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Cosmetic InnovationInteligência de Mercado Nielsen5 Insights sobre o consumidor na América Latina

5 Insights sobre o consumidor na América Latina

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O desafio do crescimento para a América Latina continua, em 2015 a nossa economia desacelerou devido a fatores, tais como, os preços do petróleo, redução de exportações para a China, altos níveis de corrupção e desvalorização na maioria dos países, impactando a confiança do consumidor na região.

Em 2015, os fabricantes de produtos de consumo e varejistas continuaram a lutar para encontrar níveis significativos de crescimento na América Latina. O crescimento médio anual do volume foi de 2,5% e valor de vendas cresceu 6,7%, calculado no final do trimestre DEF 2016 – sem Venezuela -.

Conheça os cinco principais insights sobre o consumidor na América Latina:

Necessidade de opções rápidas

Como populações urbanas crescem em toda a região, as alterações demográficas e estilo de vida estão tomando relevância. Atualmente, 77% da população vive em áreas urbanas e em 2050 deverá ser 85% da população.

O estilo de vida e hábitos de consumo mudam, uma variação estrutural está començando a surgir em como os consumidores compram e gastam seu dinheiro. Em toda a região, vemos um crescimento acelerado dos formatos pequenos como lojas de desconto e conveniência. No Brasil por exemplo, os supermercados pequenos e as lojas de conveniência cresceram 6% em 2015, enquanto que no México o canal de proximidade atingiu um crescimento de dois dígitos (+19%).

E-commerce, uma realidade na América Latina

O crescimento nos últimos anos da população latino-americana com acesso à Internet (57%), a posse de um smartphone e o aumento da oferta de aplicativos para consumidores online (Amazon, Linio, Mercado livre, etc.) têm apoiado o desenvolvimento do e-commerce. As categorias mais comuns que os latinos estão comprando online são moda (44%), viagens (43%), ingressos de eventos (41%), eletrônicos (37%) e livros/música (35%), porém as estratégias de e-commerce estão apoiando o desenvolvimento do e-commerce para alimentos e produtos de higiene e beleza, hoje 12% dos usuários de internet estão comprando alguma coisa online, mas o potencial ainda é enorme.

Latinos preferem marcas locais

Agentes regionais e locais na América Latina estão superando os multinacionais, porque eles estão comprometidos com os produtos locais, que são mais relevantes para as compras de bens de consumo (alimentos e bebidas), porque os consumidores acreditam que essas marcas estão mais próximas de suas tradições, têm uma melhor compreensão de suas preferências e criam um sentimento de orgulho nacional, porém, quando Latinos pensam em bens duráveis (eletroeletrônicos, automóveis e produtos de saúde), as multinacionais ganham relevância por terem uma melhor qualidade e mais inovações disponíveis.

Produtos saudáveis, estilo de vida não saudável

O estilo de vida atual não saudável está produzindo doenças crônicas, como obesidade ou diabetes nos latinos, agora estamos cientes destas estatísticas, por isso o foco do consumidor sobre a saúde e bem-estar aumentou – 56% estão tentando perder peso – o que está abrindo oportunidades para os fabricantes e varejistas a começarem a se envolver entre os consumidores e ajudá-los a cumprir suas metas saudáveis – 75% estão mudando sua dieta atual.

Os consumidores estão envelhecendo

Apesar de sua população jovem, a América Latina não escapou da tendência global de envelhecimento da população. Indivíduos com mais de 65 anos representam agora 40 milhões (7%) e essa população irá aumentar para 83 milhões em 2020. Isso será acompanhado pelo aumento das condições de saúde desfavoráveis que aumentam a probabilidade de desenvolver doenças como diabetes, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares, entre outros.

Faça o download do estudo completo e saiba mais sobre o consumidor latino!

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