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Inovação não acontece por acaso

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Inovação é a criação de algo de valor e novo, é um processo de aplicação do conhecimento e criação de coisas novas, é a capacidade que permite as pessoas a converter idéias novas em produtos novos ou serviços diferenciados.

Segundo Joseph Alois Shumpeter (1883-1950), inovação é uma invenção com a qual se consegue ganhar dinheiro, caso contrário é somente uma invenção.

Considerando a minha experiência em projetos de embalagem na J&J e ProDesign, eu diria que a inovação pode ser tratada como um processo.

Basicamente esse processo consiste em coletar ideias, por exemplo num “brainstorming”, selecionar e trabalhar essas ideias de forma que se transformem em produtos, serviços ou soluções, seguindo o fluxo abaixo:

Idéias => Caixa Preta => Novos produtos, serviços e soluções

A chave para promover inovação é entender o que está dentro da Caixa Preta.

Considero que dois requisitos são importantes para se chegar a uma inovação:

  • Novas Idéias
    • Criatividade é o ingrediente chave para a inovação. Sem novas idéias, é impossível inovar. Entretanto, uma idéia criativa não é por si só uma inovação.
    • As idéias são matérias primas para a inovação.
  • Conhecimento
    • O conhecimento nos permite ter uma idéia com potencial e implementá-la com sucesso. Sem conhecimento, nós podemos ser muito criativos, mas não estaremos aptos para converter idéias em algo de valor.

Assim, inovação requer que nós construamos a capacidade para gerar idéias novas e a capacidade para converter essas idéias em algo de valor com o uso de conhecimento.

  1. Como nós podemos gerar idéias criativas?
  2. Como nós podemos construir conhecimento para tornar idéias criativas em inovação?

Sequencia do processo de inovação 

O processo de inovação pode se iniciar, por exemplo, com a sugestão de um tema, seguido de um brainstorming para que sejam levantadas e coletadas todas os ideias  possíveis para o tema sugerido. A equipe para esse brainstorming pode ser formada por representantes dos Departamentos de Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento de Produto, Desenvolvimento de Embalagem, Qualidade, Suprimentos e quem mais o responsável pela categoria de produto achar necessário.

Uma vez terminado o brainstorming, as ideias são submetidas a um grupo previamente estabelecido, que seria chamado, por exemplo de Comitê de Inovação, o qual será o responsável por fazer uma seleção prévia das ideias.

Esta seleção é feita baseada numa tabela de itens versus nota e peso para cada ideia.

Uma vez escolhida uma ou mais ideias elas são submetidas ao time de Marketing e de Pesquisa e Desenvolvimento, o qual se concordarem com a ideia, apresentam para a gerencia ou diretoria da empresa.

Se a ideia não for aprovada, ela fica num banco de ideias.

Se a ideia for aprovada, uma equipe vai em busca da tecnologia necessária para a viabilização da ideia, enquanto outra equipe inicia o desenvolvimento propriamente do produto e da embalagem.

Havendo tecnologia disponível para a execução do projeto, ele segue o curso normal de qualquer desenvolvimento, do contrario a empresa irá buscar ou desenvolver a tecnologia junto à universidades, fornecedores, fabricantes de máquinas ou algum tipo de parceria que possa auxiliar na viabilização da ideia.

Com a materialização da ideia por meio de desenhos 3D Digitais, ou mesmo 2D, ou ainda um protótipo, e considerando que e empresa já tem a tecnologia para produzir o produto, a ideia passa novamente pelo Comitê de Inovação que se reúne e novamente submete a ideia, agora de forma mais detalhada, à tabela de itens versus nota e peso, para que então dependendo do “score” obtido, a empresa possa tomar a decisão de lançar ou não o produto em questão. Não sendo aprovado, volta ao inicio do desenvolvimento para alteração ou correção de algum detalhe ou fica no banco de ideia aguardando uma nova analise de viabilidade.

Para melhor entendimento do processo de avaliação da ideia, a seguir, listo alguns dos itens que devem constar da tabela na qual o time se baseia para aprovar a ideia: ética, importância/beneficio para o consumidor, importância/beneficio para o negocio, novidade cientifica, tendência de mercado, patentes existentes, investimento, tempo para viabilizar a ideia, dados técnicos que possam comprovar o sucesso da ideia e outros itens mais que a empresa julgar importantes ou necessários para que o produto seja lançado com sucesso. 

Em resumo, o processo de inovação vai desde a Geração de Ideias, Avaliação da Ideia, Desenvolvimento e Comercialização do produto. 

Historicamente, para cada 1000 ideias novas, 100 têm potencial de comercialização, 10 são desenvolvidas e 1 se torna um sucesso comercial.

As Idéias e Capacidades

Como as ideias são desenvolvidas constantemente nas empresas, recursos limitados forçam as organizações a focar só nas melhores idéias e filtrar projetos com potencial limitado. O que impede que boas ideias fiquem só no papel.

Porém, como as pessoas estão sempre em busca de novas ideias e projetos, são gerados novos conhecimentos e novas capacidades, o que possibilita que a viabilização das novas ideias oriundas do processo citado acima.

Segundo Paul E. Plsek do “Creativity, Innovation, and Quality” inovação é a implementação prática e concreta de uma idéia feita de forma a trazer reconhecimento significativo e extrínseco a um indivíduo ou organização.

A Medição da Inovação

Como todo processo existente dentro de uma empresa, o de inovação também deve ter uma medida de desempenho, ou seja, alguns índices que podem ser acompanhados e que poderão comprovar o sucesso ou não da inovação ou do produto lançado, como por exemplo:

  • Participação (%) dos produtos lançados nos últimos 5 anos, sobre o faturamento dos últimos 12 meses.
  • Ganho de market share em determinado mercado.
  • Aumento de faturamento da empresa
  • Etc …

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