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Cosmetic InnovationDestaque Empresas & Negócios FCE CosmetiqueAtmosfera de inovação marca 24ª edição da FCE Cosmetique

Atmosfera de inovação marca 24ª edição da FCE Cosmetique

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Evento atraiu 16,5 mil visitantes e reuniu novidades de 500 marcas

Ao completar 24 anos, a FCE Cosmetique, realizada de 21 a 23 de maio, juntamente com a FCE Pharma, em São Paulo, surpreendeu os cerca 16,5 mil visitantes com um verdadeiro show de inovação, muito além do que foi visto nos últimos anos, em que as novidades apresentadas pelos fornecedores de ingredientes focavam mais nos conceitos, nas experiências e nas tendências. Nesta edição, eles mostraram abordagens que, se imaginadas nos meados dos Anos 1990, quando a feira estreou no Brasil, estavam longe da realidade nos cuidados da pele e do cabelo, como microbioma, biotecnologia avançada, bioinformática, inteligência artificial, entre outros.

João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil

A organização do evento também contribuiu para criar a atmosfera de inovação. Pela primeira vez na feira, o R&D Academy reproduziu um laboratório do futuro com tecnologias da indústria 4.0, uma iniciativa para que as pessoas pudessem entender hoje como será a realidade do setor amanhã.

Outra novidade foi o Innovation Center, onde, além de palestras, foi possível participar de experiências sensoriais e demonstrativas. “Faz parte do nosso DNA surpreender o mercado. Buscamos evoluir as iniciativas de sucesso, apostar em novidades que possam melhorar a experiência do visitante e impulsionar o desenvolvimento do mercado”, explicou João Paulo Picolo, CEO da NürnbergMesse Brasil.

Innovation Challenge

O Innovation Center também foi palco da estreia do Innovation  Challenge, competição que contou com desafios de inovação, comandados por reconhecidos especialistas do setor: Sensorial, Alberto Keidi Kurebayashi; Cosméticos Verdes e Sustentabilidade, Emiro Khury, e Segurança e Eficácia, Carlos Praes. Para cada dia do evento, as empresas participantes deveriam apresentar soluções para o desafio proposto para o tema.

O Kalahari MelonSeedOil, extraído de forma sustentável pela comunidade agrícola African Original Oils, representada no Brasil pela Sarfam, venceu o desafio Sensorial. “Este prêmio assegura o nosso compromisso com o mercado de Personal Care em trazer inovações, contribuindo com as empresas no processo de vegetalização de fórmulas inovadoras e comprometida com a sustentabilidade ambiental e social”, festeja Rosa Koren, do marketing técnico da Sarfam.

A Focus Química venceu o desafio Cosméticos Verdes e Sustentabilidade ao apresentar quatro novos ésteres 100% biodegradáveis, produzidos pela empresa francesa Stéarinerie-Dubois, única especialista produção de sucroésteres da Europa.“Foi uma grande honra ter a oportunidade em apresentar, em primeira mão, os novos ingredientes da Stéarinerie-Dubois ao mercado, através de nossa participação do desafio tecnológico organizado pela FCE Cosmetique. A busca por alternativas aos petroquímicos não é mais apenas uma tendência, mas sim uma oportunidade de desenvolver novos cosméticos que sejam mais compatíveis com a pele, promovam maiores cuidados, e, além de tudo, estejam em harmonia com o meio ambiente. Estamos radiantes com o reconhecimento”, comemora, Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da empresa.

O desafio Segurança e Eficácia foi conquistado pela Chemyunion, com o desenvolvimento do Hebeatol® Plus DEO, ingrediente de origem vegetal que se coloca como substituição segura ao triclosan nas formulações desodorantes com a mesma eficácia. “Participar de competições amistosas como esta faz parte de nosso core porque entendemos o quanto o mercado tem a ganhar com a oferta de soluções diferenciadas e de alto valor agregado. Este prêmio reitera nossa missão de contribuirmos para os avanços do mercado de HPPC e sermos a primeira escolha de nossos clientes”, afirma Patricia Moreira, gerente de Marketing em Cuidados para a Pele.

Biotecnologia de células vegetais

A FCE Cosmetique foi uma excelente oportunidade para Chemspecs anunciar três novas parcerias, entre elas com a BioTae, que oferece um extenso portfólio de ingredientes vegetais, que são obtidos segundo rigorosos processos de fabricação e análise e registrados de acordo com as Normas do Conselho do Patrimônio Genético (CGEN). “Com esta parceria, passamos a disponibilizar agora extratos das mais diversas variedades botânicas, além de forte expertise no desenvolvimento de blends e produtos customizados”, informa Beatriz Fabbrini de Godoy, gerente de marketing.

Outra novidade no portfólio da Chempecs é a chegada da Naolys, que oferece ativos biotecnológicos de células vegetais. “A tecnologia das células vegetais aumenta a biodisponibilidade de todos os ingredientes ativos para a pele”, destaca Beatriz.

Já com o acordo estabelecido com a Siggel, a Chemspecs passa oferecer uma linha completa de sílicas para o mercado de personal care. “SiggelScrub, por exemplo, é uma linha de sílicas esfoliantes, sendo uma excelente alternativa ao uso de microplásticos em formulações cosméticas”, afirma Beatriz, que também cita o Siggel Matte 6010, uma sílica que confere efeito mate e soft focus às formulações, sendo ideal para produtos desenvolvidos para o disfarce de linhas, rugas e poros dilatados.

Da parceira Brazilian Kimberlite Clay, em sintonia com o crescimento do uso de argilas pela indústria cosmética, a Chemspecs destacou seu mais recente lançamento: oito cores de argilas, com funções específicas, que vão desde o combate à oleosidade,incluindo rejuvenescimento, desintoxicação, efeito calmante, tonificação, até aceleração do metabolismo.

Beleza 360º

Este ano, a Dinaco levou para a FCE uma visão holística da beleza. O bem estar 360º representa uma realidade significativa no Brasil: “Estamos cada vez mais preocupados com nossa saúde mental e física. Segundo pesquisa da Mintel, 36% dos brasileiros cuidam da sua saúde mental e 48% praticam atividades físicas regularmente. E para representar esta perspectiva integradora, nosso estande foi ambientado como um spa de bem estar, com visual minimalista de inspiração oriental”, descreve Marina Fernandes, diretora de marketing estratégico.

Em linha com a maior demanda por transparência, a empresa convidou a IPClin, Instituto de Pesquisa Clínica Integrada, para oferecer aos visitantes uma avaliação da sua pele. Com os aparelhos Dermoscan e Corneometer, a equipe da IPClin fez diagnósticos dos níveis de hidratação, textura e uniformização da pele. Após essa análise inicial, o visitante era convidado a aplicar os protótipos com as especialidades químicas Dinaco e a refazer a avaliação para demonstrar a eficácia dos ingredientes. “Dessa forma, representamos no estande nossa constante busca por agregar valor ao cliente, com expertise técnica, dados de mercado e recursos tecnológicos. Nossa equipe comercial se aprofunda no desafio do cliente e busca a melhor solução em nosso portfólio”, explica Alexandre Kaplan, presidente da Dinaco”.

Representando 14 fabricantes mundiais de matérias-primas do segmento de Personal Care, a Dinaco apresentou em primeira mão para o mercado brasileiro novidades lançadas na Europa por suas representadas no mês passado. Da Sozio, trouxe tecnologias em fragrâncias únicas no mercado. “Presente no mercado há 260 anos, a Sozio aliou tecnologia com a milenar arte de perfumistas para desenvolver produtos capazes de perfumar, mascarar ou neutralizar maus odores: Masquodor, Permodor, Deocolor e Absorzio”, segundo Viviane Gandelman, Diretora de Supply Chain.

Da Lubrizol, destacou dois ativos: Dawnergy™, peptídeo que funciona como um café para a pele, deixando-a mais radiante e rejuvenescida pela manhã, e o e o Stevisse™, extrato à base de folhas de estévia orgânica, que oferece uma alternativa mais suave e natural para rejuvenescimento, sem os efeitos colaterais negativos dos retinóides.

Da Schulke, o destaque foi o euxyl® K 830, lançamento premiado por inovação na Sepawa Berlim. “O mais novo blend de conservantes diferencia-se pela tecnologia OCX – efficacyenhancing system, responsável por sua alta potência de ação fungicida”, explica Viviane. A Schulke também apresentou o effisin® CG, agente multifuncional livre de conservantes que promove o controle microbiano em fórmulas cosméticas combatendo bactérias, fungos e leveduras.

A Elkem trouxe um produto que facilita o trabalho dos formuladores e é ideal para o mercado de maquiagem: o Mirasil® Micropearl 40, que atua como um booster sensorial e ainda confere um efeito soft focus. Para aplicações em cabelo e pele, o destaque foi o Mirasil® PEG 12 DM, um emoliente que atua como booster de espuma, emulsificante, melhorando a penteabilidade a úmido e a seco.

A Alchemy reforçou o posicionamento da sua linha Sucragel, 100% natural, como um co-emulsionante que atua como ótima solução na estabilização de emulsões com alta carga oleosa ou de silicone.

Para o mercado de colorações, as novidades foram o Lowalan Pink FL, Da J.H. Lowenstein, um corante de tom pink intenso que na presença da luz negra se torna fluorescente, e a linha de pigmentos para cosméticos Butterfly, da Oxen,  inspirados nas cores das asas das borboletas.

A Dinaco também apresentou seu mais inovador complexo Color Protection, para promover maior proteção da cor e térmica, brilho e melhor penteabilidade e elasticidade dos fios, combinando sinergicamente três especialidades do portfólio Dinaco: Merquat™ 2003PR, da Lubrizol; Neossance® Hemisqualane, da Aprinnova, ePhytoscreen™ Patagônia, da Novachem. “Este recente soma-se aos dois outros complexos: SweetBlockHydration, que forma um booster de hidratação, composto por Genencare® OSMS BA, da DuPont; Trehalose 100, da Nagase, e Neossance® Squalane, da Aprinnova, e SmartProtection, para promover hidratação, proteção da pele e ação bacteriostática, resultando na redução significativa de odores, de uma forma mais suave que outros produtos que têm sofrido questionamento no mercado, com Sensidin® DO, da Schulke; Trehalose 100, da Nagase, e ZincSebum™, da Novachem”, destaca Viviane.

Preenchimento sem agulhas

As inovações e lançamentos da DSM foram apresentados no estande da Focus Química, distribuidor oficial da DSM no Brasil, e também durante o congresso do COLAMIQC, com a participação de Mathias Gempeler, diretor de Divulgação de Ciência e Cuidados com a Pele. Ele apresentou detalhes sobre as mais recentes pesquisas sobre microbioma da pele, que comprovaram, pela primeira vez, por meio de estudo clínico realizado na Suíça, a ligação entre as mudanças na composição do microbioma e as alterações nas condições físicas da pele.  Os resultados demonstraram que o tratamento com ativos específicos para a pele, como OXY 229 PF, SYN-UP® e ALPAFLOR® ALP®-SEBUM, promove efeitos benéficos em condições de pele normal, seca e oleosa.

Outro destaque da DSM apresentado no estande da Focus Química, foio Syn®-Hycan, que faz parte do conceito Medical Beauty. “Syn®-Hycan é um peptídeo biomimético que tem ação de preenchimento, sem agulhas, promovendo o ácido hialurônico endógeno, ou seja, uma alternativa cosmética aos tratamentos semi-invasivos com agulhas, permitindo um preenchimento da pele mais natural e econômico”, explica Luis Julian, gerente de desenvolvimento de novos negócios.

Como o ácido hialurônico desempenha um papel fundamental na estruturação da pele, Julian acrescenta que o Syn®-Hycan melhora significativamente a firmeza da pele em várias áreas faciais e proporciona aumentos perceptíveis ao consumidor na elasticidade, suavidade e hidratação da pele.

Emulsionante premiado

A novidade da Gattefossé na FCE Cosmetique foi o grande vencedor do prêmio Gold Innovation como ingrediente funcional na In-Cosmetics Global 2019, realizada em Paris: o Emulium® Illustro, um emulsionante A/O 100% natural, com certificação Cosmos, que apresenta alta compatibilidade com pigmentos, formadores de filme, micas, emolientes, agentes estabilizantes, glicóis, etanol, conservantes, modificadores de sensorial, filtros UV, alta carga oleosa, entre outros. Com ele, é possível fazer texturas ultrafluidas e estáveis, além de não requerer a adição de coemulsionante.

Segundo Larissa Reischl, coordenadora técnica e de marketing da Gattefosse, há um interesse crescente dos consumidores por cosméticos e protetores solares de cor natural e sem silicone. “A Gattefossé aplicou seu forte conhecimento em química lipídica para o desenvolvimento do Emulium® Illustro. Seis anos de pesquisa e desenvolvimento foram necessários para criar este emulsificante de alto desempenho e flexível, que pode substituir as texturas de água em silicone”, explica.

“Para se obter uma formulação de fotoprotetor com alta carga de pigmentos e/ou filtros físicos com boas características sensoriais, baixa viscosidade, longa duração, as alternativas atuais são emulsionantes siliconados, o que contraria a tendência de produtos mais naturais”, observa Larissa, destacando que justamente essa demanda por produtos naturais, com alta performance, aliada à escassa oferta no mercado de emulsionantes A/O, que atendam as expectativas dos formuladores,  é o que levou a Gattefossé a desenvolver o Emulium® Illustro.

Projetado principalmente para formulações pigmentadas, o Emulium® Illustro pode ser aplicado a produtos de maquiagem, entre eles bases, BB creams, CC creams e produtos para lábios e olhos, além de protetores solares orgânicos e inorgânicos e formulações naturais, orgânicas e veganas.

Formulações inovadoras

Unindo três das principais fortalezas do mercado cosmético – tecnologia, sustentabilidade e inovação – o Grupo MCassab demonstrou todo seu know how e amplo e versátil portfólio para demonstrar o potencial de seus ingredientes em um kit de formulações inovadoras. Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de produtos cosméticos, destaca um spray refrescante de proteção digital proporcionada pelo EnergiNius®. “Preservando a atividade dos fibroblastos e da mitocôndria, ele restaura e devolve a vitalidade para a pele”, explica. A formulação também traz o Original Extract Ginger, que doa frescor à pele, além do poder de hidratação do ácido hialurônico e o sensorial suave e hidratante do Hexilenoglicol.

Outra formulação destacada durante a feira foi a base facial 24h, elaborada com o emulsionante natural A/O Emullium Ilustro®, medalha de ouro do prêmio Best Ingredient Award 2019, que proporciona acabamento natural e longa duração, além dos pigmentos naturais Miyonat tratados com aminoácidos, do éster vegetal Emolid CC® e do ativo Gatuline® Expression AF, que suaviza de forma imediata de rugas e linhas de expressão ao redor dos olhos e dos lábios. “A base, que traz benefícios além das 24 horas, também conta o Hyactive®, que atua nas camadas mais profundas da derme, reduzindo os poros dilatados e preenchendo as linhas expressão”, garante Andrea.

“Já a pomada capilar foi desenvolvida para uma modelagem natural e duradoura dos fios”, enfatiza a executiva, que atribui sua alta performance à combinação de Flocare™ C 122 PF e Flocare™ C 11 PF, para a penteabilidade e o condicionamento dos fios, e a utilização da cera de Myrica Kahlwax 6279L para uma modelagem natural e de longa duração. “A incorporação também do Oxisense® S0440 evitará o frizz e o Mirasil®Bright doará alto brilho”, descreve.

O blush em bastão de rosas, elaborado com a cera de rosas Kahlwax que, além de trazer o agradável perfume natural das rosas, conta com o ativo Gatuline®Radiance, que devolve a luminosidade e a vitalidade natural ao estimular a microcirculação pela liberação de óxido nitroso nas células endoteliais, segundo a gerente do Grupo da MCassab.

A distribuidora também destacou a máscara facial noturna peel-off, elaborada com Baycusan® C1004/1, polímero biodegradável, livre de resíduos plásticos e formador de filme respirável. “Ela também conta com o extrato azul mineral MALA´KÎTE™, rico em cobre e com propriedades que combatem os radicais livres, atuando com um verdadeiro detox, não só para a pele, como também para o planeta”, completa Andrea.

Beleza simples, pura e limpa

Simple, Pure e Clean. Estes conceitos nortearam a participação da Brenntag na FCE Cosmetique, com formulações simples ou que facilitem a rotina de beleza dos consumidores finais (Simple), a incorporação de ingredientes e ativos naturais e ingredientes com certificação Ecocert (Pure) e de produtos sustentáveis e que não impactam o meio ambiente (Clean). “Com base nesta filosofia, formulamos produtos que respeitam o meio ambiente e agregam valor, tecnologia e inovação às formulações cosméticas”, diz Emerson Dorigon, coordenador técnico.

Os ingredientes foram apresentados em pilares de inovação: Ativos, Textura e Sensorial, Suavidade e Ingredientes de Performance.  “No pilar Ativos, destacamos a geração de ativos biomiméticos e biotecnológicos, que são ingredientes com tecnologia única do mercado, de origem natural e com mecanismo de ação segura e eficaz”, explica Dorigon, citando como exemplo o Inaclear, um ativo biomimético com ação clareadora, que tem como inspiração a falta de melanina na palma das mãos e planta dos pés.

O pilar Sensorial e Textura trouxe a linha Vegeliht, uma tecnologia 100% vegetal proveniente do coco e alternativa para os silicones sintéticos voláteis. “Temos também um blend de óleos fermentados, o Fermentoil Hair Complex, que consiste em cinco óleos fermentados capazes de entregar uma formulação sensorial e textura leve e múltiplos benefícios, como restauração do fio, redução do frizz e da oleosidade, hidratação e resistência à tração”, descreve.

“Para o pilar Suavidade, apresentamos os tensoativos suaves 100% vegetais, como o Sucranov SF, um blend de tensoativos vegetais capazes de promover formulações suaves com aspecto transparente sem afetar a qualidade da espuma”, ressalta o executivo.

Ingredientes de Performance completam os pilares. “São diversos ingredientes fundamentais para uma formulação minimalista, como a linha Neolone, que são conservantes ideais e eficazes. Já o OXIFLOW S 6800 é um modificador reológico processado a frio para sistemas aniônicos. Além disso, temos também o Glypure GL, um ativo antiage baseado na desidratação de duas moléculas de ácido glicólico, tornado o um excelente redutor de rugas e linhas de expressão”, finaliza.

Book de formulações

A Sarfam reforçou na feira seu amplo portfólio por meio de um book de formulações, que destacou as argilominerais Terramater para a aplicações em Makeup, a linha de conservantes Green da Lonza, de acordo Rosa Koren, do marketing técnico da companhia, que também ressalta os extratos aromáticos naturais da Carruba, que são frações de flores e frutos para as empresas que buscam o conceito de fragrance free.

A empresa também apresentou os peptídeos da Corum, entre eles protetores do DNA, contra os danos da luz azul, ativadores de colágeno, estimuladores da síntese de elastina, anti-aging e iluminadores, em versões hidro e lipossolúveis.

Uma parceria recentemente estabelecida pela Sarfam e que ganhou destaque na feira foi com a African Original Oils, comunidade agrícola 100% sustentável localizada no deserto de Kalahari, na África. O óleo Kalahari MelonSeedOil, inclusive, venceu o desafio Sensorial da primeira edição do Innovation Challenge. O produto foi apresentado por Soraya Souza, assessora técnica da Sarfam, no Innovation Center. Segundo Rosa, a conquista se deu por seu sensorial único, que não lembra os óleos cosméticos, além de suas propriedades muito superiores comparadas a outros óleos muito utilizados, como argan para os cabelos e rosa mosqueta para regeneração da pele. “Testes comprovam nossa abordagem, por ser rico em ômegas 6 e 9 e em vitamina E, que e confere benefícios extras aos produtos e formulações”, destaca.

Outra inovação apresentada pela Sarfam é o Sensityl, desenvolvido pela representada Givaudan, que além de cuidar e tratar da pele sensível,apresenta  testes que comprovam que é capaz de influenciar positivamente no humor, graças ao efeito calmante que proporciona na pele.

Complementando as novidades trazidas pela Sarfam, Rosa destacou a nova parceria foi recentemente estabelecida com a chinesa Uni-powder, com destaque para sua linha de filtros físicos fotoestáveis com excelente dispersão e a transparência ao serem aplicados na pele, além de pigmentos tratados e outros ingredientes.  “O grande diferencial da Sarfam é a completa plataforma, baseada em matérias-primas biotecnológicas e naturais que permitem o desenvolvimento de novas aplicações cosméticas de maneira mais sustentável”, ressalta Rosa.

Corantes naturais

Corantes naturais para cosméticos foram os destaques da Daxia Doce Aroma, empresa tradicional no mercado de corantes naturais e artificiais para as mais diversas aplicações alimentícias, mas que, com o aumento da demanda por produtos naturais, expandiu seu portfólio para outros mercados, com destaque para o cosmético. “A empresa tem realizado significativos investimentos para produção dos pigmentos naturais, especialmente em novas tonalidades para atender às tendências de mercado. Esse é um mercado que tende a crescer devido à busca por produtos rótulos mais limpos e redução de ingredientes químicos nas formulações”, aposta Caroline Souza, supervisora de marketing.

Os destaques da linha são o Daxcor Clorofila, obtido do pigmento verde da alfafa pelo processo de fotossíntese. Rico em sais minerais e aminoácidos, estimula a produção de colágeno. Daxcor Urucum, extraído das sementes da planta Bixaorellana L, é outro corante destacado, principalmente por sua ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante.

Já o Daxcor Cúrcuma contêm pigmentos curcuminóides, entre eles a curcumina, reconhecida por seu efeito anti-inflamatório. Outro destaque é o Daxcor Antocianina, corante vermelho extraído da flor de hibisco, rico em sais minerais, aminoácidos e alto teor de vitamina A, B1 e C.

A empresa também ressaltou os benefícios do óleo de girassol. “Rico em betacaroteno e vitamina E, confere ação hidratante pela presença do ácido oleico, além de uma grande variedade de outros ácidos graxos não insaturados, especialmente o ácido linoleico (Ômega 6), um composto importante na regeneração da pele de dermatoses cutâneas”, explica.

Caroline destaca que a Daxcor Doce Aroma detém as certificações ISO 9001/2018, HACCP, entre outras. Além disso, possui modernas instalações com completo laboratório de aplicação e análises, processos produtivos automatizados, sistema WMS de armazenagem e armazém climatizado. “Dessa forma, reforçamos nosso compromisso com o planejamento, a gestão da qualidade e o crescimento ético e sustentável. Oferecemos ao mercado um atendimento completo, ágil e seguro, que garante a integridade dos produtos e a satisfação de nossos clientes”, completa Caroline.

Amostras inteligentes

A Adhespack lançou na feira uma evolução do Self Sampling®, um sistema criado e patenteado globalmente pela companhia de autoatendimento para distribuição de amostras de perfumes e maquiagens. O funcionamento continua o mesmo: quando o cliente toca na tela touchscreen, o equipamento dispensa uma amostra, mas agora os equipamentos da nova geração Self Sampling® Connect estão conectados na nuvem e podem ser monitorados em tempo real.

“Conseguimos saber online quantas amostras cada Self Sampling® está dispensando no PDV para podemos mapear, por exemplo, o desempenho por loja, o produto mais requisitado, entre outros dados, como a geolocalização. Informações valiosas para as marcas tomarem decisões e acompanhar a taxa de conversão em vendas”, explica. Sergio Picciarelli, gerente de Marketing e Inovação.

Outro lançamento da Adhespack é o Scent Duo, um cartão que pode ser usado como alternativa aos cartões com flaconetes. Segundo Picciarelli, a solução é mais barata sustentável em relação aos flaconetes.  “Além de não vazar, não quebrar, o Scente Duo não tem volume, facilitando o envio pelo correio e a colagem em revistas e catálogos, permitindo que o consumidor sinta a fragrância e transfira o produto para a pele”, explica.

Sergio destaca, ainda, que os cartões Scent Duos podem ser confeccionados com amostras de perfumes, cremes, loções, batons, bases e sombras. “Também são compatíveis com o Self Sampling® para serem distribuídos automaticamente nos pontos de venda”.

Já a SkinLab Cosméticos, que integra o grupo Adhespack e que, no modelo de terceirização, atua na criação, formulação, produção, envaze e fracionamento, destacou nesta edição a apresentação em sachês. “Trata-se de um modelo versátil e eficiente para produtos em dose única ou para amostragem em ações promocionais. Econômico e higiênico, o sachê ganha cada vez mais espaço em vários segmentos e é uma tendência mundial na forma de disponibilizar um produto”, afirma Picciarelli.

PET em alta em cosméticos

Após 6 anos sem participar do evento, a Vepakum retornou em 2019 para demonstrar sua grande potencialidade no mercado cosmético e farmacêutico. A empresa investiu e direcionou seus esforços para atender de maneira completa todos os seus clientes, com diferentes focos e portes. “Temos em nosso portfólio mais de 2 mil itens, entre fabricação, distribuição e importação. Possuímos o selo ISO 9001:2015 e nos destacamos pelo atendimento, qualidade, fracionamento e inovação”, anuncia Ricardo Dornelas, diretor da empresa. Para reforçar seu retorno em grande estilo e dar destaque aos lançamentos, o estande da empresa contou com uma parede revestida com tubos de potes PET coloridos.

Entre os principais lançamentos apresentados na FCE, Dornelas destaca os potes de cápsulas em PET, de fabricação própria, em quatro tamanhos (R80, R150, R230, R320) e disponíveis nas cores branca, cristal, âmbar, azul, verde e laranja. “A novidade é produzida nos mesmos padrões de qualidade e tecnologia que são feitos hoje os nossos potes em PEAD, que atendem regulações nacionais (ANVISA) e internacionais (FDA)”.

A empresa também lançou a extensão da linha de frascos PET Ônix, que era oferecida apenas nas opções de 120 ml e 250 ml, mas que passou a contar com as capacidades de 150 ml e 200 ml, devido ao sucesso que alcançou no mercado cosmético, por conta de sua alta transparência, dando melhor visibilidade  do produto, além de incluir opções de válvulas adaptadas para diferentes formas de uso e aplicações.

A ampliação da oferta de produtos em PET tem um motivo: o material, a cada dia que passa, ganha mais espaço nas indústrias farmacêutica e cosmética. Isso porque, além de ser um dos plásticos mais reciclados do mercado, o PET proporciona eficiente barreira à permeação de oxigênio, alta transparência e resistência mecânica, características que ajudam a diferenciá-lo dos demais polímeros. “Precisamos estar sempre atentos às demandas do mercado, para que possamos atendê-las da melhor forma. Inclusive, já temos outros lançamentos previstos para o segundo semestre, como, por exemplo, uma linha de potes de cápsula fabricados com plástico verde, uma resina de fonte renovável, produzida a partir da cana de açúcar”, pontua Dornelas.

Portas rápidas

A Rayflex exibiu em seu estande uma inovação no mercado de portas rápidas industriais: a RP SL 01, única porta rápida para sala limpa do mercado brasileiro aprovada em controle de contaminação e resistência a pressões positivas e negativas.  O produto atende áreas limpas, ou classificadas também, como são conhecidas, nos três principais requisitos: controle de umidade, controle de temperatura e controle de particulados.

Por possuir vedação total em todo seu perímetro, suporta pressões e preserva o grau de pureza do ar que está dentro da sala. “A RP SL 01 foi projetada para facilitar a limpeza, já que possui design diferenciado com cantos arredondados e não possui barras horizontais na lona, eliminando pontos para depósito de sujeira”, explica Giordania Tavares, diretora executiva da empresa.

Outro diferencial é o acabamento em alumínio e fibra, que aumenta resistência à corrosão, devido a higienização da sala. “As portas RP SL 01 também têm um impacto muito grande na redução de custos dentro das organizações, pois, por serem estanques, preservam o ar tratado dentro da sala, economizando o uso do ar condicionado e, consequentemente, baixando o consumo de energia elétrica e também a frequência de troca de filtros do aparelho”, comenta a executiva.

Restauração celular

A Volp levou várias novidades para esta edição da FCE Cosmetique, como a parceria recém-estabelecida com a indústria suíça Mibelle Biochemistry. “Os ativos são baseados em compostos derivados da natureza e extensa pesquisa científica”, enfatiza o diretor comercial Rogério Mancini, que cita como exemplo o  infraGuard, ativo altamente antioxidante, especialmente desenvolvido para proteger e restaurar as células contra os danos da luz azul, e o  JabuticaBelle, que tem ação antiestresse para o couro cabeludo, além de ter ação antioxidante e de proteção da cor.

A empresa, que também detém a distribuição exclusiva em todo o Brasil da Sharon Labs, indústria global com sede em Israel, especializada no desenvolvimento e fabricação de soluções de conservação para o mercado de personal care, destacou na feira a linha Sharon Biomix ECO, que oferece solução de conservantes com certificação Ecocert/Cosmos.

A Volp também destacou os produtos da linha de personal care da Solvay-Rhodia, entre eles o Polycare Split Therapy, que é um ativo de reparação capilar natural, não tóxico, amigo do meio ambiente e capaz de reparar cerca de 80% de pontas duplas após o primeiro uso.

Outro destaque no estande da Volp foi o produto Pionier 38005, da fabricante alemã H&R, um gel com base em matérias primas naturais vegetais, livre de óleos minerais e materiais sintéticos, utilizável em qualquer formulação em que sejam requeridas propriedades sensoriais e nutritivas da vaselina.

Ésteres vegetais

Vencedores do desafio Cosméticos Verdes e Sustentabilidade do Innovation Challenge, os quatro ésteres 100% biodegradáveis, produzidos pela empresa francesa Stéarinerie-Dubois,DUB OE HP, DUB SOGREEN, DUB LAHE e DUB TOGEE, são alternativos aos principais ingredientes petroquímicos utilizados pela indústria cosmética: Cyclopentasiloxane, Dimethicone, Isohexadecano e parafina líquida. “Com a crescente onda dos ingredientes ‘free from’, esse é um importante momento de apresentar ao mercado possibilidades aos que procuram maior índice de naturalidade em suas fórmulas cosméticas”, diz Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química, distribuidora exclusiva da empresa francesa no Brasil, que também destacou na feira o lançamento da Lessonia, uma máscara magnética com partículas de ferro, que ao serem removidas com um imã, permitem que os ativos continuem a agir sobre a pele.

Startup cria pele humana

A BioCellTis Bioengenharia, uma startup biotecnológica que agrega potencial de biomateriais no desenvolvimento de produtos cosméticos inovadores, nesta edição mostrou o CellFate®-RHE, uma pele humana reconstruída in vitro para testes de eficácia e segurança de dermocosméticos.Segundo uma das fundadoras da empresa, Janice Koepp, o produto atende a um projeto de lei que veta os experimentos de produtos cosméticos em animais, já que dispensa testes em animais. O produto é constituído de células da epiderme retiradas de cirurgias plásticas e responde a testes de radiação solar, envelhecimento, estresse e irritação. Ainda em fase de registro, o CellFate®-RHE encontra-se em fase de desenvolvimento, por isso ainda não é comercializado.

Ativos nanoencapsulados

A Nanovetores, especializada no desenvolvimento de ingredientes ativos nano e microencapsulados, levou para a feira o produto Active IN Pearls, que consiste em pérolas desenvolvidas com biopolímeros naturais, contendo ativos revestidos por nanocápsulas, com ação hidratante e antipoluição. Ricardo Henrique Ramos, CEO da Nanovetores, também destaca o Symbiocaps LA,LactobacillusAcidophillus encapsulados em partículas biopoliméricas com diâmetro de partícula micrométrica. “A encapsulação através da tecnologia desenvolvida pela Nanovetores permite a estabilização de componentes sensíveis e complexos de serem formulados, conferindo ao produto alta eficácia na restauração da imunidade e hidratação da pele, combate ao envelhecimento e proteção às agressões externas, além de contribuir no tratamento da acne e da rosácea”.

Minimalismo

A Chemours levou formulações mais simples e funcionais que facilitam a rotina de beleza dos consumidores nos cuidados com os cabelos. A ideia é reforçar a questão do minimalismo para mostrar que inovações e formulações ricas em ativos com uma estrutura multifuncional geram vários benefícios em uma só aplicação, deixando o momento de cuidado com a pele mais descomplicado. De acordo com Gustavo Ramalho, representante técnico da Chemours, este conceito está totalmente alinhado com os benefícios entregues pelo Glypure™, ácido glicólico em grau cosmético, focado em aplicações capilares para o uso diário, como em xampus e condicionadores. “O ácido glicólico, por ser uma molécula pequena, possui uma facilidade de penetração ao longo do eixo capilar, permitindo uma maior maciez, proteção e uma aparência mais saudável ao cabelo, além de contribuir para o aumento da resistência mecânica e térmica dos fios. A solução também tem outros benefícios, como a hidratação do couro cabeludo, deixando-o mais saudável e com menos descamação”.

Ação probiotics-like

A Symrise apresentou seu mais recente lançamento, o ingrediente SymReboot ™ L19, especialmente desenvolvido para proteção da pele sensível. A analista de marketing Muriel Sarttori explica os pesquisadores da Symrise conseguiram manter a estrutura bacteriana durante todo o processo de fabricação e, assim, preservar benefícios importantes para a pele. As células da pele reconhecem a parede celular ou os metabólitos dos microrganismos, levemente tratados com calor, ativando assim os mecanismos naturais de defesa, acalmando a pele e fortalecendo a barreira cutânea.“Os benefícios de SymReboot ™ L19 foram testados e comprovados in vivo e também por uma extensa série de testes in vitro”.

Solução urbana

A Merck destacou o Ronastar® RedLights, pigmento com efeito especial vermelho que produz um brilho intenso, semelhante a cristais, que foi desenvolvido para qualquer tipo de cosmético. O produto é fácil para incorporar em formulações e misturar com outros pigmentos para adquirir tons de brilho vermelho transparente, como também para tons pastéis, cores cintilantes e vivas. Outra novidade é o Root Miracle kit, focado em ingredientes ativos para um couro cabeludo saudável. “Para os consumidores que vivem em áreas urbanas, o couro cabeludo é tipicamente enfraquecido e mais frágil devido a vários estresses do cotidiano. Por isso, a Merck destaca soluções para proteger, acalmar e nutrir todas as áreas da pele descoberta, incluindo o couro cabeludo”, explica Leonardo Lima, especialista em Desenvolvimento de Marketing em Performance Materials da Merck. O kit reúne cinco produtos: Scalp Elixir, que refresca o couro cabeludo com sensação calmante; MudBath,  máscara de argila purificante para o couro cabeludo; FreedFrom, loção do couro cabeludo oleoso; RepHairingSerum, tratamento durante todo o dia para cabelos danificados, e e o F’hair Mane, esfoliante do couro cabeludo revitalizante.

Boosteranti-aging

A Embacaps apresentou a plataforma Natural 4 Life, com ingredientes que seguem os conceitos vegan, clean beauty, natural, organic e green.  De acordo com Fabiana Smaniotto, gerente de marketing técnico, os elementos água e ar foram os protagonistas durante a feira, onde foram apresentadas formulações sustentáveis e exclusivas de produtos inovadores, como um stick para lâminas e um sérum hidratante booster pro-aging para ser usado puro ou na customização de cremes. “É um tratamento rejuvenescedor com ação antioxidante e renovação celular, que melhora instantaneamente a textura da pele”, garante Fabiana, que também destaca um protetor facial FPS 30 livre de substâncias nocivas ao organismo e ao meio ambiente e com o ativo Betapur™,  que ativa o sistema de proteção natural da pele, reduz poros, melhora a aparência da pele oleosa e com acne, devolvendo a sensação de pele limpa e fresca. Outro produto em destaque foi o Cleanser Detox Capilar, com Rambuvital™, ativo antipoluição que doa hidratação e frescor prolongado aos fios.  “Ele evita o mau odor do couro cabeludo causado pela oxidação do sebo por agentes poluentes”, explica.

Receita brasileira

Um dos destaques da Solvay é o lançamento de novas aplicações com o uso do Augeo® Clean Multi voltada para formulações de bodymist e perfumes que exigem características diferenciadas como excelência na diluição de fragrâncias, maior potencialização do odor e fixação das fragrâncias utilizadas pelos fabricantes em seus produtos. Desenvolvido nos laboratórios brasileiros da Solvay, é um solvente de fonte renovável, com atributos que combinam alta solubilidade com correta volatilidade. “Estamos trazendo aos fabricantes brasileiros a possibilidade de criar suas formulações com o Augeo® Clean Multino segmento de personal care, que já começa a ser utilizada em países da Europa e da Ásia”, informa Priscila Karan, gerente global da linha de produtos Augeo.

Spray holográfico

A Cosmotec combinou ingredientes de alta performance com as principais tendências globais para oferecer soluções diferenciadas, que podem ser personalizadas. Entre os protótipos apresentados, o Spray Holográfico PurpleGalaxy para cabelo e corpo. “É ideal para completar o look e a cor fica incrível em qualquer tom de cabelo”, garante Tatiana Yumi, supervisora de marketing, que também destaca o HydraCare, uma mousse hidratante que também pode ser utilizada como máscara facial, e o Realçador de Sobrancelhas – Efeito Hena. “A fórmula, em emulsão, modela, define e proporciona um delineado pigmentado de longa duração, ideal para corrigir sobrancelhas com falhas, grisalhas ou com formato indefinido”, explica.

Substituto do triclosan

A Chemyunion se inspirou nas culturas e nos hábitos de consumo de cada região do mundo para apresentar suas inovações.Entre elas, o Hebeatol® Plus foi o vencedor do Innovation Challenge Segurança e Eficácia.  O produto propõe a substituição segura ao triclosan nas formulações desodorantes com a mesma eficácia, além dos benefícios que podem ser obtidos a partir de ingrediente de origem vegetal. “A rota sintética do Hebeatol® Plus DEO foi criada para atender a maioria dos requisitos de um processo ecologicamente correto, gerando uma molécula 100% biodegradável. Elimina 99,9% dos micro-organismos que causam odores, oferece proteção prolongada de até 48 horas, possui efeito bactericida quando usado em sabonetes em barra, elimina 100% dos fungos causadores de micoses nas unhas e pé de atleta e, devido à sua estrutura química, também possui propriedades complementares, atuando como emoliente, solvente, solubilizante e coemulsificante”, afirma Patricia Moreira, gerente de marketing de cuidados com a pele.

Remodelamento inteligente

A Galena apresentou o Sarcoslim® Re-Shape,ativo extraído da S. crassifolia, que age diretamente sobre os tecidos onde há acúmulo de gordura, proporcionando de uma só vez as ações lipolítica, anti-inflamatória e antioxidante, ao mesmo tempo  em que aumenta a síntese de colágeno e elastina, ajudando a eliminar as gorduras localizadas e a aumentar a firmeza e elasticidade da pele. “OSarcoslim® Re-Shape é chamado de remodelamento inteligente, pois age sobre o tecido adiposo e pele ao mesmo tempo”, afirma o farmacêutico Gabriel Diogo, analista de desenvolvimento da Galena.

Realidade aumentada

A Wheaton, além de apresentar seus lançamentos, como os novos frascos de fundo e paredes espessas e novas técnicas de decoração com laser, impressão digital e pintura holográfica, apresentou ao mercado seu app. “Além do portfólio de produtos e um vídeo 360º da produção e decoração dos produtos, o aplicativo também permite que os clientes simulem, por meio de realidade aumentada, a personalização dos frascos de seus produtos”, conta Vanessa Misquini, gerente de marketing.

Limpeza suave

A Evonik apresentou no estande da Cosmotec o lançamento do Antil® 500 Pellets, modificador de reologia versátil com propriedades extraordinárias de espessamento. Segundo Amanda Caridad, analista de marketing da área de Personal Care, Nutrition&Care, como se polímero hidrofílico inovador, o lançamento reduz a concentração de surfactante em formulações convencionais para a limpeza da pele e cabelo, além de apresentar alta eficácia e flexibilidade para espessar sistemas surfactantes desafiadores, como, por exemplo, as fórmulas sem sulfato, apoiando de modo eficiente a tendência por fórmulas de limpeza mais suaves no segmento de cuidados pessoais.  “De modo geral, este agente espessante apresenta-se como uma opção inovadora e de melhor custo-benefício para a limpeza suave da pele e dos cabelos”, afirma Amanda.

Ativos da floresta

A Garden Química anunciou na feira a parceria com a AmazonOil,  uma fabricante de soluções naturais especiais localizada na floresta Amazônica,  onde há  uma grande e diversa quantidade de oleaginosas. “AmazonOil e seus parceiros comunitários fortalecem a economia local e contribuem decisivamente para preservação da floresta. São diversas especialidades naturais inovadoras para formulações anti-age, anticelulite, antiestrias, desmaia cabelo natural, ativador de cachos natural, entre centenas de outras aplicações”, conta Danielle Silva, da área comercial, que destaca também o lançamento de quatro novas argilas da Kaolin: preta, vermelha, rosa e verde.

Inovação em xampu a seco

O polímero Advantage ™ Revivel, lançado pela Ashland, traz uma atualização muito esperada para a categoria de xampus secos, segundo Liliana Brenner, diretora de marketing de Personal Care para a América Latina. “O ingrediente tem uma tecnologia exclusiva que proporciona limpeza e absorção do sebo sem deixar, resultando em um cabelo visivelmente mais limpo, mais fácil de pentear e com mais brilho”, afirma, acrescentando que ele mantém o aspecto quase igual ao do cabelo recém-lavado, ao contrário das fórmulas baseadas em amido,que reduzem a vitalidade dos cabelos e o nível de brilho e cor em 80%.

Próxima edição

“Recebemos um retorno muito positivo sobre os investimentos de 2019 e ficamos muito orgulhosos, principalmente por vir de um público altamente qualificado”, avaliou o CEO da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, que informa que a próxima edição será  realizada de 02 a 04 de junho de 2020, no EXPO São Paulo.

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