Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationCiência e Tecnologia DestaqueBálsamo de copaíba um importante ativo da Amazônia para a cosmética

Bálsamo de copaíba um importante ativo da Amazônia para a cosmética

  • Written by:
Os cosméticos oriundos de ativos da Amazônia estão entre as grandes tendências no mercado atual de cosmetologia. O uso de fitoterápicos, plantas medicinais e cosméticos derivados de matérias primas vegetais e naturais é uma realidade comum no popular brasileiro e vem ganhando mercado a nível global. Uma prática antes passada de geração em geração, hoje ganhou os centros de pesquisa do mundo todo, que atentos aos conhecimentos adquiridos, aliam inovação e funcionalidade, para compor produtos cada vez mais especializados e principalmente verdes.

Nesse sentido, mais uma vez a biodiversidade brasileira surpreende e encanta, mostrando potenciais antes somente obtidos dentro dos laboratórios. Especificamente falando neste artigo, dados do IBGE (2015) mostram que a extração vegetal do balsamo de copaíba gerou um valor aproximado de 3,43 milhões de reais. Os números refletem uma importante realidade: o bálsamo de copaíba desperta interesse não somente dos produtores, como também de pesquisadores do mercado industrial, que já conheceu o potencial deste precioso amazônico na ação anti-inflamatória e calmante, terapêutica, cosmética e medicinal.

O Grupo CITRÓLEO que acredita na natureza como ela é, dispõe em seu portfólio o balsamo de copaíba, obtido em parceria com comunidades do norte do pais de maneira sustentável, para dermo e cosméticos do mundo todo.

O balsamo de copaíba, chamado também de óleo-resina de copaíba o, é um dos mais importantes produtos amazônicos comercializados no Brasil e no exterior.

Foto: Divulgação/Reprodução

Balsamo de Copaíba 100% pura e natural – Citróleo Group

O balsamo de copaiba é uma substância naturalmente composta de uma parte sólida, resinosa não volátil, formada por ácidos diterpênicos. Na sua outra parte, mais volátil, responsável pelas propriedades aromáticas, por um óleo essencial composto de sesquiterpenos, que juntos somam mais de 60 compostos presentes da composição deste poderoso produto. Assim, o bálsamo de copaíba é composto por ricas substâncias ativas, que em conjunto possui a atividade aumentada. Daí a importância da comercialização de um produto 100% natural e puro, características que já são marcas registradas dos amazônicos fornecidos pela Citróleo.

Nos cosméticos, seu principal uso é na perfumaria, como um excelente fixador de odores, mesclando suas notas frescas e acres com essências portadoras de notas florais.

Além disso, possui ação anti-inflamatória e dermocalmante, além do poder cicatrizante. Importantes compostos são encontrados nesta espécie como o B-Cariofileno e o a-Bergamota (componentes anti-inflamatórios), que conferem potente ação calmante à pele.

Contudo, tão importante quanto conhecer as propriedades desse óleo, é a forma como ele é extraído da natureza. O manejo consciente é realizado de modo completamente sustentável (a árvore de copaíba não é derrubada), através de uma pequena abertura no tronco da árvore, onde é inserido um cano que extrai o óleo e que permite a veda após a saída do óleo-resina e facilita futuras extrações.

O Grupo Citróleo é notoriamente entusiasta em pesquisa de manejo sustentável,  seja no extrativismo vegetal de produtos amazônicos, seja em derivados de plantações do cerrado. A Citróleo acredita que com a disseminação do conhecimento é possível que o Brasil alcance um status mundial na produção e consumo consciente em ativos naturais para cosméticos. Assim, o Grupo apoia desde pequenos produtores até cooperativas mais estruturadas (que garantem seu sustento na extração de óleos e manteigas de árvores nativas), na forma de profissionalização e remuneração justa. O bálsamo de copaíba é somente um dos exemplos de sucesso da empresa na atuação na área.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros