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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.ColunistasEmbalagens para a terceira idade: facilidades e soluções

Embalagens para a terceira idade: facilidades e soluções

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Com a já conhecida inversão da pirâmide demográfica brasileira, o aumento da expectativa de vida da população e crescimento da classe média, está mais do que na hora de as indústrias cosméticas pensarem nessa importante fatia de mercado, hoje crescente e que pode, sim, trazer um impacto positivo na receita das companhias.

Adaptações nas residências, nas vias de acesso, espaços públicos e demais ambientes devem ser acompanhadas pela evolução nas embalagens dos produtos manuseados cada vez mais pela faixa etária da melhor idade, acima dos 60 anos.

Se pensarmos somente na rotulagem e obrigações legais, mais de 50% dos idosos, segundo pesquisas recentes de institutos acreditados, não conseguem compreender o que quer ser comunicado. O que fazer em relação a isso? E o caso do manuseio e utilização dos produtos, como fica?

Pois bem. De nada adianta somente aumentar a fonte das rotulagens, se o manuseio dos produtos permanecer de forma inadequada para os idosos. Os especialistas precisam lembrar que o desenho do produto vai muito além do produto somente. É preciso pensar na cadeia de valor que envolve o produto. E essa cadeia de valor passa pelas mãos já não tão firmes e pelos olhos já não tão acurados dessas pessoas que nos apoiaram, nos suportaram e nos protegeram por toda a nossa vida.

Embalagens com “pega” que pode ser feita por meio de texturas ou relevos incorporados nos moldes de injeção e sopro, nos rótulos e decorações, e até mesmo shapes diferenciados, podem surgir como soluções adequadas. São necessárias cores que transmitam a todos os públicos a mensagem de comunicação e orientações sem perder de vista que a terceira idade é uma fatia da população com alto índice de consumo.

Como as trêmulas mãos garantirão a correta aplicação de uma máscara, blush ou batom? Como aplicarão o creme ou espuma de barba e segurarão com destreza seu aparelho de barbear? Qual a solução para que um frasco de perfume não escorregue das mãos e cause um acidente doméstico ao se chocar contra o chão? Qual o melhor formato para um sabonete em barra? E o que fazer diferente para uma bisnaga ou frasco de uso no banho?

Essas questões podem ser diferenciais competitivos para todo o mercado e, se as embalagens dos produtos forem pensadas e executadas de forma correta, tais produtos fidelizarão os consumidores além da sua faixa etária, extrapolando para todas as demais.

Maior liberdade no ir e vir refletida na independência pessoal, financeira e o direito de tratar de si mesmo e cuidar da própria vida faz dessa parte da população uma fatia a ser olhada com carinho e diferenciação. Existem soluções e adaptações para cada caso, com maior ou menor complexidade. É uma honra para qualquer profissional saber que, além de proporcionar algo que auxilie na manutenção de uma vida digna para nossos idosos por meio de produtos seguros e confiáveis, pode ajudar a garantir a independência e individualidade deles como seres humanos.

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