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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosIncubada no Amazonas impulsiona negócio de insumos naturais

Incubada no Amazonas impulsiona negócio de insumos naturais

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No total, mais de 650 projetos do país se candidataram e 189 deles foram escolhidos para começar 2017 com capital para alcançar o mercado

A empresa incubada no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), a Original Trade, foi a única do Amazonas selecionada no edital Sebrae de Inovação. A empresa receberá o recurso equivalente a R$ 120 mil para impulsionar o projeto de desenvolver insumos naturais para cosméticos e produtos nutricionais utilizando frutos da Amazônia, como o açaí, buriti e camu-camu.

No total, mais de 650 projetos do país se candidataram e 189 deles foram escolhidos para começar 2017 com capital para se desenvolverem e alcançarem o mercado. A iniciativa do Sebrae vai levar cerca de R$ 20 milhões a projetos de micro e pequenas empresas com potencial de alto impacto. A contratação e execuções dos projetos devem ser iniciadas em fevereiro e a conclusão deve se dar em até 24 meses.

A Original Trade, que está em processo de incubação no Inpa desde maio de 2016, submeteu proposta ao edital Sebrae de Inovação com o auxílio da Incubadora de Empresas do Instituto para impulsionar a produção de duas bases emulsificadas de óleo do buriti (Mauritia flexuosa).

Uma, com a adição do extrato de camu-camu (Myciaria dubia) e outra, com o extrato de açaí. Existem duas espécies dessa fruta, o açaí-do-Amazonas (Euterpe precatoira Mart.) e o açaí-do-Pará (Euterpe oleracea Mart.).

Para o empresário João Tezza, sócio fundador da Original Trade, o resultado do edital veio em boa hora. “Esse projeto entra no momento em que já estamos em fase de execução e dará um suporte importante para a área de desenvolvimento dos produtos”, diz.

Segundo Tezza, o foco do negócio da empresa está em possibilitar o uso em larga escala de ingredientes prontos para o uso na formulação cosmética.

“A amplitude de mercado é expressiva se consideramos que o Brasil é o terceiro maior mercado de cosméticos do mundo”, destaca o empresário. “À medida que conseguirmos estruturar negócios com a biodiversidade conservada, mais segura a floresta estará da destruição”, completa.

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