Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationArtigos TécnicosAlternativa natural e sustentável para tratamento e reconstrução capilar

Alternativa natural e sustentável para tratamento e reconstrução capilar

  • Written by:
Gabriela Rocha, Rodovia SP 197, KM 18 – Torrinha/SP- ZIP Code: 17.360-000 grocha@citroleogroup.com
Flávia F.J. Batistela, Rodovia SP 197, KM 18 – Torrinha/SP- ZIP Code: 17.360-000 fjesuino@citroleogroup.com

Resumo

O objetivo do desenvolvimento do AlphaImprove 4D Hair, foi trazer ao mercado cosmético um produto inovador 100% natural, usando recursos sustentáveis com eficácia comprovada para o tratamento capilar.

É um ativo brasileiro, rico em cadeia média de triglicerídeos, ácido láurico e behênico, que atende às necessidades do mercado global de cosméticos com conceitos de “Natural e Green Cosmetics”, obtido originalmente de fontes sustentáveis com eficácia comprovada.

Para provar a eficácia do AlphaImprove 4D Hair, os testes foram realizados em pessoas de ambos os gêneros, em cabelos secos e molhados apresentando uma significante eficácia no tratamento capilar. Nenhum participante relatou sinais de desconforto e nenhum sintoma clínico foi detectado com o uso do produto. Os testes foram aplicados em laboratórios reblados pelos mais renomados órgãos brasileiros que aplicaram os melhores protocolos científicos os quais mostraram os reais benefícios do ativo estudado.

O AlphaImprove 4D Hair, atua em 4 dimensões no tratamento capilar: tratamento profundo, redensificação da fibra capilar (de dentro para fora), redução de volume e frizz e proteção térmica. O resultado é um completo tratamento que promove equilíbrio e força aos cabelos danificados além de reestruturar o fio.

  1. INTRODUÇÃO 

A Citróleo é uma empresa brasileira, fundada em Torrinha no interior do estado de São Paulo e possui 3 outras subsidiárias em outros estados brasileiros. A empresa está presente no Mercado há mais de 33 anos e é globalmente reconhecida por oferecer ao mercado produtos com alto padrão de qualidade e substâncias originalmente obtidas de fontes sustentáveis.

Com a intenção de manter a sustentabilidade, a qualidade e a rastreabilidade, a Citróleo investe em planos de manejo e plantios sustentáveis, bem como em parcerias com agricultores dos estados de Minas Gerais e da Bahia, com as comunidades da Amazônia, gerando novas fontes de renda aos agricultores.

Seguindo esses conceitos, o desenvolvimento de AlphaImprove 4D Hair foi baseado na sinergia do óleo Orbignya oleifera, óleo de  Pentaclethra macroloba e do Bisabolol Natural de candeia. Sua composição é naturalmente rica em uma cadeia completa de triglicerídeos, ácido láurico e ácido behênico.

O AlphaImprove 4D Hair apresenta ao Mercado uma inovação em sua abordagem, cobrindo 4 dimensões de atuação em um único composto, obtido de uma ação simultânea entre plantas da Amazônia potencializadas pela ação do Alpha Bisabolol Natural da árvore da Candeia, produzido pela Citróleo. O único, 100% natural, sustentável e multifuncional ativo que atua em 3 dimensões: reparação profunda, redensificação da fibra capilar, no córtex e na cutícula (de dentro para fora), redução do volume do frizz e proteção térmica. O AlphaImprove 4D Hair atua profundamente na fibra da raiz, atuando no córtex, que é a parte mais profunda da massa capilar. Paralelamente, atua na cutícula, preenchendo as cavidades.

Além disso, existe uma série de outros benefícios como a recuperação de superfícies danificadas, selando as cutículas e promovendo força e resistência para a estrutura do fio. O ativo promove ainda uma hidratação intensiva e o reabastecimento de massa dos cabelos danificados. O AlphaImprove Hair 4D protege contra danos causados por processos químicos, secadores, chapinha e agressores extremos, como sol e poluição. Promove também brilho, suavidade, hidratação profunda e facilidade de desembaraço, além da ajuda no realinhamento térmico dos fios.

O ativo tem alta afinidade com proteínas do cabelo, facilitando a penetração do ativo no cabelo, reduzindo a propensão à dilatação e prevenindo assim a perda proteica. Ele repara o atrito causados pela água após sucessivas lavagens e procedimentos químicos, aumentando a força e resistência dos fios.

  1. TESTES DE EFICÁCIA

2.1 Avaliação da Reestruturação da Cutícula da Fibra Capilar por Microscopia Eletrônica De Varredura (MEV). 

As imagens obtidas foram analisadas visualmente de modo a avaliar as diferenças da minimização dos danos (restauração da cutícula) após uso do produto cosmético. As fotos obtidas das fibras de cabelo submetido a cada tratamento, uso do shampoo padrão e uso do AlphaImprove Hair 4D, foram visualmente comparadas em relação à extensão do dano da cutícula.

O tratamento com o produto AlphaImprove 4D Hair foi efetivo na restauração da superfície da fibra (cutícula) depois de avaliado por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Assim, o ativo suporta os seguintes apelos: reparação de cutículas danificadas, melhora na superfície do cabelo, restauração da cutícula capilar.

2.2 Avaliação Instrumental da Eficácia da Reestruturação/ Redensificação da Fibra do Cabelo por Microscopia de Fluorescência (Scanning Fluorescence Microscopy).

A avaliação da substantividade dos componentes nas preparações de cosméticos foi conduzida por diversas metodologias, entre as quais, destaca-se a Microscopia de Fluorescência (Scanning Fluorescence Microscopy).  A análise envolve o uso de um marcador molecular fluorescente que quantifica os componentes que penetram na fibra do cabelo.

Neste estudo, foi selecionado Rhodamine B como marcador, que é um corante catiônico, capaz de reagir com os sítios ativos do ácido sulfônico, formado por clivagens nas ligações de dissulfeto. A reação termina com a formação de um complexo fluorescente na fibra do cabelo que é detectado pelo microscópio eletrônico de fluorescência. A avaliação foi conduzida por comparação visual das imagens obtidas com o equipamento Microscópio Fluorescente (XLmulti S1, Zeiss®). As lâminas preparadas para cada tratamento foram examinadas com o Microscópio Fluorescente (XLmulti S1, Zeiss®) para captura de imagens. E tais imagens foram visualmente comparadas entre os tratamentos para avaliar a substantividade do cabelo a partir da intensidade de fluorescência.

As imagens acima mostram a intensidade de fluorescência de ambos tratamentos, evidenciando a maior intensidade de fluorescência do shampoo padrão, e consequentemente, a perda de substantividade, comparativamente com o tratamento com o AlphaImprove 4D Hair. Em outras palavras, o AlphaImprove 4D Hair obteve maior substantividade comparado ao shampoo padrão.

2.3 Avaliação da Eficácia da Redução da Força de Penteabilidade por Técnica Instrumental. 

Este estudo teve como objetivo avaliar a redução da força de penteabilidade com o equipamento Texture Analyzer TA-XT2i depois da aplicação do produto AlphaImproveD Hair.

A melhora deste atributo está diretamente relacionada com o aumento da maciez da superfície da fibra do cabelo, que inclui decaimento da rugosidade e fechamento das camadas cuticulares mais externas da fibra. Microscopicamente um grau menor de agregação e interação entre as fibras é requerido. Todas essas características podem ser consideradas com um estado de condicionamento da fibra, que pode ser melhorado de modo a reduzir a fricção durante o ato de pentear e consequentemente o total de energia despendido.

O objetivo do método de medida da penteabilidade é uma maneira de caracterizar o cabelo em termos da facilidade de pentear ou fios, ou seja, a paralelização das fibras. Ele consiste na medida da força e energia requerido ao passar o pente através da mecha de cabelo.

O tratamento com o produto AlphaImprove 4D Hair demonstrou eficácia na redução da energia de penteabilidade (redução dos nós e melhora na depuração dos fios) nos cabelos secos e molhados, com diferença estatística significativa (p<0,05) em relação ao estado basal. O tratamento com o AlphaImprove 4D Hair promoveu uma redução na força de desembaraço (melhora na penteabilidade) de 29% no cabelo seco e 20% no cabelo molhado.

2.4. Avaliação da Apreciabilidade Cosmética do Produto-Teste para Determinação da Eficácia da Proteção Térmica do Couro Cabeludo.

Testes em humanos são regulados por leis rígidas, de maneira a proteger e preservar os consumidores. Essas leis variam de acordo com o país. No Brasil, estes testes são permitidos, desde que todos os protocolos sejam aprovados por uma Comissão de Ética Médica e sigma os preceitos da Declaração de Helsinki e da Resolução 466/12 (CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE, 2012).

  • 94% perceberam o cabelo mais macio após o uso do produto;
  • 88% dos participantes gostaram do produto;
  • 81% comprariam o produto;
  • 72% consideram o produto efetivo para proteção térmica do couro cabeludo

2.5. Avaliação da Força do Fio de Cabelo por Analisador de Textura – Proteção Térmica

O estuo objetivou a avaliação da força media do fio de cabelo por uma técnica de resistência à tração empregando o equipamento Texture Analyzer TA-XT2i depois da aplicação do AlphaImprove 4D Hair, além da proteção térmica dada pelo produto-teste.

O tratamento com AlphaImprove 4D Hair promoveu um aumento significativo da força da fibra capilar (N) de 11% quando comparado ao controle com shampoo padrão. O tratamento com o produto AlphaImprove 4D Hair suporta o apelo de proteção térmica.

2.6 Avaliação dos Efeitos Macro Visuais no Cabelo sobre Redução de Frizz e Volume por Análise de Imagem. 

Com o uso da ferramenta de análise de fotografias digitais é possível avaliar de forma macroscópica os efeitos visuais observados na fibra capilar. Portanto, é uma excelente forma padronizada de demonstrar a eficácia dos produtos de cuidados do cabelo.

O AlphaImprove 4D Hair foi efetivo na manutenção/redução do volume e do frizz, com a durabilidade de até um mês de uso.

2.7 Avaliação do Brilho Capilar por Glossmeter 

Este ensaio teve como objetivo avaliar comparativamente com o controle os resultados com relação ao brilho do cabelo, após a aplicação do AlphaImprove 4D Hair. Essas medidas foram obtidas instrumentalmente com o equipamento Glossmeter® Micro TRI-Gloss.

O tratamento com AlphaImprove 4D Hair demonstrou eficácia significativa (p<0,05) no aumento do brilho quando comparado com o tratamento controle (shampoo padrão). O tratamento com o ativo promoveu um aumento de 19.7% comparado ao controle.

Como o brilho do cabelo está intimamente ligado à hidratação da cutícula (superfície da fibra), pode-se concluir que o tratamento com o AlphaImprove 4D Hair promoveu um aumento do brilho e hidratação em torno de 20%.

2.8 Avaliação dos Efeitos Macro Visuais no Cabelo na Manutenção dos Cachos por Análises de Imagem 

O estudo avaliou os efeitos na manutenção de penteados, por análise de imagem, após a aplicação do AlphaImprove 4D Hair. Este estudo permitiu a rotação do fio para adquirir imagens em ângulos pré-estabelecidos. Os ângulos adotados foram 0°, 90°, 180° e 270°. Imagens dos diferentes ângulos no mesmo período experimental foram planejadas de modo a compensar a variações de uniformidade na forma do fio. Os valores dos parâmetros, quando apresentados com um traço correspondem à média de valores obtidos nesses quatro ângulos. O ativo promoveu sustentação do cacho de 16% por 2 horas

2.9 Dermatologicamente Testado – Avaliação Dermatológica da Irritabilidade Dérmica Primária e Acumulada e Sensibilização. 

Testes em humanos são regulados por leis rígidas, de maneira a proteger e preservar os indivíduos. Estes testes são permitidos, desde que todos os protocolos sejam aprovados por uma Comissão de Ética Médica e sigma os preceitos da Declaração de Helsinki e da Resolução 196/96.

O teste de contato (patch test) é a principal ferramenta usada no diagnóstico de reações causadas por cosméticos e assegura a alerginicidade. O principal risco potencial no uso de novos produtos são irritação, alergia por sensibilização, fototoxicidade e fotosensibilização. Para avaliar a alergenicidade os seguintes ensaios clínicos estão envolvidos: irritação dermal primária e secundária, sensibilização acumulada na pele, fotossensibilização e fototoxicidade.

AlphaImprove 4D Hair foi dermatologicamente testado e não induziu irritação cutânea e sensibilização durante o estudo.

  1. CONCLUSÃO 

Os resultados mostraram que o AlphaImprove 4D Hair confere reparação profunda na fibra do cabelo, pelo córtex, pela substituição da massa, promovendo uma melhora de 11% na sua força, protegendo-o contra agressores externos e com um aumento no brilho e hidratação de 20%. Também, promove melhora no volume de 33% e de 28% no frizz.

O tratamento com o produto AlphaImprove 4D Hair promoveu uma redução na força de desembaraço do fio (melhora na penteabilidade) de 29% no cabelo seco e 20% no cabelo molhado.

Estes resultados provam a eficácia natural do ativo, quando ele é produzido de maneira apropriada, com controle de qualidade, desde o tratamento da matéria prima nos campos, até a produção final.

O Grupo Citróleo oferece ao Mercado uma proposta, de valores diferenciados, com ativos 100% naturais, com foco na inovação e bem-estar das pessoas. Orgulhosos de ser uma empresa genuinamente brasileira, o Grupo Citróleo opera na fabricação de matéria prima de alta qualidade para os setores de cuidados pessoais, farmacêuticos e de cuidados com a casa.

Atualmente a companhia oferece 4 linhas de produtos para os mercados nacional e internacional: CitroGreen (ativos e formulações), CitroForest (matéria-prima da biodiversidade brasileira – Murumuru, Cupuaçu, Pracaxi, Andiroba, entre outros), CitroNature (Alpha Bisabolol orgânico e natural) e CitroEssential (óleos essenciais).

Com o olhar cuidadoso no futuro, o Grupo Citróleo tem parcerias com renomadas universidades para desenvolver soluções novas e sustentáveis para tendências internacionais e necessidades atuais do Mercado, baseados somente em produtos naturais, assegurando o bem estar do planeta e o futuro das novas gerações.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros