Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationFragrânciasContexa desenvolve novo processo de dosagem de perfumes

Contexa desenvolve novo processo de dosagem de perfumes

  • Written by:
Antigo engenheiro de projetos da empresa Firmenich, Daniel Schupbach, fundador da Contexa, teve a ideia de revolucionar a dosagem de líquidos para a fabricação de perfumes e de aromas alimentares industriais. “Para criar um perfume ou um aroma, é necessário mesclar entre 30 e 50 ingredientes de uma gama de 1500 matérias primas disponíveis.

Até agora, este trabalho era efetuado por um preparador que pesava um a um os diferentes ingredientes. Nós desenvolvemos um sistema volumétrico com base em seringas independentes e autônomas, que permitem dosar e injetar simultaneamente estes produtos no recipiente final”, explica.

O resultado é um ganho considerável de tempo (3 minutos ao invés de uma hora) e uma precisão de alguns miligramas, ou seja, dez vezes menos do que uma gota d’água, para volumes que chegam a várias centenas de quilos em uma única máquina. “São máquinas muito inovadoras que nos permitem realizar grandes ganhos de produtividade, garantindo, ao mesmo tempo, uma excelente qualidade de produção”, enfatiza John Vernieri, o responsável de operações da firma Givaudan.

Líder mundial no ramo da perfumaria e também baseada em Genebra, a Givaudan já adquiriu uma dezena de robôs da Contexa para suas fábricas na Europa, na América do Norte e na Ásia. “Graças a esse tipo de robôs, nós testamos e elaboramos os componentes olfativos que encontramos em vários produtos do dia-a-dia: perfumes, colônias ou ainda produtos de limpeza doméstica”, acentua Vernieri.

Fonte: Swissinfo.ch

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros