Brand Finance divulga Top 50 Global Beauty Brands 2016
A L’Oreal Paris está, pela terceira vez, no topo da lista feita pela consultoria britânica Brand Finance, que avalia anualmente as empresas de cosméticos mais valiosas do mundo. A lista é feita a partir de uma metodologia chamada “Royalty Relief”, fazendo cálculos como se a empresa estivesse disposta a licenciar sua marca, atribuindo um preço de mercado para sua avaliação. O valor da L’Oreal, estimado em US$ 13.7 bilhões, é considerado recorde na indústria.
O levantamento da consultoria britânica, revelam que as marcas baseadas fora dos Estados Unidos foram impactadas negativamente por oscilações cambiais das respectivas moedas frente ao dólar. Uma parcela considerável das marcas apresentou queda em seu valor, frente ao estudo anterior.
A brasileira Natura, marca de venda direta que gera 80% de seu resultado de vendas em reais e sofreu grande desvalorização frente ao cenário de recessão, inflação no Brasil e forte desvalorização do real frente ao dólar. De acordo com o ranking, a marca apresentou uma desvalorização de 67% em relação ao ano anterior, passou de US$ 3,22 bilhões em 2015 para US$ 1,05 bilhão em 2016, caindo de 14ª para a 34ª na lista elaborada Brand Finance.
Mesmo tendo o Brasil o seu maior mercado, a norte-americana Avon, sofreu forte queda de 54%, frente as dificuldades em seu mercado doméstico. Em março deste ano, a Avon anunciou que vai eliminaria 2,5 mil postos de trabalho e a transferência de sua sede administrativa para o Reino Unido, após ter perdido grande parte de seu negócio na América do Norte.