Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationDestaque Matérias EspeciasA beleza se rende ao minimalismo

A beleza se rende ao minimalismo

  • Written by:

O movimento traduzido para o universo dos cosméticos

Por Estela Mendonça 

Um movimento que começou nas artes nos anos de 1960, priorizava poucas notas na música, poucas cores nas artes e uma literatura nada rebuscada. Nos tempos atuais, o conceito minimalismo também se prende no “mais é menos”, especialmente no que se refere ao consumo consciente, em todos os seus aspectos.

Segundo o relatório Global Consumer Trends 2018, da Euromonitor International, o minimalismo é uma tendência das mais contundentes entre os consumidores, predominantemente entre os formadores de opinião entre 20 e 29 anos. “Os consumidores estão adotando estilos de vida mais limpos e minimalistas, no qual moderação e a integridade são fundamentais e buscam impressionar menos pela propriedade e mais pelas experiências que desejam compartilhar”, diz o relatório.

“O que começou como um movimento bem difuso em diferentes áreas, em pouco tempo se transformou em um estilo de vida que se traduz no desapego, no repensar do consumo e do consumismo e não necessariamente comprar o mais barato, ou deixar de comprar, mas comprar itens de forma inteligente que durem e que de fato se faça uso deles”, analisa Tatiana Gargalaka, gerente de marketing da Divisão Aminoscience da Ajinomoto.

Tatiana avalia que o minimalismo também chegou ao mercado cosmético, impactando toda a cadeia: de fabricantes de matérias-primas à produtores finais e pode ser percebido através da multifuncionalidade, seja ela das fórmulas ou mesmo das matérias-primas, citando como exemplo a água micelar. “A água micelar já é algo multifuncional por si só. Além da suavidade, remove maquiagem, limpa a pele, ajuda a hidratar e não necessita de enxágue. Apenas com estes benefícios a água micelar é capaz de substituir pelo menos de 3 a 4 produtos diferentes em uma compra familiar, mas indo além a Mustela desenvolveu uma água micelar para limpeza da pele do bebê, mas que também possa ser utilizada pelas mães, a MustelaRinseCleansingWater”.

Mustela No RinseCleansingWater, uma água micelar para a pele do bebê

Outro exemplo apontado pela especialista é a marca Skin&Tonic London. Além de atender os desejos dos consumidores que buscam produtos mais naturais, suas fórmulas contêm até no máximo sete ingredientes ou menos, que são naturais, comestíveis e terapêuticos.  “Uma proposta ainda mais ousada é o SW Basics Cream, um hidratante que contém apenas três ingredientes, com a promessa de manter a pele efetivamente hidratada”, exemplificando que nesse caso “menos é mais” e, com menos ingredientes pode-se obter um hidratante efetivo.

SW Basics Cream: hidratante com apenas três ingredientes

Acompanhando a tendência

 

O portfólio da Ajinomoto, segundo Tatiana, tem várias opções de ingredientes para acompanhar a tendência minimalista. Com destaque para o Ajidew® NL 50 e a linha Amisoft®, ambos derivados de aminoácidos, eles conferem diversos benefícios às formulações além de serem versáteis e poderem ser usados em uma ampla variedade de aplicações, facilitando a vida do formulador que pode aumentar seu portfolio de criações e inovar com menos ingredientes na bancada.

Com alta compatibilidade com o cabelo, o Ajidew® NL-50 melhora a penteabilidade a úmido e a seco, reduz o atrito, o volume e o frizz e ajuda a disciplinar os fios, além de a retardar o desbotamento após colorações.  Na pele e no couro cabeludo, ele atua como um umectante natural, restaurando os níveis de hidratação. “Para formulador, ele ajuda a aumentar a viscosidade em sistemas detergentes e substitui o cloreto de sódio em formulações, além das vantagens relacionadas à eficácia que possibilita que ele seja aplicado em produtos para pele, cabelo, de limpeza ou ainda tratamento”, destaca.

Já a linha Amisoft® reúne tensoativos suaves perfeitamente adequados aos conceitos sulfate free ou lowpoo e, com um potencial de limpeza superior à de alguns surfactantes suaves de mercado. A linha Amisoft® ainda possui alta biodegradabilidade, baixa toxicidade cutânea, não agride a fibra capilar, além de melhorar a qualidade da espuma”, explica.

Como sugestão de aplicação prática do portfolio Ajinomoto no conceito minimalista, Tatiana destaca a formulação multifuncional Espuma de limpeza 3 em 1, que é demaquilante, hidratante e sabonete líquido. Trata-se de um produto com espuma densa e cremosa que, além de limpar de forma suave e efetiva, forma um filme hidratante na pele enquanto remove a maquiagem, sujidades e poluição. Confira aqui. 


Informações mais lúdicas

 

“Marcas que fragmentam necessidades em muitos produtos diferentes não são percebidas como confiáveis. O mesmo acontece com fórmulas complicadas, com longas listas de ingredientes científicos”, diz Endrigo Ramos, gerente de marketing regional da DSM, que ressalta que algumas iniciativas estão surgindo em produtos de beleza. “A nova geração de informações e instruções que aparecem nas embalagens é mais visual e lúdica. Mas, por enquanto, é muito restrita a produtos verdes e à origem dos ingredientes”.

O gerente avalia que os consumidores querem mais informações sobre o que consomem, mas têm que ser fáceis de entender, já que podem desconfiar de um ingrediente se não estiverem familiarizados com seu nome, o que acontece frequentemente em relação aos nomes científicos e botânicos. Ele aponta duas tendências que têm ganhado cada vez mais força entre os consumidores,que ajudam a criar confiança por meio da transparência e do “menos é mais”: Beleza Transparente e Beleza Minimalista.

Ramos contextualiza a Beleza Transparente: “Em uma época de crescentes recalls de produtos e discussões sobre OGM (organismos geneticamente modificados) e aditivos artificiais, as expectativas de transparência nunca foram tão altas. Não é mais algo que desejamos, mas cada vez mais algo que exigimos. Esperamos uma divulgação completa dos ingredientes e como os produtos são feitos e comunicados. Se não estiver lá, supomos que a marca tenha algo a esconder”.

No que diz respeito à tendência Beleza Minimalista, Ramos destaca que a recessão abriu os olhos das pessoas para os benefícios de um estilo de vida menos materialista e indulgente. “Começamos a desfrutar da simplicidade de um estilo de vida mais moderado e valorizamos os produtos que exibem qualidades de pontualidade, utilidade e versatilidade. Tentamos trazer de volta o valor e a emoção de volta ao básico e ao novo minimalismo.É na combinação dessas duas tendências que temos visto marcas cada vez mais transparentes e como menos ingredientes”.

Confiança e transparência

 

Sob o conceito “Construindo confiança através da transparência”, a DSM desenvolveu produtos com listas curtas de ingredientes, oferecendo uma grande oportunidade para fornecer informações transparentes sobre a função, a origem e a qualidade de cada ingrediente.

Com os dizeres de embalagem “Nothingtohide – No time towaste!” (Nada a esconder – Não há tempo a perder!), Alp’Dry Shampoo é um desses protótipos. “Este xampu a seco foi desenvolvido para dar ao cabelo uma aparência limpa e uma sensação fresca entre as lavagens, com 0% de tempo perdido e 100% de cuidados com o couro cabeludo e o cabelo. Simples assim”, enfatiza Julian. Os ingredientes da DSM utilizados foram: VALVANCETM Touch 210, ALPAFLOR® ALP® SEBUM e D-Panthenol75 L. Confira aqui a formulação.

Alp’Dry Shampoo: “0% de tempo perdido, 100% de cuidado”

Outra formulação inserida no conceito minimalista sugerida pela DSM é oT ransforming Power Serum, descrito na embalagem como “Nothingtohide – Especiallynot pores and age spots!” (Nada a esconder – Especialmente não aos poros e manchas da idade!).  Com o uso do produto, os poros dilatados e as manchas são visivelmente melhorados. “Quando aplicado, o sérum cremoso transforma-se rapidamente em uma textura fresca e fluida, trazendo uma nova experiência sensorial e um alto nível de conforto para a pele”, descreve Julian.

A formulação, disponível aqui, é enriquecida com BEAUACTIVE®, um ingrediente com imediata dupla função.  Produzido seguindo os princípios da química verde, melhora a aparência da pele, reduzindo os poros faciais e manchas da idade. Também contém NIACINAMIDE PC, versão especial de vitamina B3, que possui baixo nível de ácido nicotínico residual para evitar quaisquer sensações desagradáveis na pele, além de fornecer proteção inovadora contra a luz azul e a poluição.

Transforming Power Serum, uma nova experiência sensorial

Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de produto da MCassab, destaca os produtos da SNF Floerger, empresa francesa fundada em 1978 e maior fabricante de poliacrilamida do mundo,  que desde o ano passado escolheu a distribuidora para promoção e distribuição dos seus produtos. “Dentro do conceito de formulações minimalistas para pele e cabelo, a SNF tem uma grande expertise na fabricação de emulsões inversas da linha FoclareTM. São fáceis de formular, em processos com menos etapas e poucos ingredientes”.

A gerente explica que o Flocare™ ET 76, dispersão líquida polimérica aniônica, é um modificador reológico que atua duplamente como emulsionante e estabilizante para formulações O/A. Segundo ela, o ingrediente confere sensorial leve e não graxo e melhora a espalhabilidade da emulsão formada, além de possibilitar a adição em qualquer fase do processo, garantindo alta viscosidade em baixas concentrações de uso. Já o Flocare™ PSD 30 é um modificador reológico ideal para texturas leves e evanescentes, especialmente utilizado para séruns e géis hidro alcoólicos.

“Essas emulsões inversas permitem a realização de formulações minimalistas e contribuem para a economia de processos, tanto decorrente da possibilidade de processos a frio como por permitir reduzir a quantidade de ingredientes. Além disso, permitem a fabricação de emulsões em fase única”, garante Andreia.

Como a facilidade de formular é um dos grandes diferenciais da emulsão Flocare™ ET 76, a SNF disponibilizou um vídeo demonstrando o processo, que pode ser conferido neste link (https://vimeo.com/308559776 ).

Como sugestão, Andrea compartilha duas formulações: o Anti-AgingToningSerum e a BodyLotion, ambas formuladas com o Flocare™ ET 76.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros