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Cosmetic InnovationEmpresas & NegóciosCinco dicas para criar uma marca de sucesso

Cinco dicas para criar uma marca de sucesso

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Por Daniel Faulin, fundador da agência Neurona Design e Branding
Vou começar este artigo com uma reflexão: Por que a sua empresa ou negócio precisa de uma nova marca ou desenvolver o redesign dela? A resposta pode ser mais simples do que você imagina e tenho certeza de que você encontrará um caminho mais assertivo após essa reflexão.

Estamos vivendo um “boom” de marcas novas em todos os mercados diariamente e por isso alguns fatores são decisivos para iniciar corretamente uma nova mudança. Para iniciar esse bate papo, vamos deixar claro que a marca não é apenas o logotipo da empresa e sim o valor que ela gera para você. Por isso, uma marca é o que sentimos ou pensamos sobre uma empresa, serviço ou produto, que é representada graficamente através de um logotipo, símbolo, grafismo ou até mesmo a junção destes.

Muito bem, mas para ter uma marca sólida é preciso construir com muita dedicação, conhecimento de mercado, planejamento e visão de longo prazo. São tarefas difíceis que exigem empenho constante e, para uma maior assertividade, é fundamental contar com profissionais competentes em todo o processo de desenvolvimento e gestão da sua marca. Se sua empresa não gerar valor ao cliente, dificilmente ganhará destaque. Por isso, confira abaixo cinco dicas para que a sua empresa tenha uma marca de sucesso:

  1. Razão de existir 

Por que a sua empresa existe? Qual é o diferencial dela no mercado? Com isso respondido, você chegará no posicionamento inicial, que tem como objetivo gerar valor para as pessoas. Uma marca vencedora é composta por vários atributos emocionais, que aliados à estratégia de comunicação em todos os materiais digitais e gráficos geram maior empatia com o público. Crie uma filosofia forte e transmita isso de forma inteligente e ganhe mais seguidores.

  1. Conhecer o público alvo é fundamental para gerar valor

O que o seu público pensa sobre a sua marca? Se ainda não tem a resposta, vamos pensar um pouco a respeito. Conhecer o comportamento do consumidor, descobrir seus desejos e interesses e mapear sua jornada de compra é extremamente importante para realizar uma abordagem mais assertiva. Dessa forma, fica muito mais fácil elaborar estratégias que conquistem a satisfação dos seus clientes. Para iniciar este processo investigativo, realize pesquisas de satisfação e observe o comportamento dos seus clientes.

  1. Olho aberto para a concorrência

Fique muito atento aos concorrentes que buscam diariamente encontrar brechas no mercado para conquistar o coração e a cabeça do público. Como um tabuleiro de xadrez, analise cada movimento dado pelos competidores, para que você possa criar estratégias de diferenciação. Faça um checklist das ações que você ainda não faz e que seus concorrentes fazem, por exemplo: participação em feiras, workshops, divulgação em revistas, website, materiais de venda e assim por diante, pois isso fará com que a sua marca ganhe mais destaque.

  1. Vá além do simples logotipo

O logo é apenas a ponta do iceberg, a parte visível, sendo que para ter uma personalidade única e uma identidade visual impactante, a dimensão é muito maior. Pense cuidadosamente em todas as ações e aplicações da sua marca: logotipo, tipografia, cores, padrões gráficos, papelaria, materiais digitais, campanha, atendimento pessoal (ex. bom dia no telefone) e até mesmo no uniforme dos colaboradores. Cada detalhe conta e o seu cliente enxergará valor nisso!

  1. Planejamento estratégico

Mensurar os resultados para os investimentos na marca, identidade e comunicação, demandam um certo tempo, já que são construídos cuidadosamente, passo a passo. Com este cenário, é importante que o empreendedor faça um planejamento prévio para o desenvolvimento do projeto. Lembre-se que a marca deve transmitir o que a empresa pensa e age no dia a dia, por isso a mensagem que será passada ao cliente precisará ser a mais clara possível.

Todas as dicas acima são fundamentais para gerar experiências positivas entre a sua marca e os seus públicos. Pense muito bem como investir tempo e dinheiro para que o seu negócio seja mais competitivo. Tenha paciência no reconhecimento do público com a sua marca, afinal leve em consideração que muitas já estão no mercado há muito mais tempo do que você, e ter um diferencial é extremante importante. Construa agora uma boa reputação para que no futuro você possa colher bons frutos.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

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