Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Internacional RadarLançada na Inglaterra a campanha “Wake up – Don’t Fake up” para combater cosméticos falsificados

Lançada na Inglaterra a campanha “Wake up – Don’t Fake up” para combater cosméticos falsificados

  • Written by:

A Unidade de Polícia responsável por Crimes de Propriedade Intelectual da Inglaterra (PIPCU) lançou a campanha “Wake up – don´t fake up”, no intuito de alarmar consumidores sobre os riscos impostos por produtos de beleza falsificados, tais como maquiagem, perfumes, aparelhos para modelagem dos cabelos e protetores solares.

A polícia, os órgãos de inspeção do comércio e as autoridades portuárias, em cooperação com as empresas cosméticas, estão trabalhando para impedir esse tipo de atividade ilegal, em nome da segurança dos consumidores.

Estima-se que, no Reino Unido, pelo menos 126 milhões de euros sejam gastos por ano em cosméticos falsos; a polícia de Londres alega que esta tem se tornado uma prática cada vez mais usual pelo aumento do uso da internet, onde as mídias sociais e outros websites de vendas online facilitam as vendas de produtos falsificados.

Influência Digital

“Uma vez que caminhamos para um mundo mais digitalizado, checar a autenticidade de um produto torna-se mais complicado, uma vez que os consumidores não podem olhar nem sentir o produto que estão comprando, como se faz em uma compra de rua,” disse a PIPCU.

“O problema dos produtos falsificados é que pode ser quase impossível diferenciar sua embalagem e seu aspecto externo do produto original,” acrescenta a Cosmetics, Toiletry and Perfumery Association (CTPA).

“Infelizmente, o produto internamente não é nada parecido com o genuíno. Ele não apenas apresenta uma performance inferior, como pode não ser seguro e causar danos a quem os utiliza.”

“Produtos de beleza são criados para melhorar nossas características, porém os falsos podem fazer o contrário. A regra geral é: se algo parecer bom demais para ser verdade, então provavelmente é.”

 “Além de poderem causar problemas à saúde, o simples ato de entrar na internet e comprar algo de um site duvidoso pode colocar as informações pessoais e financeiras do consumidor sob risco.”

Proteção

Nos últimos 18 meses, a PIPCU ajudou a proteger consumidores de fraudes na internet, suspendendo mais de 5.500 websites que vendiam artigos falsos de grifes famosas, além de apreenderem mais de 5 milhões de euros em mercadorias piratas. Além disso, o percentual de produtos apreendidos pelas autoridades por problemas relacionados à saúde e segurança dobrou nos últimos anos.

Fábrica de cosméticos falsos – não exatamente o local mais limpo…

Descobertas penosas

Fábrica de cosméticos falsos – não exatamente o local mais limpo…

Analisando mais a fundo o mundo dos cosméticos falsificados, a situação fica ainda mais terrível quando testes laboratoriais mostram que perfumes falsos frequentemente contêm compostos químicos tóxicos, como cianeto e até mesmo urina humana; maquiagens falsas, por sua vez, tais como lápis de olhos, máscaras, gloss para lábios e bases demonstraram conter níveis tóxicos de substâncias perigosas, como arsênico, mercúrio e chumbo.

Maquiagens falsificadas são, com frequência, produzidas em locais não-sanitizados, com baixíssimas condições de higiene. Houve casos onde foram encontradas fezes de ratos e veneno nos produtos.

A PIPCU está alarmando fortemente os compradores online de que, ao adquirirem produtos falsos pela internet, suas informações pessoais e bancárias podem ficar comprometidas, podendo ser usadas posteriormente em esquemas fraudulentos, além da exposição de seus computadores a vírus e conteúdo indesejado.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Designing Company