Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn

Consumo na nova classe média brasileira

  • Written by:

Em uma geração, assistimos a uma prodigiosa alteração nos paradigmas de compra e venda no Brasil. Esse processo teve início ainda na década de 1990, quando da implantação do plano Real com o efetivo controle da inflação. Radicalizou-se com os programas estatais de transferência de renda, como o Bolsa Família, e, sobretudo, pela geração massiva de empregos formais e do aumento real do salário mínimo.

Uma constatação óbvia mas que muitas vezes não é levada em conta é que a nova classe média brasileira (ou classe C) só existe porque milhões de brasileiros saíram da pobreza. Hoje, a Classe C incorpora 53,9% dos brasileiros. Somado este grupo majoritário ao das classes D e E, compõe-se um exército consumidor que em 2013 movimentou R$ 1,27 trilhões. O “BRASIL CDE” seria o 8º maior país do mundo em população e o 16º em consumo. Estaria portando no G20 do consumo mundial. Em outras palavras. As empresas que conseguirem hoje, ser parceiras da melhora de qualidade de vida da Base da Pirâmide tem muito mais chance de ser líder de mercado amanhã.

Confira abaixo o panorama mais recente da Nova Classe Média Brasileira (dados 2013/2014).

Aproveite e veja também:

Os 07 mitos da Nova Classe Média

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company