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AQIA completa 35 anos com inovações para o mercado

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Empresa 100% nacional é destaque em soluções para cuidado capilar

Por Estela Mendonça

Ao completar 35 anos, a AQIA, empresa 100% nacional e consolidada como uma das mais importantes fornecedoras de especialidades químicas para as indústrias cosmética, alimentícia, veterinária e farmacêutica, tem sua trajetória de sucesso focada em inovação científica e parcerias com grandes companhias globais, entre elas a AAK, Dow Química, Exsymol e IFF/Lucas Meyer.

Tatiane Ferreira

A AQIA e suas representadas oferecem soluções em oleoquímicos de fonte natural, que são alternativas vegetais ao uso dos petroquímicos garantindo performance e qualidade. “Moléculas exclusivas e patenteadas, como o silício orgânico, biopeptídeos, polímeros, sílicas vegetais, ativos micronizados, óleos e extratos vegetais, proteínas, lipídeos funcionais e complexos sinérgicos são bons exemplos”, relaciona Tatiane Ferreira, da área de marketing. “Um número expressivo de clientes locais e globais utilizam em suas mais diversas formulações, mais de 300 diferentes produtos do atual portfólio da AQIA e esse número segue crescendo ano a ano”.

Go Green Solutions

Para destacar o empenho da companhia em trazer para o mercado alternativas para a substituição de produtos derivados de fontes animais, do petróleo, entre outros, a AQIA criou a Go Green Solutions, iniciativa que reúne suas soluções de beleza de origem verde que agregam valor e alto desempenho ao produto final, ao melhorar a funcionalidade e o perfil de sustentabilidade das formulações.

Outro importante negócio da empresa é a linha AQIA Coffee, criada em 2015, a partir da joint venture estabelecida com a Cooxupé – Cooperativa Regional de Cafeicultores de Guaxupé, maior cooperativa privada de produtores de café do mundo, que atua em mais de 200 municípios nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Vale do Rio Pardo (no estado de SP), e que exporta para 41 países. Com a parceria, a AQIA passou a oferecer componentes derivados do óleo e da torta de café verde para a formulação de novos produtos nas indústrias cosmética e, também, nutricional.

Carro chefe de vendas

Tatiane aponta a linha de soluções e especialidades para o cuidado capilar como o carro chefe de vendas, entre eles o Pro.Liss® 100, alisante sem formol 100% seguro e eficaz. “O lançamento atendeu ao desejo da mulher brasileira de tornar seus fios lisos de maneira saudável e eficiente”. Para apoiar os clientes nos lançamentos de produtos inovadores em cuidado capilar, a empresa edita anualmente para o mercado o AQIA Hair Solutions,  onde apresenta suas Tecnologias & Soluções para atender a complexidade e necessidades do cabelo brasileiro, transitando do couro cabeludo até a haste; e o Go HAIR, que reúne as tendências e movimentos do mercado e as propostas de soluções da AQIA. “Fazemos a leitura, tradução e a curadoria das tendências para o mercado brasileiro”.

Lançamentos

Entre as mais recentes inovações lançadas para o mercado de hair care está o Pro.CARE AOX, um sistema antioxidante bioprotetor para o estilo de vida urbano, com ação antipoluição e antiestresse oxidativo. Segundo Tatiane, sua formulação contém fito componentes extraídos das flores de camomila romana, chá verde, rosmarino e  raiz de cúrcuma, bioesteres com ação carreadora de amêndoas doces e de cera de arroz, que garante a ação intra e inter cuticular. “Trata-se de uma solução dinâmica e global contra o envelhecimento ambiental e combate ao estresse oxidativo em todo o sistema capilar, dos fios e do couro cabeludo”.

Outro lançamento é o Nano.CARE Fiber, que promove restauração, independentemente da configuração ou condição do fio. “É uma nanoemulsão de xilitol e hidrolisado proteico vegetal veiculado em um sistema de bioésteres, que atua como carreador dos ativos permitindo a permeação na fibra capilar, restaurando a resistência, o brilho e a flexibilidade dos fios”. Sendo estes dois ativos funcionais de origem 100% vegetal, com entrega de performance e excelente custo benefício, destaca Tatiane. Os lançamentos foram desenvolvidos e produzidos em parceira a Bioextract Farma Service em São Paulo.

