Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

Door to door enfrenta novos desafios

  • Written by:
Hoje, mais de 62 milhões de lares em toda Latam compram no sistema de porta a porta (door to door), porém esse é o menor patamar dos últimos três anos, quando o mesmo chegou a acessar dois milhões de lares a mais com produtos de higiene e beleza, principalmente no Brasil e Argentina.

Segundo a Kantar Worldpanel, entre os diversos impactos sofridos pelo canal, destaques são a conveniência e especialização, praticados principalmente por farmácias – canal de compra de 70% da população do Peru e 55% da Colômbia.

Além de ser um ‘facilitador’, de acordo com a consultoria, o canal proporciona uma agradável experiência de compra desde a possibilidade de testar os produtos no momento da escolha até a forma de pagamento utilizada, podendo ser tanto em dinheiro como em cartão, e isso se torna um diferencial comparado ao porta a porta, onde na maioria das vezes é somente em dinheiro.

Essa reinvenção ocorreu não só para suprir a nova necessidade de um consumidor mais exigente e ansioso, mas também para ganhar relevância em um momento de desaceleração econômica e expansão de acesso à internet, canal esse que consegue gerar credibilidade através de blogueiras, opiniões públicas em rede sociais e também com tutoriais do próprio fabricante.

Com isso, cada vez mais as farmácias se atualizam, diferenciando seus layouts de loja, treinando consultoras para orientar o consumidor no momento da compra e aumentando portfólio através da necessidade percebida também pelos fabricantes.

Produtos de beleza crescem 32% em farmácias, enquanto produtos básicos de higiene crescem apenas 8%.

China – Movimentações parecidas como essa já aconteceram na Europa há alguns anos, quando porta a porta era um canal de destaque e foi substituído por farmácias, perfumarias e até mesmo discount. Hoje, a região passa por outra mudança e dessa vez é a internet que vem ganhando cada vez mais relevância, assim como já acontece na Ásia, região de alta relevância para e-commerce, onde o canal é responsável por 49% das compras de FMCG na China e 55% das compras de cosméticos feitas por mulheres na Coréia – enquanto em Latam apenas 3,5% dos lares convertem qualquer tipo de compras nesse canal.

Leia também
Contém1g lança modelo compacto de franquia de venda direta
Nova marca cadastra empreendedores para venda direta

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company