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Goz Cosméticos cresce no mercado árabe

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A indústria brasileira Goz Cosméticos, de São Paulo, vem aumentando as exportações para os países árabes entre 30% a 40% ao ano e deve melhorar ainda mais o desempenho em 2016. De acordo com o diretor comercial da empresa, Leandro Tavitian, a receita com vendas para a região passará de US$ 400 mil no ano passado para US$ 600 mil neste ano, alta de 50%. “É um mercado em franca expansão, se abrindo”, diz Tavitian.

A Goz tem uma base em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com escritório, depósito e centro técnico. A operação local e os negócios no mercado árabe são levados adiante com um sócio árabe, o libanês Michel Mrad, químico de cosméticos, juntamente com o qual a Goz abriu sua unidade nos Emirados.

Na região, a indústria brasileira atende Egito, Tunísia, Arábia Saudita, Omã, Kuwait, Bahrein, Catar, Marrocos, Jordânia e Líbano, além dos próprios Emirados.

A Goz Cosméticos foi criada em 2002 por Tavitian e seu pai depois de doze anos à frente de uma loja de cosméticos em Osasco, na Grande São Paulo. Percebendo as necessidades dos cabeleireiros que atendiam, eles acharam que era hora de ter um produto próprio. As portas da indústria Goz foram abertas também em Osasco, no começo com fabricação terceirizada. Há quatro anos, a produção passou a ser própria.

Desde o início das atividades o mercado externo estava no radar. “Já era um sonho meu exportar”, diz o diretor comercial, contando que, em função da loja, já tinha sido importador. Depois de ir atrás de projetos de fomento a exportações e de incubação, em 2013 a Goz participou de uma feira em Dubai. Acabou conhecendo seu atual sócio e em seis meses montou a base no emirado.

“Percebemos que a cultura árabe exigia mais, que teríamos que estar lá presentes senão, não sairia negócio”, conta Tavitian.

A base foi aberta no bairro de Deira. O centro técnico serve para treinamento dos profissionais de beleza que utilizam os artigos da Goz. “De lá para cá só tivemos crescimento”, relata o executivo. A empresa passou a participar da Beautyworld Middle East, a maior feira de produtos de beleza da região. Esteve na mostra em 2014, 2015, 2016 e estará em 2017, com parte do grupo levado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), no projeto de fomento às exportações do setor.

O mercado internacional representa 25% dos negócios da Goz Cosméticos e os países árabes respondem por 75% de tudo o que é enviado ao exterior. Além do Oriente Médio e Norte da África, a indústria exporta para Colômbia e Estados Unidos.

EUA – No mercado norte-americano, a fabricante tem escritório comercial e depósito. Tavitian conta que no mundo árabe os produtos brasileiros competem com os europeus e norte-americanos e são sinônimo de qualidade. Mas o empresário afirma que para vender à região é importante estar presente lá.

A Goz produz todo tipo de produtos para cabelo, desde xampus e condicionadores até artigos para coloração e alisamento. Estes dois últimos são os mais vendidos no mercado árabe. A indústria também começou a exportar recentemente para a região um repelente orgânico feito com óleo de capim limão e citronela, o Greenerways, marca norte-americana que a Goz fabrica. O negócio possui uma unidade fabril e emprega 45 pessoas.

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