Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationInternacionalCientistas descobrem uma nova maneira de ativar células-tronco para crescimento dos cabelos

Cientistas descobrem uma nova maneira de ativar células-tronco para crescimento dos cabelos

  • Written by:
As células-tronco do folículo piloso são células de vida longa e estão presentes na pele, produzindo cabelos ao longo da vida.

Pele de camundongo não tratada, mostrando nenhum crescimento capilar, à esquerda, em comparação com a pele de camundongo tratada com o medicamento UK5099, à direita, mostrando crescimento capilar. Foto cortesia do UCLA Broad Stem Cell Center / Nature Cell Biology

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, em um estudo, afirmam terem identificado uma nova maneira de ativar células-tronco em folículos capilares, a fim de recuperar o crescimento dos cabelos.

O estudo, publicado hoje (14 de agosto) na Nature Cell Biology, pode levar a novas drogas capazes de promover o crescimento capilar em pessoas com calvície ou alopecia.

As células-tronco do folículo piloso são quiescentes, o que significa que elas são inativas, exceto durante um novo ciclo capilar, quando elas são ativadas para fazerem crescer o cabelo. Essa quiescência é regulada por vários fatores, e a falha na sua ativação leva à perda dos cabelos.

Pesquisadores da UCLA descobriram que o metabolismo das células-tronco do folículo piloso difere de outras células da pele, na medida em que as células-tronco dessa região consomem glicose da corrente sanguínea e a processam, produzindo um metabólito chamado piruvato. As células, então, enviam o piruvato para suas mitocôndrias ou o convertem em lactato.

“Nossas observações sobre o metabolismo das células-tronco do folículo capilar nos levaram a pesquisar se, com a diminuição genética da entrada de piruvato nas mitocôndrias, as células-tronco do folículo capilar se forçariam a produzir mais lactato e, se isso ativaria as células, fazendo os pelos crescerem mais rapidamente”, explicou Healther Christofk, professor associado de química biológica e farmacologia molecular e médica na UCLA, em comunicado à imprensa.

Os pesquisadores bloquearam, geneticamente, a produção de lactato em camundongos e descobriram que isso evitou a ativação da célula-tronco dos folículos capilares e, em seguida, aumentaram, também geneticamente, a produção de lactato nos camundongos, o que acelerou a ativação das células-tronco dos folículos.

“Antes disso, ninguém sabia que aumentar ou diminuir o lactato teria um efeito nas células-tronco do folículo piloso”, disse William Lowry, professor de biologia molecular, celular e de desenvolvimento. “Uma vez que vimos como a alteração da produção de lactato nos camundongos influenciou o crescimento dos pelos, isso nos levou a buscar medicamentos potenciais que poderiam ser aplicados à pele e ter o mesmo efeito”.

Os pesquisadores identificaram duas drogas que influenciaram as células-tronco dos folículos capilares em camundongos, RCGD423 e UK5099. A RCGD423 ativa uma via de sinalização celular conhecida como JAK-Stat, que transmite uma forma de informação de fora da célula para o núcleo.

Veja mais sobre o estudo em:

http://www.nature.com/ncb/journal/vaop/ncurrent/full/ncb3575.html?foxtrotcallback=true

Fonte: UPI (via Relaxnews)

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros