Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationArtigos Técnicos Ciência e TecnologiaAnthocyanox: super antioxidante cinco vezes mais poderoso que ingredientes naturais similares

Anthocyanox: super antioxidante cinco vezes mais poderoso que ingredientes naturais similares

  • Written by:
O novo antioxidante de origem vegetal oferecido pela Atina é cinco vezes mais poderoso que os outros ingredientes naturais oferecidos no mercado.

1 – Parte

O Anthocyanox é um extrato padronizado com as antocianinas presentes no fruto da palmeira Juçara, que cresce somente na Mata Atlântica situada na região costeira do Brasil. A Juçara é conhecida por apresentar uma concentração de antioxidantes cinco vezes maior que do Açaí, uma palmeira endêmica da floresta Amazônica e conhecida no Brasil como sendo um “superalimento”.

A Juçara (Euterpe edulis) produz um extrato de cor roxa e rico em antocianinas. O antioxidante quando utilizado em cremes e loções para a pele, proporciona alta ação antioxidante que auxilia e previne os efeitos do envelhecimento.

As antocianinas são os principais compostos antioxidantes responsáveis por combater a ação dos radicais livres e o envelhecimento, presente em frutos de diversas espécies vegetais. Elas estão presentes principalmente em frutos com coloração vermelho e roxo, como por exemplo as uvas e outros frutos como cerejas, framboesas e amoras. Entretanto o fruto da palmeira Juçara apresenta uma concentração bem mais alta de antocianina que qualquer outro alimento.

A Atina segue rigorosas diretrizes brasileiras para a coleta e processamento do extrato vegetal, que vão desde a coleta sustentável dos frutos nas florestas tropicais devidamente autorizada pelo CGEN (Conselho Brasileiro de Gerenciamento do Patrimônio Genético) até a repartição de benefício com comunidades locais e pequenas propriedades do estado de Minas Gerais.

Pouco tempo atrás a palmeira estava em risco de extinção e iniciativas como essa tornam a espécie um precioso recurso renovável.

Figura 1 – Frutos de Euterpe Edulis                     Figura 2 – Palmeira Juçara

2 – Parte
O AnthocyanOx é um produto padronizado com alto teor de antocianinas, cerca de 15.000 ppm e estável por um período superior de 18 meses.

As principais antocianinas presentes no produto são as cianidinas 3-glicosídeo e as cianidinas 3-rutinosídeo.

3 – Parte

Testes laboratoriais e clínicos fornecem fortes evidências que de fato as antocianinas estão envolvidas em processos protetores e corretivos da pele, processos podem retardar o envelhecimento da pele do indivíduo.

1- Atividade antioxidante: Avaliação da atividade antioxidante realizada por meio do método de ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity) mostrou que o extrato AnthocyanOx apresenta atividade antioxidante superior ao TROLOX, um análogo da vitamina E.

Comparação do potencial antioxidante do TROLOX e o AnthocyanOx (amostra 39911-01) por meio do método de ORAC.

2 – Atividade anti-inflamatória: As antocianinas apresentam atividade inibitória sobre o fator de transcrição nuclear Kappa B (NF-kB), fator responsável por uma das mais importantes vias de controle da transcrição de vários genes pró-inflamatório, como citocininas, quimiocinas, moléculas de adesão, proteínas de fase aguda e reguladores de apoptose (Karlsen et al. 2007).

Alteração da linha de base de quimiocinas, citocinas e outros mediadores inflamatórios relacionados com o fator de transcrição nuclear Kappa B (NF-kB). As antocianinas apresentaram atividade inibitório sobre o fator (NF-kB) presentes em monócitos, reduzindo as concentrações plasmáticas dos mediadores pró-inflamatórios em adultos saudáveis (J Nutr. 2007 Aug: 137 (8), 1951-4).

3 – Atividade inibitória da produção de óxido nítrico e expressão de iNOS em cultura de células endoteliais.

Atividade das frações de cianidinas na expressão da iNOS. As células RAW 264.7 ativadas e não ativadas com LPS/IFN foram incubadas com as frações (100g/mL). Os códigos utilizados foram: macrófago sem ativação (M); macrófago ativados (LI); extrato etanólico (T); extrato de acetato de etila (E); fração butanólica (B); cianidina 3-glicosídeo e cianidina 3- ramnosídeo. (Dados retirados de Matheus et al. Inhibitory effects of Euterpe oleracea Mart. on nitric oxide production and iNOS expression, J Ethnopharmacol. 2006 Sep 19;107(2):291-6)

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros