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Cobertura FCE Cosmetique 2015

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FCE Cosmetique completa 20 anos de inovações
Por Estela Mendonça

Evento promovido pela NürnbergMesse Brasil reuniu o que há de mais atual em ativos e tecnologia empregados na indústria da beleza

A FCE Cosmetique completou 20 anos consolidando-se como a principal plataforma para a cadeia produtiva do setor cosmético. Foram 16.792 profissionais que foram conferir as principais inovações da indústria da beleza. Organizada pela NürnbergMesse Brasil, de 12 a 14 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Um dos pontos altos do evento foi reiterar a dimensão da luta que vem sendo travada contra o envelhecimento. Foram inúmeros os lançamentos que se propõem não somente prevenir ou retardar as marcas do tempo, mas intervir e até reverter de forma efetiva nos processos biológicos que levam ao envelhecimento.

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Na mesma direção, a 28ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia realizada pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), simultaneamente à FCE Cosmetique, com a participação de 400 congressistas, promoveu uma abordagem ousada para o tema envelhecimento, pelo pesquisador venezuelano e consultor da NASA, José Luís

José Luís Cordeiro

José Luís Cordeiro

Cordeiro, professor da Singularity University, um centro de estudos sobre o futuro localizado no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Muito além da busca pela aparência jovem, para o cientista, nos próximos 20 anos haverá mais avanços e mudanças na humanidade do que nos últimos 200. Com isso, até 2045, as expectativas de vida deverão se prolongar indefinidamente até uma possível, e até então inimaginável, imortalidade.

Segundo o Cordeiro, a medicina do futuro será quase que exclusivamente baseada na prevenção. Isso será possível, em grande parte, graças ao advento do sequenciamento do genoma humano. A partir dele, será plausível conhecer antecipadamente e prevenir as enfermidades que sofreríamos no futuro, conforme a herança genética, e até mesmo selecionar os genes que gostaríamos de transferir aos nossos filhos.

O cientista ressalta que experimentos com camundongos vêm sendo realizados e os resultados são animadores: “Desde o início dos testes, há cerca de 10 anos, já foram criados animais que vivem o equivalente a 300 anos humanos. Em média, eles vivem um ano e meio e já temos exemplares que chegam aos três. Estas tecnologias serão aperfeiçoadas, entendidas e, eventualmente, utilizadas em espécies com expectativa de vida maior, como os humanos”.

O Projeto Genoma foi criado em 1990. O primeiro sequenciamento realizado teve um custo de 1 bilhão de dólares e precisou de um trabalho conjunto de um batalhão de cientistas e laboratórios. De acordo com o pesquisador, no entanto, a acessibilidade a esta tecnologia não é algo com que se preocupar. “As pessoas pensam que é caro. Era caro no começo, mas, em alguns anos, custará 10 dólares e poderá ser feito em uma hora”, explica.

Revertendo o envelhecimento

Um bom exemplo de que os produtos anti-idade estão literalmente intervindo nos processos biológicos é o Collrepair DG, ativo anti-idade lançado pela Basf. Trata-se do primeiro mercado cosmético com a função de reverter as consequências da reação química chamada glicação, que causa danos na estrutura da pele, perda de elasticidade e resistência e no surgimento de rugas.
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De acordo com Flávia Fernandes Zanela, gerente de marketing de personal care América do Sul, o ativo, resgata a funcionalidade e flexibilidade da pele, proporcionando uma aparência mais jovem: “Collrepair DG chega a reverter 20 anos de glicação em apenas quatro meses. A pele recupera seu brilho saudável, equivalente à pele 17 anos mais jovem, e também a elasticidade”, promete.

A longevidade das células é a promessa de outro ativo da Basf, o Epigenist.  Flávia explica que uma pele jovem conta com uma epiderme densa e espessa, com o avanço da idade, a inervação epidérmica diminui, o que causa o afinamento da epiderme. Com o novo ingrediente ativo, a epiderme é re-inervada e recupera a sua juventude.  A executiva garante que o Epigenist é capaz de rejuvenescer a pele envelhecida e torna-la visivelmente mais jovem, pois permite a longevidade das células e que sua proliferação e coesão sejam aumentadas, fazendo com que a epiderme ganhe espessura e se torne mais organizada, recuperando suas qualidades e jovialidade.

cosmotecJá a Cosmotec apresentou um protótipo de tratamento anti-aging na apresentação de sérum em óleo facial, com textura aveludada e leve, que promove a recuperação da hidratação, da firmeza e da elasticidade, indicado  para peles maduras. Ele confere maciez sem deixar brilho ou sensorial pesado e contém um emoliente especial que repõe os lipídeos perdidos com o envelhecimento, mimetizando a composição de uma pele saudável de 22 anos de idade.

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Outra novidade em anti-idade foi apresentada pela M.Cassab, o Stay Matte, gel facial revolucionário de efeito mate e rejuvenescedor para a pele masculina. Com textura leve e suave, seguida por um toque tipo “talco”, macio e não oleoso. O efeito mate é percebido durante e após a aplicação do gel na face. Seu ingrediente ativo contribui para rejuvenescer a pele do homem, proporcionando um efeito “seis anos mais jovem em quatro semanas”. Como resultado, uma pele sem brilho, macia e rejuvenescida. A M.Cassab apresentou ainda o BB Blur, Mousse Nude Sensation. O produto ameniza as linhas de expressão, poros dilatados e o brilho facial graças à diferenciada tecnologia de silicones especiais que compõem a formulação. Contém ingrediente ativo biotecnológico que protege o DNA da célula e extraordinários pigmentos vegetais de Castanha e Barú. Riqueza sensorial sentida desde o primeiro toque, seguida de nutrição, atividade antioxidante, efeito tensor e proteção UV natural.

Agir como um “Anti-aging intensivo” também é o que promete o DD Defense Daily Balm, apresentado pela quantiQ. Ele atua como potente antioxidante, anti-inflamatório e antirrugas, remodelando os contornos faciais. Emulsão formadora de cristais líquidos que mimetizam a estrutura da pele,confere hidratação duradoura, rápida absorção, excelente textura e sensorial.

Rejuvenescimento da área dos olhos é a promessa do lançamento da Lubrizol, o Eyedeline, um extrato de origem marinha que combate os três principais sinais evidentes de fadiga e de envelhecimento ao redor dos olhos: bolsas, olheiras e rugas. Ele reduz a permeabilidade vascular e o aumento da degradação da bilirrubina e estimula a síntese de colágeno e elastina.

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A Garden Químicaum dos principais fornecedores de matérias-primas e especialidades do setor, divulgou no evento três lançamentos: o Garden Active Casp, ativo anticaspa de ação natural, que reduz a oleosidade e a coceira, diminui a irritação e apresenta alta permeação; O Garden Active Color Protection, ativo ativo rico em antioxidantes. Ele atua minimizando o desbotamento da cor, por ação de progressiva, além de aumentar a durabilidade das colorações. Ação regeneradora e protetora, composto por proteínas de arroz, linhaça, trigo e quinoa, associado aos benefícios do goji berry e blueberry. Rico em fibras e aminoácidos, de alta substantividade com o cabelo e pele, e o Garden Active Oil Premium, blend de praticidade que une em um só ativo os 11 principais óleos utilizados na indústria cosmética, facilitando a estocagem e aplicação sem comprometer os benefícios que cada ativo traz.

Ingredientes premiados

Outra virtude do evento foi apresentar ingredientes recém-lançados em outros mercados mais desenvolvidos, como o europeu e o americano, que tornam-se disponíveis aos formuladores locais em um período cada vez mais curto. A Dow Corning, líder global de silicones, lançou na exposição o Dow Corning 3901 Liquid Satin Blend, um polímero que possui textura diferenciada (nem goma, nem emulsão), oferecendo sensorial luxuoso e acetinado, podendo ser utilizado em diversas formulações cosméticas. Suas características exclusivas renderam ao produto o prêmio de melhor ingrediente na in-cosmetics. “Motivo de muito orgulho para nós. Em nossas constantes pesquisas, conseguimos trazer produtos multifuncionais e novas experiências sensoriais”, comemora Gislene Attilio Meyer, responsável por marketing beauty care.

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A Focus Química destacou dois ingredientes premiados na in-Cosmetics Barcelona. Vencedora do bronze na categoria ingredientes funcionais, a linha SunCap, da Tagra, de Israel, consiste em microcápsulas  transparentes de filtros UV orgânicos e inorgânicos, inquebráveis e que não liberam conteúdo através da fricção. Entre as vantagens, melhora a fotoestabilidade, aumenta valores de FPS e permite ilimitadas combinações de filtros UV. Já a linha Celluloscrub, da francesa Lessonia, foi destacada também com o bronze entre os ingredientes verdes. Trata-se de um esfoliante natural e biodegradável criado para substituir as microesferas de polietileno não biodegradáveis em produtos para o cuidado da pele e de higiene pessoal.

Ingredientes funcionais

A Merck destacou a qualidade e a aplicação de seus ativos funcionais com as linhas: RonaCare AP, com soluções para tratamento e manutenção da pele, presente em BB e CC Creams e protetores solares. Também focou na divulgação dos antioxidantes Oxynex, responsáveis por combinar o poder dos antioxidantes e sinergistas (ácido cítrico) para aumentar a estabilidade e consequentemente o tempo de prateleira para produtos que contenham óleos e gorduras.

clariantA Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, apresentou uma nova dimensão sensorial, por meio de sua linha GlucoTain de tensoativos à base de açúcar e sem sulfato. Segundo Cassio Pedulla, gerente de Consumer Care, GlucoTain vai além dos benefícios funcionais dos tradicionais tensoativos suaves. “A nova linha GlucoTain combina suavidade e limpeza, sendo indicada para inúmeras aplicações cosméticas de cuidados com a pele e o cabelo, como xampus, produtos líquidos para o banho, produtos de limpeza facial e espumas de barbear”.

Entre as novidades da Lonza, foi lançado o ReGeniStem Brightening,  ativo para skin care para iluminação, clareamento e uniformidade do tom da pele. O ingrediente é derivado das células-tronco meristemáticas de alcaçuz. Também apresentou o Geogard LSA, uma combinação de vários ingredientes não tradicionais que propiciam a criação de um agente antimicrobiano de largo espectro e altamente eficaz, que foi concebido para proteger a integridade dos produtos de cuidados pessoais. Ele compatível com a maioria das matérias-primas usadas em cuidado pessoal e tem mostrado ser eficaz em formulações de banho e lenços umedecidos.

Novidades em hair care

evonikestandeO Varisoft EQ 100, novo estérquat que apresenta excelentes propriedades condicionantes e perfil eco-friendly, foi o destaque da Evonik.  Ele é livre de solventes, biodegradável e proveniente do óleo de canola. Com apelo de sustentabilidade, o agente condicionante pode ser empregado em formulações a frio, reduzindo o consumo de energia, e pode ser aplicado em  formulações para cabelo, como xampus, condicionadores e leave-in.

aqiaO lançamento em hair care da Aqia foi o ReparAge, uma matriz amino-estrutural composta por uma sequência de aminoácidos e proteonutrientes,  responsável pelo conceito Pro.Filler, que é o aumento do diâmetro da fibra capilar envelhecida e a reparação de danos internos existentes. A tecnologia promove a reparação de danos macro e micro causados ​​pelo estresse físico, químico, térmico e ambiental, revertendo os danos causados ​​pelo envelhecimento do cabelo. Testes compravam uma reparação retroativa dos danos cumulativos. O resultado são cabelos fortes, blindados e renovados.

Fine Fragrances

vollmensA Vollmens levou com exclusividade uma linha específica para homens, com fragrâncias refinadas e com alto grau de perfumação. Da linha de Fine Fragrances também  foram apresentadas  propostas alinhadas ao ranking de preferências do mercado brasileiro e uma coleção de criações foi elaborada pelos perfumistas da casa, explorando territórios olfativos que são tendências e que traduzem sofisticação e glamour, como os orientais gourmand, florais frutais envolventes e chypres sensuais para mulheres e orientais fougère, madeira especiada e aromáticos amadeirados para homens.

Universo de cores

A Sensient Cosmetic Technologies, um dos principais fornecedores mundiais de pigmentos e ingredientes para maquiagens e produtos para tratamento de pele, entre os principais lançamentos está o Unipure Green LC 721, uma laca obtida da coprecipitação de corantes hidrossolúveis que é um substituto do óxido de cromo verde hidratado, uma alternativa segura de criar cores vivas e luminosas.

Já a Colormix, empresa focada em soluções especializadas em pigmentos para cosméticos e personal care, foram apresentadas duas novas linhas da Eckart de efeitos glamorosos: Mirage, de pigmentos de borossilicato para brilho intenso, e SynCrystal de perolados sintéticos. Além disso, a empresa destacou de seu portfólio os pigmentos orgânicos de alta performance, específicos, para uso humano, da Neelikon, e a completa  linha de pigmentos inorgânicos, especiais para cosméticos, de óxido de ferro e azul ultramar da Yipin.

Gás para aerossóis

liquigasO gás propelente para aerossóis Purogas foi a novidade da Liquigás Distribuidora para o setor de aerossóis. Ele foi desenvolvido em resposta ao aumento na demanda por propelentes do mercado brasileiro de aerossóis. A Liquigás identificou que não havia no país uma planta industrial capaz de fornecer um propelente com o nível de pureza requerido pelas indústrias de cosméticos. A empresa investiu na construção de uma planta industrial de purificação de gases e no desenvolvimento de um produto diferenciado, que mistura propano e butano em proporções e faixas de pressão específicas, de acordo com a necessidade de cada cliente.

Entre as vantagens do Purogas, destaca-se a eliminação de tempo e de custos com o processo de desodorização, que antes era realizado pelas empresas responsáveis pelo envase dos aerossóis. A Liquigás realiza um processo de filtragem do propelente que elimina odor, umidade e particulados não desejáveis, e conta com um moderno laboratório que garante a rastreabilidade total do processo, sendo único do gênero entre todas as distribuidoras nacionais do setor. Até então, a qualidade do propelente no mercado nacional era medida de maneira subjetiva, pela procura de odores indesejados através do olfato.

Tecnologia em sampling

adhespackEm amostras promocionais, o destaque foi para a Adhespack, que apresentou o Self Sampling, que promove interatividade na amostragem de fragrâncias e maquiagens, de forma eficiente, segura e higiênica, por meio de sistema automatizadoles toque, uma amostra é dispensada de forma única, precisa e elegante. “O Self Sampling torna-se um perfeito sistema de autoatendimento, que dispensa a necessidade da presença de um promotor de vendas, ‘tester’ ou a violação de embalagens ou lacres, eliminando assim o desperdício de produtos”, explicou o diretor executivo Daniel Almeida, que informou que o conceito Self Sampling pode ser instalado em um totem com vídeo em 3D que libera simultaneamente a fragrância e a amostra do produto ao toque de um botão. O Stand Self Sampling, instalado em um balcão, e o Shelf Self Sampling, disposto na própria gôndola onde os produtos estão expostos, são outras formas de utilização.

Arena do Conhecimento

Circuito-de-conhecimento-01-300x200Já se preparando para os próximos 20 anos, a FCE Cosmetique apresentou nesta edição de 2015 o Circuito do Conhecimento e Inovação. Uma plataforma de comunicação e relacionamento voltada à valorização do conteúdo, conhecimento e da experiência por meio de projetos que se integram e se transformam em um ambiente único de interação, negócios e troca de informações. Destaque para a Arena do Conhecimento, um auditório aberto ao público, incorporado ao espaço da feira, que contou com palestras voltadas à inovação, tendências e lançamentos do setor. Empresas como Oxiteno, Croda, Dow e Dupont patrocinaram esta iniciativa, que contou ainda com um conteúdo exclusivo formatado pelos institutos de pesquisa Mintel e GFK.

Vem aí a 21ª edição

Ligia Amorim

Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil

Para Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento, as feiras de negócios proporcionam uma oportunidade singular para troca de experiências, conexão de pessoas e geração de oportunidades entre profissionais do mercado e entre empresas. “ Neste sentido, encerramos esta edição da FCE Cosmetique agradecendo aos expositores e parceiros por, juntamente com a NürnbergMesse Brasil, proporcionarem ao público visitante a principal e mais completa plataforma de negócios para toda cadeia produtiva da indústria farmacêutica, gerando excelentes oportunidades de negócios e impulsionando o desenvolvimento da economia deste setor”, ressalta, convidando a  para a 21ª edição, que acontecerá nos dias 10 a 12 de maio de 2016.

João Hansen

João Hansen, presidente da ABC.

Uma avaliação positiva também foi feita João Hansen, presidente da ABC, que se mostrou satisfeito ao final do Congresso: “É gratificante, a sensação de dever cumprido. O que nos deixa ainda mais contentes é que as mudanças e as novidades programadas para este ano foram aprovadas. Foi o resultado do trabalho de um ano, onde toda a equipe trabalhou incessantemente para o sucesso destes três dias de evento. E, que venha 2016!” conclui Hansen.

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