Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationDestaque Matérias EspeciasCombate à celulite e à flacidez é desafio em body care

Combate à celulite e à flacidez é desafio em body care

  • Written by:

Há muito que se explorar no crescente potencial do mercado brasileiro

Por Estela Mendonça 

Assim como as vendas de produtos de skin care para combater os sinais de envelhecimento da face dispararam em todo o globo nos últimos anos, os itens de body care começam a pesar na demanda dos consumidores preocupados em estender esses cuidados também para a pele do corpo.

Produtos que combatem a celulite e a flacidez corporal são alguns dos claims explorados para a venda de produtos de cuidados com o corpo, que em 2018 movimentaram US$ 1,865 bilhões no Brasil, com crescimento de 26,3% nos últimos cinco anos, segundo a Euromonitor, que prevê um ritmo de crescimento constante de 4,2% ao ano até 2023, quando deverão atingir US$ 2,295 bilhões.

No cenário global, o ranking de vendas no varejo de cuidados com o corpo é liderado pela Beiersdorf, no qual também figuram duas brasileiras: Grupo Boticário na 8ª posição e Natura na 5ª posição, que deverá subir ainda mais posições este ano com a aquisição da Avon, que aparece em 9º lugar. No mercado brasileiro, Natura e Grupo Boticário lideram.

BODY CARE

BODY CARE

Cuidados específicos

Embora a Natura lidere o mercado brasileiro de produtos de cuidados com o corpo, com um amplo portfólio de produtos para hidratação, a empresa não oferece produtos com ativos específicos para tratar a celulite e a flacidez corporal. Por sua vez, o Grupo Boticário oferece opções na linha Cuide-se Bem e também na marca Eudora.

Cuide-se Gel Creme Bem Anticelulite, lançada pelo Boticário no final do ano passado,promete resultados em dois meses de uso. A formulação, que contém concentração de 3% de cafeína, ajuda na redução da retenção de líquido e do inchaço, além de eliminar toxinas, minimizando o aspecto de casca de laranja na pele.

A marca Eudora, também do Grupo Boticário, lançou este ano o Gel Creme Anticelulite, que possui 3% de cafeína pura, além de carnitina, molécula já produzida pelo corpo, que fica alojada nos músculos e tem como função principal transformar a gordura em energia. No tratamento da pele, a molécula ajuda a dissolver os acúmulos adiposos que formam a celulite, atuando diretamente na quebra de gordura. O uso prolongado e as massagens diárias promovem uma drenagem linfática, que contribui para a redução da celulite profunda, da retenção de líquidos e inchaços.

A líder mundial Beiersdorf também se destaca no mercado brasileiro com produtos voltados a tratar a celulite e a flacidez.  Um deles é o Nivea Bye Bye Celulite Firmador Com L-Carnitinae Coenzima Q10, que atua diretamente nas células de gordura, ajudando a melhorar o aspecto da celulite e a firmeza da pele, além de manter sua elasticidade e ajudar na prevenção da formação de novas celulites.  Sua fórmula conta com  Coenzima Q10 que estimula a renovação celular e a combinação de Extrato de Lótus e L-Carnitina, que transformam gordura em energia, ajudando a reduzir a gordura localizada.

Para combater a flacidez, Nivea oferece o Hidratante Firmador Q10 com Vitamina C, com versões para pele seca e para todos os tipos de pele. As formulações trazem os benefícios dos antioxidantes Q10 e Vitamina C, que combatem os radicais livres, prometendo melhorar a elasticidade da pele em dez dias. A versão para pele seca conta ainda com óleo de amêndoas.

Dermocosméticos e indiebrands

O que se percebe é que, muito mais do que as empresas de produtos massa, marcas de dermocosméticos e voltadas para o mercado estético profissional sãoas mais dispostas a lançar produtos com ingredientes ativos específicos para tratar a celulite, gordura localizada e flacidez.

A Bel Col, por exemplo, oferece o Multicream Bel Col, com Cafeisilane C, ginkgobiloba, centella asiática, gengibre, algas marinhas e óleo essencial de lavanda, que é indicado principalmente para o auxilio na redução da celulite, da gordura localizada e da flacidez, ativando a microcirculação, promovendo ação anti-inflamatória e hidratante, normalizando a produção de colágeno, reduzindo medidas e celulite, além de desintoxicar, estimular, energizar, regenerar e manter o tecido cutâneo.

Já o Hot Slim, da Buona Vita, é um creme para massagem com Nicotinato de Metila, cafeína, óleo de semente de uva, extrato de cravo-da-índia, gengibre e efosfatidilcolina. O produto promove o aquecimento da pele, melhora a circulação periférica e contribui para uma melhor absorção da cafeína, que reativa o mecanismo celular, causa lipólise dos triglicerídeos e reduz o tamanho das células de gordura, auxiliando nos tratamentos de redução da celulite e da gordura localizada.

Lipofeme Creme Firmante, da Extratos da Terra, promete promover efeito lifting no corpo e minimizar o envelhecimento cutâneo.  Formulado para combater a flacidez e aumentar a elasticidade da pele, combina quatro ativos: DMAE nanoencapsulado, complexo de elastina e colágeno, Xantalgosil e Hydroxyprolisilane. De acordo com testes de eficácia, 93% dos voluntários sentiram a pele mais firme em apenas quatro semanas.

O Raavi Gel Creme Fittie atua na quebra de adipócito, auxiliando na redução de medidas e na organização das fibras de colágeno. Sua formulação traz cafeína nanoencapsulada, combinada com Hydroxyprolisilane, centella asiática e os óleos de semente de abóbora, de amêndoas doces e de girassol,que agem  para redução de medidas, firmeza, elasticidade.

Três frentes de ação

A estratégia para o desenvolvimento de produtos para combater a celulite, segundo Sonia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia e perfumista, é entender quais são as três frentes ações possíveis. A primeira delas é a melhora do relevo cutâneo. “Conseguimos isso por meio do aporte de substâncias restauradoras do manto hidrolipídico e também de ingredientes que imediatamente melhoram a homogeneidade da superfície da pele, como ácido hialurônico e seus derivados, NMF (PCA sódico), aminoácidos, peptídeos específicos, vitaminas hidrofílicas e compostos lipofílicos, entre outros”.

Sonia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia e perfumista

“A segunda ação é a ativação da lipólise, onde reina a clássica cafeína em todas as suas formas de aporte, como liposomas, nanosferas e também blends que associam outros compostos sinérgicos”, explica. A melhora da drenagem de toxinas, para a qual figuram os clássicos extratos vegetais e melhoradores da microcirculação periférica, é a terceira ação.

“Sempre é importante citar que a celulite está intimamente ligada aos ciclos hormonais femininos, nos quais o impacto estrogênico atua como modificador negativo para o aspecto da geral da pele”, completa.

Ativo combinado

Na plataforma de especialidades cosméticas, desenvolvida pela Brenntag, um dos destaques é o Slim EC3, um ingrediente ativo que auxilia na eliminação da gordura corporal, reunindo a ação de três ingredientes ativos: óleo de camélia, carnitina e esculina, que apresentam mecanismos de ação diferentes, que combinados irão promover a quebra e a eliminação da gordura.

Norma Clarice, especialista de Laboratório da Brenntag

Segundo Norma Clarice, especialista de Laboratório da Brenntag, o óleo de camélia é composto por 80% de ácido oleico (C18), um ácido graxo de cadeia longa que é capaz de ativar os receptores responsáveis pela quebra do triglicerídeo. “Estudos recentes mostram que uma das rotas de mobilização da gordura é através dos FFAR (Free Fatty Acid Receptor), receptores de ácido graxo livre que são expressos em vários tecidos, principalmente o adiposo. Estes receptores são ativados por ácidos graxos saturados e insaturados de cadeia longa (C18-22) e realizam a quebra do triglicerídeo em frações menores, como diglicerídeos e monoglicerídeos. Essas frações menores são mais facilmente eliminadas pelo organismo”, explica.

A carnitina, por sua vez, é responsável por transportar ácidos graxos livres provenientes pela quebra dos triglicerídeos para a mitocôndria, facilitando a oxidação e a geração de adenosina trifosfato (ATP). Dessa forma, irá evitar que os ácidos graxos livres sejam revertidos em triglicerídeos. “Complementando, temos a esculina que, assim como a cartinina, favorece a eliminação desses ácidos graxos livres, uma vez que promove a microcirculação e a drenagem”.

Norma ressalta que um estudo clínico realizado com gel redutor contendo 5% de Slim EC3 em associação com 3% de cafeína, em 25 voluntárias, que aplicaram o produto duas vezes ao dia, demonstrou sua eficácia. “Após 56 dias, 68% das voluntárias apresentaram diminuição significativa na profundidade da depressão da celulite”.

Além do Slim EC3, Norma lembra que a Brenntag também conta com soluções dentro de seu portfólio de ativos para firmeza e elasticidade da pele. Em sua linha de óleos e manteigas vegetais, é possível encontrar diversas opções de ingredientes naturais ricos em ácidos graxos, nutrientes e proteínas. “São hidratantes altamente eficazes e com nutrientes necessários para promover maciez e hidratação para atender quem busca melhora da saúde e equilíbrio da pele com visíveis melhorias de textura e firmeza”, completa.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros