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Cosmetic InnovationRadarABF divulga novo ranking das 50 maiores marcas de franquias no Brasil

ABF divulga novo ranking das 50 maiores marcas de franquias no Brasil

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Cresce participação de marcas de Saúde, Beleza e Bem-Estar e de modelos alternativos de ponto de venda

A ABF lançou 2ª Edição do estudo sobre as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades. Representante oficial do franchising brasileiro, a entidade reúne atualmente mais de 1.100 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores). Feito especificamente com as marcas associadas, o levantamento é fruto de um banco de dados implantado em 2016, mais detalhado e com regras e salvaguardas específicas para o input e fidelidade dos dados (auditoria eletrônica).

“Nesta segunda edição, podemos acompanhar o desenvolvimento das maiores redes de franquias no Brasil. Temos exemplos de redes que, inclusive, abriram mais de 100 unidades neste ano. Podemos ver também o fortalecimento de alguns segmentos ligados ao consumo como é o caso de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.

A rede O Boticário manteve a liderança com 3.762 unidades, o segundo lugar ficou com a rede AM PM Mini Market, com 2.415 pontos de operação; a Cacau Show manteve a terceira colocação, totalizando 2.081 unidades. Entre as 10 maiores, destaque também para as redes Jet Oil, Lubrax+ e BR Mania que subiram posições em relação a 2016, com expansões expressivas em número de unidades. Levando em consideração a relação completa, as redes que apresentaram maior variação de posição foram a Acqio (ascensão de 15 posições), Dia% (9), Seguralta (7), 5àsec (7), Piticas (7), Óticas Carol (6) e Instituto Embelleze (6). Ingressaram nos grupo das 50 Maiores, as redes Casa de Bolos, SPA das Sobrancelhas e Não+Pêlo.

Em termos de segmento de atuação, o perfil das 50 Maiores é semelhante ao da edição anterior do estudo, com predominância de Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%), mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%). “Este segmento vem apresentando desempenhos consistentes nos últimos trimestres e se mostrou aqui presente também, tanto com a manutenção da liderança do Boticário, quanto pelo ingresso de duas novas redes deste segmento no grupo das maiores”, explica o presidente da ABF.

Outro movimento detectado pelo estudo deste ano foi o crescimento de participação de pontos de venda alternativos (quiosques, trucks, contêineres, store in store, home-based, etc.) que passou de 6% para 9% – as lojas físicas predominam com 91%. A expansão de redes com grande atuação home-based, como a Acqio e a Seguralta, e quiosques, como a Piticas, também indicam este movimento. As 50 Maiores mostraram maior distribuição geográfica em relação ao mercado de franquias.

Confira a lista das 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil por número de unidades:

Marca Segmento Unidades
O BOTICÁRIO Saúde, Beleza e Bem-Estar 3762
AM PM MINI MARKET Alimentação 2415
CACAU SHOW Alimentação 2081
MCDONALD´S Alimentação 2009
JET OIL Serviços automotivos 1735
LUBRAX + Serviços automotivos 1617
KUMON Serviços educacionais 1400
BR MANIA Alimentação 1311
WIZARD BY PEARSON Serviços educacionais 1195
DIA% Alimentação 1145
CVC BRASIL Hotelaria e Turismo 1097
BOB´S Alimentação 1054
ÓTICAS CAROL Saúde, Beleza e Bem-Estar 1048
CORREIOS Serviços e outros negócios 1002
FARMÁCIAS FTB Saúde, Beleza e Bem-Estar 994
ÓTICAS DINIZ Saúde, Beleza e Bem-Estar 991
SEGURALTA Serviços e outros negócios 912
FISK CENTRO DE ENSINO Serviços educacionais 806
CCAA Serviços educacionais 723
CHILLI BEANS Moda 722
ACQIO Comunicação, Informática e Eletrônicos 672
NOSSO BAR Alimentação 670
HERING STORE Moda 623
CNA Serviços educacionais 579
LOCALIZA RENT A CAR Serviços automotivos 574
5ÀSEC Limpeza e Conservação 457
PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES Serviços educacionais 452
HAVAIANAS Moda 439
DROGARIAS FARMAIS Saúde, Beleza e Bem-Estar 432
CHIQUINHO SORVETES Alimentação 425
CARMEN STEFFENS Moda 421
MICROLINS Serviços educacionais 408
AREZZO Moda 395
GIRAFFAS Alimentação 394
CHOCOLATES BRASIL CACAU Alimentação 393
MUNDO VERDE Alimentação 386
SPOLETO Alimentação 371
KOPENHAGEN Alimentação 352
INSTITUTO EMBELLEZE Serviços educacionais 319
HABIB´S Alimentação 318
IGUI Casa e Construção 315
CASA DE BOLOS Alimentação 305
SPA DAS SOBRANCELHAS Saúde, Beleza e Bem-Estar 304
PITICAS MODA CRIATIVA Moda 304
REI DO MATE Alimentação 302
SOBRANCELHAS DESIGN Saúde, Beleza e Bem-Estar 302
NÃO+PÊLO Saúde, Beleza e Bem-Estar 299
SODIÊ DOCES Alimentação 294
YÁZIGI Serviços educacionais 286
MORANA Moda 278
Fonte: Associados ABF

Balanço Preliminar 2017 e projeções para 2018

A ABF divulga também um balanço preliminar parcial do desempenho do setor de franquias em 2017 e projeções para este ano de 2018. Os sinais de melhora da economia brasileira, especialmente leve recuperação da renda e consumo, se refletiram no setor de franquias ao longo do ano passado. Os dados preliminares indicam que a receita do setor em 2017 deve crescer 8% frente ao ano anterior, saltando de R$ 151,2 bilhões para cerca de R$ 163 bilhões. A projeção para este ano de 2018 é de ampliar o faturamento entre 9% e 10%.

Já em relação aos empregos gerados no setor de franquias, a prévia sinaliza crescimento de 1%, alcançando cerca de 1 milhão e 200 mil trabalhadores diretos no setor de franquias. A projeção é que em 2018 haja um incremento de 3% no número de empregos no franchising. Quanto ao número de unidades, a ABF prevê que tenha havido uma expansão de 2% no ano passado, superando 145 mil pontos de venda. Já em 2018, a capilaridade das redes de franquias deve ser ampliada um pouco mais, em 3%. Em relação às marcas, a prévia aponta uma redução de 6% no ano passado na comparação com 2016, com cerca de 2.800 redes atuantes no mercado brasileiro. A previsão para 2018 é fechar o ano próximo à estabilidade no número de marcas.

Para Altino Cristofoletti Junior, “a baixa inflação, a queda da taxa básica de juros da economia (Selic), a melhora dos índices de confiança do consumidor e do empresariado, e a retomada do crescimento do varejo e da atividade industrial são alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento do franchising e que nos permitem projetar um desempenho mais positivo do setor em 2018”.

Para o executivo, fora o quadro macroeconômico, o ano foi marcado por três movimentos: a progressiva diversificação de canais, modelos e localização; a interiorização do franchising; e o crescimento de franqueados multiunidade. “A busca por eficiência, novos mercados e por atrair um consumidor receoso se traduziu em muita inovação: novas estratégias de venda, de configuração de ponto comercial, aprimoramentos em produtos e parcerias das mais variadas. Neste movimento, os franqueados com mais de uma unidade tiveram o importante papel de assumir lojas em dificuldade, e as cidades do interior a função de manter viva a expansão”, completa o presidente da ABF.

Fonte: ABF

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