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Cosmetic InnovationInternacionalA grande promessa de novos produtos de beleza: economizar um minuto ou dois

A grande promessa de novos produtos de beleza: economizar um minuto ou dois

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Produtos de beleza geralmente prometem parar o tempo. Agora, as empresas de cosméticos afirmam que podem dar mais tempo livre às pessoas.

Novos produtos para a face, o corpo e o cabelo estão chegando às prateleiras das lojas com promessas de uma aplicação mais veloz, resultados mais rápidos e menos etapas para reduzir o tempo gasto nas rotinas de cuidados com a aparência. As economias prometidas não são de uma hora extra ou mais, mas alguns poucos momentos preciosos, que as empresas afirmam serem suficientes para atrair mulheres apertadas pelo tempo.

O relógio não para. No ano passado, 46% das mulheres relataram que gastavam entre 31 e 60 minutos por dia cuidando da aparência — o que inclui escovar os dentes, tomar banho, cuidar do cabelo e se maquiar — concluiu a firma de pesquisas de mercado Euromonitor International numa pesquisa realizada no ano passado com 500 consumidores.

“Pode ser apenas um ou dois minutos, mas na correria das manhãs, esses dois minutos podem fazer a diferença”, diz Rebecca Scheidler, diretora sênior de loções para as mãos e o corpo da Kao USA, fabricante dos produtos da marca Jergens. Um novo produto lançado neste mês, o Wet Skin Mosturizer (Hidratante de Pele Úmida, em tradução livre), foi concebido para ser usado depois do banho, mas antes do ato de se enxugar com uma toalha. Ele tem grafado “Fique pronto na metade do tempo!” no topo do frasco, e a empresa afirma que um estudo clínico concluiu que o produto pode ser aplicado e absorvido nas pernas em cerca de quatro minutos, comparado com oito minutos para uma loção convencional.

Esses quatro minutos extras correspondem a um dia inteiro economizado num ano, presumindo que a loção seja usada todos os dias, diz uma porta-voz da Jergens.

O hidratante Wet Skin Mosturizer, da Jergens. A Kao U.S.A., dona da marca, afirma que um estudo clínico concluiu que leva quatro minutos para o produto ser aplicado e aborvido pelas pernas, comparado com oito minutos para uma loção convencional. 

Para as mulheres que contam cada minuto, promessas de economias de tempo são uma razão para comprar um produto. As mesmas promessas provavelmente não vão atrair os 15% de mulheres que, na pesquisa da Euromonitor, disseram gastar mais de uma hora por dia na aparência, ou os 4% que gastavam cinco minutos ou menos.

Quando se trata de maquiagem, há mulheres para as quais o tempo não é um fator importante. A indústria de beleza as apelidou de “viciadas em beleza” porque elas gastam um bocado com novos lançamentos e adoram ficar experimentando e aplicando os produtos em rotinas elaboradas.

Mas para as mulheres que estão sempre correndo entre o escritório, a academia e a escola das crianças, quanto mais rápido melhor. A combinação de base e corretivo Beyond Perfection (Além da Perfeição, em tradução livre), da Clinique, lançada neste ano, promete “90 segundos para ficar impecável”. Isso se compara aos vários minutos que a maioria das mulheres gasta quando aplica esses produtos separadamente, diz Cara Robinson, vice-presidente de marketing global para maquiagem e fragrâncias da marca Estee Lauder.

Orrea Light, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da L’Oréal Paris, estuda maneiras de proporcionar resultados mais rápidos e simplificar a rotina de beleza da mulher. “É uma questão de economizar tempo com menos etapas na rotina”, diz ela.

Um hidratante da linha Youth Code (Código da Juventude, em tradução livre) da L’Oréal Paris a ser lançado em julho é chamado de “tudo num só” e promete fazer quase tudo: corrigir imperfeições, manchas e olheiras enquanto dá brilho e hidrata a pele, além de conter um protetor solar Broad Spectrum de fator 20.

Quanto aos homens, cerca de 40% dos que responderam a pesquisa da Euromonitor disseram que gastavam entre 16 e 30 minutos cuidando da aparência. Para eles, a principal atividade para se economizar tempo é o fazer a barba. Num barbear mais rápido, menos passadas da lâmina no rosto significam menos chances de irritar a pele, diz Miriam Rietzler, responsável pela área de comunicações científicas globais da marca Braun & Appliances, da Procter & Gamble Co.

Em agosto, a Braun vai lançar um novo barbeador elétrico chamado Series 9. O Direct & Cut Trimmer, um dos quatro elementos de corte no novo aparelho, promete ser seis vezes mais rápido no direcionamento e corte dos pelos.

Fonte: The Wall Street Journal

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