressalta. “A tendência é usá-lo para obter e compartilhar conhecimento e, assim, ser mais produtivo em sua área de negócios.”

O ranking contemplou profissionais em diferentes estágios da carreira. Leia a seguir como sete deles enxergam a rede social e de que forma a utilizam com foco em negócios, além da lista completa com os perfis mais engajados do marketing, divididos por indústria.

Marcos Facó, diretor de comunicação e marketing da FGV (Fundação Getúlio Vargas):
“O LinkedIn é uma plataforma do futuro, que ainda tem muito espaço para crescer. Em alguns anos, ele vai contribuir como uma base de big data relevante à sociedade, ao mundo empresarial e ao governo, que poderá rastrear necessidades e hubs de conhecimento no país. A rede também faz a ponte entre o universo acadêmico e o empresarial, que não existia antes. Uso muito para recrutamento, e percebo que os nossos alunos começam agora a abrir grupos neste ambiente – antes, eles concentravam-se no Facebook.”

Alexander Greif, gerente de marketing da Citroën:
“Para mim, a plataforma hoje é mais uma ferramenta de planejamento e comunicação corporativa do que de relacionamento social. Uso o LinkedIn para educação, já que lá são postados bons artigos e acontecem discussões de alto nível; networking; mídia com precisão/afinidade, para comunicar os produtos da empresa, uma vez que a ferramenta é menos dispersiva e permite segmentação mais precisa que em outros canais sociais, e também imagem de marca espontânea. Para este último item, há um trabalho em conjunto do marketing e RH. Tratamos cada colaborador como um potencial difusor de imagem, e um dos resultados esperados é a admiração pela nossa marca. Isso atrai talentos e aumenta a notoriedade do nosso portfólio de produtos e serviços.”

Marcos Oliveira, gerente sênior de inovação da Whirlpool:
“Atualmente, a rede é uma das minhas principais fontes de informação sobre empresas que admiro, artigos e publicações interessantes e inovações no mercado, além de ser uma plataforma valiosa de construção de relacionamentos. Uso o LinkedIn para ler publicações relacionadas às minhas áreas de interesse – inovação, marketing, branding, comunicação, comportamento do consumidor e digital. Também tenho o hábito de compartilhar conteúdos que considero interessantes e relevantes aos meus contatos.”

Fabiana Paiva, gerente de marketing e comunicação da Oppa:
“Na plataforma, é possível encontrar as empresas que oferecem os serviços ou produtos que você procura, buscar conhecimentos que ainda não fazem parte da programação das universidades ou não foram implantados em sua empresa, participar de comunidades internacionais que estão discutindo soluções para os problemas que você enfrenta no cotidiano. O profissional que pretende inovar ou o empreendedor de um novo negócio não vai estar sozinho nesta rede social. Acho importante lembrar que ali é preciso se expor de forma séria e embasada, enriquecer seu perfil com conteúdo relevante e ser genuíno porque, no LinkedIn, não há espaço para o falso marketing pessoal.”

Rodrigo Araújo, gerente sênior de marca da Polenghi:
“O LinkedIn surgiu como uma nova plataforma de recrutamento, seleção e relacionamento entre empresas e profissionais, e evoluiu para uma ferramenta fundamental no mundo corporativo atual. As pessoas, empresas e o conteúdo que circulam na rede são extremamente relevantes. Hoje, mantenho uma boa base de contatos – tenho quase 1.200 conexões –, de diferentes perfis. Também gosto muito do conteúdo que circula ali, pois consigo me manter atualizado sobre tudo o que acontece no mercado – notícias, publicações, lançamentos, movimentações de empresas e profissionais.”

Rodrigo Santiago, gerente de marketing da Sanofi:
“Entro no meu perfil todos os dias: vejo quem está visitando minha página, o que há de novo sobre assuntos do meu interesse, leio artigos diversos, compartilho conteúdo relevante, parabenizo meus contatos por suas novas conquistas. O LinkedIn é uma das melhores fontes de informações relacionadas à indústria e, por meio dele, fico atualizado. Além de participar de grupos, sigo profissionais que, de alguma forma, trazem novos conhecimentos sobre assuntos em geral.”

Maximiliano Cunha, gerente de marketing da SAP:
“Trata-se de uma plataforma de relacionamento em estágio de amadurecimento, que continua crescendo e ganha cada vez mais relevância. O LinkedIn deixou de ser percebido como um repositório de currículos e virou a rede onde profissionais do mundo inteiro se conectam, interagem e se engajam em tópicos de negócios. Ele me ajuda a expandir o meu ponto de vista como profissional de marketing e também como funcionário da SAP, com uma abordagem mais pessoal. Posso ficar atualizado, lendo conteúdo relevante e tendências da minha área. Posso seguir ‘thought leaders’. Além disso, a plataforma me ajuda a conhecer mais a ‘target audience’ do negócio em que atuo.”

OS MAIS ATIVOS DE CADA INDÚSTRIA
1] Aviação – Flavia Zülzke, gerente-geral de marketing da Avianca

2] Moda – Barbara Korenwaser, head de conteúdo da Dafiti

3] Automotiva – Alexander Greif, gerente de marketing da Citroën

4] Bancos – Marcos Baretto, gerente de marketing digital e performance do Itaú Unibanco

5] Mídia – Luiz Augusto Genro, editor-executivo da TV Cultura

6] Mercado de capitais – Amauri Zerillo, diretor de marketing da XP Investimentos

7] Química – Roger Spalding, coordenador de comunicação corporativa e marketing da Air Liquide

8] Software – Maximiliano Cunha, gerente de marketing da SAP

9] Construção – Paola Campanari, gerente-geral de marketing da Cyrela

10] Eletrônicos de consumo – Renata Altenfelder, diretora regional de marketing da Motorola

11] Bens de consumo – Marcos Oliveira, gerente sênior de inovação da Whirlpool

12] Cosméticos – Thais Cerdeira, gerente de marketing da Valmari

13] Serviços financeiros – Richard Hechenbichler, head de digital mobile e tablet banking do HSBC

14] Alimentos e bebidas – Rodrigo Araújo, gerente sênior de marca da Polenghi

15] Educação – Marcos Facó, diretor de comunicação e marketing da FGV (Fundação Getúlio Vargas)

16] Seguros – Rodrigo Novelli, gerente de campanhas digitais da AIG

17] Internet – Renato Galisteu, advisor de marketing e comunicação da T-Systems

18] Luxo – Paulo Conegero, gerente internacional de marca da Jack Vartanian

19] Mineração e metalurgia – Ana Santos, head de comunicação corporativa da Paranapanema

20] Óleo e energia – Juliana Souza, diretora de comunicação da Alstom

21] Farmacêutica – Rodrigo Santiago, gerente de marketing da Sanofi

22] Varejo – Fabiana Paiva, gerente de marketing e comunicação da Oppa

23] Telecomunicações – Renato Novi, analista sênior de marketing da Vivo

24] Entretenimento – Paula Machado, relações públicas da T4F

Fonte: Proxxima

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