Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

Amazônicos são destaques em higiene bucal

  • Written by:
Estudos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) apontam que matéria-prima da região amazônica poderá ser a nova onda em produtos de higiene bucal.

A partir de associações com óleos de plantas amazônicas, como o óleo de tiririca, o instituto desenvolveu produtos que apresentam propriedades para a profilaxia da cárie dentária. Os ingredientes usados nas formulações de creme dental, gel dental e enxaguatório, todos fitoterápicos, possuem atividade inibidora do desenvolvimento do biofilme formado por Streptococcus mutans, principal bactéria causadora da cárie dentária em humanos, segundo o Inpa.

Os produtos são para uso doméstico e apresentam características antimicrobianas e antissépticas. Na verdade, são protótipos à espera de uma empresa para fabricá-los em escala industrial e comercial. As patentes são do Inpa, mas a transferência de tecnologia desenvolvida em laboratório para o setor industrial pode ser demorada. Isso pode levar até uma década para entrar no mercado, segundo a diretoria do instituto.

Profissionais – Fórmulas compostas por esses óleos essenciais pesquisados pelo Inpa também deram vida a produtos (protótipos) para uso profissional em consultório. Eles estão na mesma situação dos itens de higiene bucal domésticos: à espera de um fabricante. Um dos itens é o desinfetante fitoterápico para desinfecção de escovas, próteses dentárias e aparelhos ortodônticos removíveis.

A coleção de produtos sugeridos inclui também duas pastas fitoterápicas. Uma delas, com flúor, é indicada como parte do tratamento profissional de profilaxia da cárie e de doenças periodontais, em procedimentos de polimento e limpeza para remoção de detritos, manchas e biofilme dos dentes.

Custos – Os produtos com óleos essenciais de plantas amazônicas apresentam rendimento elevado e baixo custo de fabricação, segundo o Inpa. A relação custo-benefício, o instituto ressalta, é favorecida pela facilidade de manejo e rusticidade dessas plantas típicas da Amazônia.

Fonte: Jornal da ABO

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts