Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationEmpresas & NegóciosCosméticos Sustentáveis da Floresta Tropical

Cosméticos Sustentáveis da Floresta Tropical

  • Written by:

Symrise promove biodiversidade da região amazônica

Em apoio à agricultura sustentável na região amazônica, a Symrise lançou em outubro de 2017 um projeto de três anos que ajudará os agricultores a diversificar e melhorar seus produtos. Para tanto, a Symrise fez parceria com a Natura, fabricante brasileira de cosméticos, e com a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ). O objetivo deste projeto, além de promover a proteção da floresta tropical é melhorar de forma significativa a criação de valor para os agricultores e cooperativas locais.

A região amazônica é conhecida por sua biodiversidade, onde 80% da flora e fauna do Brasil podem ser encontradas. Ela se estende por quase dois terços do país – por enquanto. O contínuo desmatamento e a falta de práticas sustentáveis de uso dos recursos naturais estão ameaçando essa maravilha inigualável da natureza. Grandes faixas de vegetação natural foram perdidas nas últimas décadas. Na contrapartida desse movimento, a Symrise lançou um programa apoiado pelo departamento governamental de ajuda ao desenvolvimento para proteger a floresta brasileira.

A empresa se associou com a Natura, fabricante brasileira de cosméticos, e a Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) para este projeto. Elas estão trabalhando para apoiar a agricultura sustentável na região amazônica. A ideia é restabelecer a vegetação natural ao longo da Rodovia Transamazônica e nas regiões nordeste do Pará e Ponta do Albunã através de um cultivo modificado da terra e ações de reflorestamento. Com a ajuda de novas tecnologias, os agricultores e as cooperativas aprenderão sobre uma forma de cultivo mais eficiente. Isso aumentará seus rendimentos e fará com que estabilizem sua subsistência. O resultado é, portanto, sustentável para as pessoas e para o meio ambiente.

Aumento da lucratividade com expertise e tecnologia

No passado, as técnicas sustentáveis não eram suficientemente competitivas para oferecer aos agricultores locais uma alternativa econômica ao cultivo extensivo e ao desmatamento das florestas. Cooperativas que optam por este tipo de cultivo tendem a se concentrar em produtos individuais ou procuram tornar o processo de fabricação sustentável em partes. O objetivo do projeto da Symrise é, portanto tornar rentável toda a cadeia de valor. Isso era quase impossível para agricultores e pequenas fazendas que não possuíam equipamento técnico adequado ou suporte ao gerenciamento. Dessa forma, a Symrise e a Natura estão oferecendo in loco às cooperativas, conhecimentos técnicos sobre equipamentos e gerenciamento. A GIZ irá capacitar os agricultores no Brasil e tratar da ajuda governamental.

Definindo novos padrões

Todos se beneficiam desse projeto. Os clientes nos países compradores querem matérias-primas de fonte sustentável. As empresas que importam produtos da região amazônica buscam cumprir não só padrões de sustentabilidade, mas também melhores padrões de qualidade. Os 14 parceiros nas cooperativas locais, das quais dependem mais de mil famílias, também devem aumentar suas vendas em 20% e obter a certificação da União para o Biocomércio Ético (UEBT). Ao mesmo tempo, os parceiros estão apoiando a reutilização de materiais com a criação de novos produtos feitos a partir do que, em outro contexto, teria sido descartado.

A Symrise está envolvida neste projeto para proteger a floresta amazônica, mas também está vinculada à expansão dos atuais modelos de negócios. O cultivo modificado da terra ajuda a formar uma criação de valor sustentável na indústria de cosméticos. A empresa une a proteção da biodiversidade com a pesquisa de matérias-primas para perfumar e cuidar – em harmonia com a natureza. “É importante envolver todas os potenciais interessados neste projeto. Reformular e melhorar os processos e conhecimentos técnicos nas comunidades é uma grande oportunidade para todos “, diz Adelino K. Nakano, Diretor Regional de Inovação da Symrise.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros