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Cosméticos Halal continuam a ser um nicho de mercado

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Por Elaine Gerchon

No início de outubro, a Kline participou da Indonesia Halal Expo (INDHEX 2015) em Jacarta, onde os participantes incluíram nomes proeminentes locais e internacionais em alguns segmentos, como: tecnologia, bancário e finanças, farmacêutico e cosméticos, e a certificação Halal — fortemente presente no setor de alimentos e bebidas.

O sucesso do evento anual, agora em seu quinto ano, é um indicativo de que a certificação Halal está se tornando cada vez mais a tendência em vários aspectos da vida em mercados islâmicos, como a Indonésia. Esse também foi o primeiro evento internacional da certificação Halal realizado na Indonésia desde que o projeto de lei de certificação de produtos Halal foi aprovado no país em setembro de 2014, tornando obrigatório que todos os produtos de higiene pessoal comercializados no país — inclusive sua fabricação, distribuição e toda a sua cadeia produtiva — sejam certificados até 2019.

Halal é uma palavra em árabe que significa permitido (legal, dentro da lei), segundo a Shariah, a lei islâmica que rege as questões relativas aos alimentos e bebidas e demais assuntos relacionados aos costumes da vida diária.

Neste sentido, cosméticos com certificação Halal são produtos que não podem conter álcool nem ingredientes de origem animal proibidos pela Shariah. A proibição se estende inclusive aos testes destes produtos em animais.

A certificação de produtos Halal é conhecida pelos comerciantes e há um conhecimento geral sobre sua importância. No entanto, embora a notoriedade sobre a Halal esteja mais forte do que nunca, também existe um inegável ar de incerteza acerca do plano de ação necessário para as marcas locais e internacionais que estão atuando na Indonésia. Na ausência de esclarecimentos sobre as disposições da lei e os detalhes operacionais e logísticos, comerciantes, fornecedores e até mesmo órgãos certificadores aguardam ansiosos as orientações e as diretrizes por parte do governo.

Apesar da incerteza, os comerciantes locais continuam a oferecer seus produtos em conformidade com a Halal, percebendo que essa oportunidade se baseia no fato de que 87% da população indonésia é muçulmana, e a Halal é um importante influenciador de suas escolhas. Os muçulmanos formam um considerável mercado — um quinto da população mundial é islâmico. Os primeiros produtos de beleza ditos como “Halal” foram provavelmente a criação de algum comerciante, ao invés de um resultado da demanda do consumidor. Diferente do caso dos alimentos em que as opções “não Halal” são inaceitáveis para muitos muçulmanos.

Contudo, desde sua apresentação global, a idéia de produtos Halal não alimentícios pegou, e está claro que o conceito chegou para ficar. Marcas de cosméticos e cuidados da pele como One Pure Beauty, Amara Cosmetics, Inaka, Wardah Cosmetics e Martha Tilaar criaram seu próprio espaço nos mercados globais, oferecendo linhas completas de produtos com certificação Halal. Desde removedores de maquiagem e adstringentes não contendo álcool até os CC e DD creams, apresentando todas as mais recentes inovações em tratamento de pele, esses fabricantes oferecem um leque de produtos que concorrem com as empresas de beleza convencionais.

À venda lado a lado dos produtos com a certificação Halal nas lojas de Jacarta, e em qualquer outro lugar, estão os diversos produtos importados ditos “não Halal” que são mais caros e com as suas embalagens imponentes. Existe a demanda por ambos; se os produtos importados “não Halal” desaparecesse das lojas, é improvável que sua falta não seria sentida. Consumidores são fiéis aos produtos de beleza que funcionam para eles, sendo geralmente relutantes em abrir mão de suas preferências. O sucesso de qualquer produto com certificação Halal depende de seus atributos físicos e eficácia do que meramente a qualidade de ser um produto considerado Halal.

Na Indonésia, por enquanto permanece a espera por produtos Halal. No resto do mundo, os produtos de beleza com certificação Halal continuam a ser um nicho, mas em ascensão. Em longo prazo, sua sustentabilidade advém da capacidade dos produtores em desenvolver produtos com ingredientes alternativos, sem alterar a qualidade, aspectos sensoriais e efeitos na pele que os consumidores estão habituados e desejam.

Para conhecer mais sobre o mercado de cuidados com a pele e maquiagem com certificação Halal na Indonésia, consulte o nosso estudo de mercado  Decoding Halal Beauty in Indonesia, uma avaliação abrangente da atual situação de mercado e dinâmica, bem como as futuras mudanças regulatórias que estão previstas e as implicações que tais regulamentos podem exercer nos comerciantes de produtos de beleza.

Elaine Gerchon é Gerente de Projetos da Factor-Kline

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