Localização estratégica

A unidade fabril está localizada no Estado de São Paulo, na cidade de Guarulhos, em um parque industrial, próximo à Dutra (BR116) e Rodoanel (SP021), com fácil acesso a São Paulo, Porto de Santos e outras rodovias que atendem o Brasil. A capacidade produtiva é condicionada ao mix de produtos. De acordo com Tatiane, em 2017, foram produzidas 18 mil toneladas na unidade I (processos químicos complexos) e 2 toneladas na unidade II (especialidades cosméticas), totalizando 20 mil toneladas. Suas tecnologias e processos incluem: esterificação, amidação, betainização, transesterificação, pastilhamento, quaternização, micronização (pós-pigmentos, pedras semipreciosas, dióxido de silício da casca de arroz), cristalização (manteigas e produtos específicos para a indústria farmacêutica), emulsões especiais (bases específicas para empresas farmacêuticas), extração/concentração de material (EcoExtrator), esterificação e cisão por processos enzimáticos e bioreatores (em desenvolvimento).

O centro de P&D possui como um dos objetivos desenvolver novas moléculas que apresentem performance comprovada,  com base na sustentabilidade, utilizando sua expertise na produção e síntese de ativos, buscando na natureza, fontes renováveis com base em pesquisa, desenvolvimento e aplicação de produtos mais eficazes e seguros. Além disso, segundo Tatiane, a empresa também conta com outro time focado no programa de nacionalização de matérias-primas para atendimento de empresas nacionais e internacionais, conferindo agilidade neste processo.

A AQIA mantém, ainda,um laboratório de aplicação e inovação em sua sede na capital paulista, onde são preparadas sugestões de fórmulas personalizadas e protótipos, realizados testes de eficácia sensorial e objetivo e desenvolvidas cocriações de fórmulas com os clientes, além de realizar parcerias com universidades, institutos de pesquisa e associações de fomento tecnológico nacional e internacional. “Contamos com um banco de fórmulas com mais de 5 mil sugestões e uma equipe para o atendimento de dúvidas e soluções técnicas”, destaca Tatiane.

Do Brasil para o mundo

De acordo com Tatiane, para abranger todo o Brasil,a empresa conta com gestores de conta em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná e representantes comerciais no Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Pernambuco. Possui também um distribuidor exclusivo de seus produtos para as farmácias magistrais, a empresa Biotec Dermocosmético, para cobertura de todo território nacional.

Na área de exportação, com um volume expressivo de vendas de cerca de 600 toneladas anuais, a AQIA exporta atualmente para 31 diferentes países, localizados nas mais diversas regiões do planeta. “Uma rede de 19 distribuidores ativos nos auxilia na promoção de nossa empresa e na venda de nossos produtos no gigante mercado mundial de cuidados pessoais e cosméticos” ressalta Tatiane.

AQIA Nutrition

A AQIA também criou recentemente uma nova unidade de negócios vislumbrando o mercado de nutrição, com foco em saudabilidade, inovação e funcionalidade. Seu objetivo é fornecer ingredientes funcionais que auxiliem na suplementação de nutrientes. A linha de produtos é composta por ômegas vegetais e marinhos, algas marinhas, óleos vegetais, fosfolipídeos, silícios orgânicos, peptídeos, derivados do café e sílica vegetal.

35 anos de história

A história AQIA teve início em 1984, com a fundação da ION. Anos depois, com a construção da unidade industrial Polytechno, que ampliou o portfólio de negócios e soluções químicas para as áreas cosmética e farmacêutica, entre 2010 e 2013, pesquisas internas e de mercado confirmaram que colaboradores, parceiros e clientes compreendiam de forma diferente cada uma das empresas, sugerindo a unificação entre Ion e Polytechno. As pesquisas levaram à construção do projeto de branding, que contemplou o novo logotipo da empresa e a expressão visual de sua estratégia de celebrar a trajetória um novo futuro, dando origem a AQIA Química Industrial. A empresa conta com o Comitê Diretivo composto por Alaor Pereira Lino, Roseli Ribeiro Insoliti e Rubens Gimenes Parra.

“Temos orgulho de ser uma empresa genuinamente brasileira e de participar dos melhores resultados e sucesso de nossos clientes”, afirma Tatiane, ressaltando as grandes virtudes da companhia: a origem dos ingredientes, a transparência quanto à procedência e os processos, a conexão com as principais tendências de mercado e de saúde e a comprovação científica dos benefícios oferecidos. A executiva também anuncia que, em breve, a linha PET será adicionada ao portfólio da companhia.

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