Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

Benefícios do Goji Berry em Cosméticos

  • Written by:

Nos processos metabólicos naturais do organismo, como o respiratório e de conversão dos nutrientes dos alimentos em energia, as células do nosso organismo produzem radicais livres, que são átomos ou moléculas com elétrons não pareados, ou seja, com um elétron faltando em sua estrutura química. Por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” elétrons e assim se tornarem estáveis.

Essas moléculas atacadas se tornam radicais livres e irão tentar o mesmo com outras moléculas, estabelecendo assim uma reação em cadeia que pode causar vários danos ao organismo, assim como para a pele, onde causa descoloração, ressecamento, perda de elasticidade e formação acelerada de rugas.

moleculas

Os radicais livres também podem ser produzidos por fatores externos, como o cigarro, álcool, poluentes ambientais, radiação, luz ultravioleta, drogas pesticidas, alguns solventes industriais, medicamentos, dieta, entre outras.

Os antioxidantes são agentes responsáveis pela inibição e redução das lesões causadas pelos radicais livres nas células, protegendo-as dos danos causados pela oxidação, e atuando para impedir a destruição do colágeno e da elastina. Atualmente, vários cosméticos possuem antioxidantes em suas fórmulas, que ajudam a retardar o envelhecimento cutâneo em geral.

Um antioxidante natural que tem sido utilizado é o extrato de Goji Berry, obtido a partir dos frutos do Lycium Barbarum L e considerado o alimento com maior poder antievelhecimento do mundo.

Usado na medicina tradicional chinesa como ingrediente energizante, que dinamiza e aumenta o bem-estar geral do corpo, o Goji Berry contém altas porcentagens de macronutrientes necessários, incluindo carboidratos (galactose, glucose, ramnose, arabinose, manose e xilose, principalmente, 30-40%), proteína (12%), gordura, fibras (10%) e glicoconjugados, 18 aminoácidos e ácido galacturônico

Além dos macronutrientes, o Goji Berry também contém 11 minerais essenciais e 22 oligoelementos, entre os quais: cálcio, potássio, ferro, zinco e selênio; 18 aminoácidos e betaína (encontrada em 1 % da fruta), 6 vitaminas essenciais (vitamina C , A, E , B1 , B2 e B6), ácido linoleico e alfa – linolénico, beta – sitosterol e outros fitoesteróis, Caroteno (Beta -caroteno, zeaxantina, luteína, licopeno e criptoxantina) e vários pigmentos (fenóis).

O Goji Berry é considerado um alimento com potente poder antienvelhecimento. O fruto é rico em vitaminas e flavonóides e se tomado sob a forma de chá, ajuda a reduzir a pressão sanguínea e o colesterol, mas também é indicado em casos de diabetes, problemas de vista, impotência sexual e menopausa.

As folhas se utilizadas em chá, podem ser utilizadas como tônico, para tratar inflamações e também outras alterações da pele. A raiz tem efeitos antibacterianos e antifúngicos.

Nos cosméticos, o Goji Berry tem atividade dermoestimulante, pois pode ser aplicado para energizar e estimular a pele e suas células. As células que têm a energia necessária realizam as suas funções com mais facilidade, e consequentemente, a pele fica melhor e mais saudável.

Apresenta também atividade antioxidante e antienvelhecimento devido à capacidade de captar radicais superóxido in vitro e também a sua capacidade para inibir a peroxidação de lípidos.

O Goji Berry de acordo com a cultura chinesa tem a capacidade de “manter a beleza e a aparência da pessoa“, isto se deve ao fato de que além de um potente antioxidante, estudos mostraram que ele aumenta o nível de hidroxiprolina dérmica, indicando, assim, que o nível de síntese de colagéno é aumentada.

Portanto, o extrato de Goji Berry é altamente recomendado para a formulação de produtos cosméticos com atividade de proteção da integridade da pele e cabelo, e contra processos oxidativos e de envelhecimento.

A razão para os seus efeitos benéficos é a variedade de compostos que têm: a betaína estimula a memória, a calma e promove o crescimento muscular; beta-sitosterol tem ação anti-inflamatória; vitamina C melhora o sistema imunológico e dá vitalidade; e outros componentes que reforçam estas e outras atividades.

Referência:

> Literatura do ativo
> BIANCHI, Maria de Lourdes Pires; ANTUNES, Lusânia Maria Greggi. RADICAIS LIVRES E OS PRINCIPAIS ANTIOXIDANTES DA DIETA.Revista Nutrição, Campinas, 12 (2), p.123-130, maio/ago. 1999.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Floating Social Media Icons Powered by Acurax Blog Designing Company