Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

A geração que vai desacelerar o mundo

  • Written by:

Se você convive com um pré-adolescente ou com um adolescente, muitas vezes, aposto, acha que essa geração é mais lenta, acomodada e desinteressada do que a sua era na mesma idade.

Apesar de o mundo estar na palma da mão deles e do acesso às ferramentas ser muito mais fácil, vira-e-mexe parece que boa parte dos jovens não tem iniciativa nem vontade de agir (não à toa, os índices de depressão e ansiedade estão aumentando…). A impressão é real e vem sendo comprovada por uma série de estudos e pesquisas. Uma delas, que acaba de ser divulgada, vai além e aponta que as crianças de hoje resgatarão o culto ao ócio, darão cada vez mais valor aos movimentos “slow” e terão como principal preocupação o bem estar mental e não o trabalho.

É uma mudança grande de paradigma e afronta os valores nos quais seus pais millennials foram criados. O relatório, chamado “Geração Alfa: aprendendo a desacelerar”, foi feito pela WGSN, empresa de consultoria e tendência. É bom lembrar que a maioria dos estudiosos considera como Geração Alfa (ou Alpha) os nascidos a partir de 2010, ou seja, a próxima geração de jovens – e são eles que vão desacelerar o mundo. “Diferentemente das outras gerações, que aprenderam a encaixar as práticas de bem-estar em suas agendas, a Geração Alfa está sendo criada para saber que o bem estar é o ponto de partida para uma melhor qualidade de vida – ainda mais após assistir seus pais millennials lutando para ter tudo de uma só vez. Essa geração crescerá consciente da importância fundamental da saúde mental, e as práticas de bem-estar farão parte de sua rotina diária”, diz o estudo.

Vale levar em conta que essa é a geração que, muitas vezes, está tendo aulas de yoga e meditação na escola, que está crescendo com o mindfulness e que está acompanhando toda a discussão sobre consumo sustentável e alimentação natural. Além disso, ela está vendo seus pais millennials estressados e exaustos, tentando conciliar vários papéis e atividades profissionais sem sucesso. “Os millennials, pais da Geração Alfa, incorporaram o vício pelo trabalho como característica de sua marca pessoal descolada, mas a Geração Alfa resgatará e ressignificará o culto ao ócio. Isso é ao mesmo tempo uma reação à sua criação, mas também uma necessidade de desacelerar – uma resposta necessária a uma tecnologia cada vez mais sofisticada e onipresente”, afirma o relatório.

Por tudo isso, essa geração irá valorizar cada vez mais aquilo que for artesanal, produzir em casa o que puder e “provavelmente apoiará mais os movimentos “slow”, que visam uma apreciação mais tranquila dos meios de comunicação, da comida, da moda e das viagens – se opondo ao culto à velocidade de seus pais millennials e focando na autenticidade e conexão”, conclui o estudo.

Fonte: o globo 03.07.2019

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company