Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationCiência e Tecnologia DestaqueComo a Tecnologia está Revolucionando Cosméticos Sustentáveis

Como a Tecnologia está Revolucionando Cosméticos Sustentáveis

  • Written by:

Como podemos alavancar a tecnologia para ajudar a humanidade ao mesmo tempo em que protegemos a natureza? Na indústria de cosméticos, nós aprendemos que quanto mais inovações tecnológicas são derivadas da Mãe Natureza sem prejudicá-la, melhor é o resultado para o consumidor final. Esse é o caso de esqualano, oriundo do esqualeno, parte da nossa hidratação natural da pele. Com a idade, nossa produção de esqualeno, que tem seu pico aproximadamente aos 20 anos de idade, decresce e consequentemente deixa a pele mais ressecada e vulnerável.

O esqualano pode ser encontrado na natureza tanto no fígado de tubarões, quanto em plantas. Devido às crescentes pressões de proteção à vida marinha, os animais deixaram de ser fontes viáveis. Não importa de onde venha, o esqualeno é instável. Quando o esqualeno é hidrogenado se converte em uma forma mais estável e amigável à pele chamada “esqualano”.

O desafio da ciência tem sido buscar fontes alternativas, seguras e sustentáveis de esqualano. O resultado foi a tecnologia agora empregada pela Aprinnova para produzir Esqualano sustentável de origem natural usando cana-de-açúcar renovável. A mesma tecnologia também produziu um fluído alternativo ao silicone, Hemisqualano. Disponível na marca Neossance™, esses dois ingredientes são frutos de economia circular e de fermentação biológica.

Com certificações ECOCERT e Bio-based pelo USDA, os ingredientes Neossance™ entregam desempenho e sustentabilidade por múltiplas razões: cultivo de cana de açúcar no Brasil não requer irrigação e representa o mais elevado nível de biomassa por hectare dentre todas as fontes de açúcar.  Além disso, os resíduos da produção são convertidos em eletricidade para alimentar a planta e a comunidade local, sendo que o processo de fermentação de cana de açúcar gera significativamente menos gases de efeito estufa em comparação com os similares produzidos a partir de petróleo.

Em aplicações cosméticas, eles podem ser usados como alternativa perfeita para emolientes derivados do petróleo, parafinas e silicones. Neossance™ Squalane é um potente hidratante com sensorial leve e benefícios comprovados para tratamento de pele como ação anti-envelhecimento com redução de rugas, agente de renovação celular, levando à diminuição de aspereza e melhora na elasticidade da pele. Neossance™ Hemisqualane é um emoliente  leve usado como alternativa para hidrocarbonetos com base em petróleo como isohexadecane e cyclomethicone. Para aplicações em cabelo, Hemisqualano oferece benefícios em penteabilidade, proteção da cor, toque sedoso e macio. Hemisqualano inclusive tem propriedades de limpeza excelentes para remoção de maquiagem. Hoje, Esqualano e Hemisqualano da marca Neossance™ são usados tanto por grandes marcas globais quanto por marcas de cuidados de pele de maior crescimento no mundo. As marcas no Brasil agora também podem facilmente oferecer os resultados direcionados por tecnologia sustentável demandados por consumidores.

As matérias-primas da Aprinnova são distribuídas no Brasil pela Dinaco. Neossance™ Hemisqualane já recebeu prêmio de inovação sustentável da SEPAWA (Soap, Perfume, Cosmetic and Detergent Experts Association) na Europa e da Cosmetics Design.

Aprinnova, uma joint-venture da Nikkol e da Amyris, é a fabricante líder em alternativas a silicone e emolientes de alta performance, naturais e sustentáveis. A missão da Aprinnova é oferecer soluções sustentáveis para marcas responsáveis sem comprometer custo ou desempenho.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros