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Cosmetic InnovationInternacional RadarEspecial Parte 1: 5 Tendências em Beleza & Bem-Estar

Especial Parte 1: 5 Tendências em Beleza & Bem-Estar

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A indústria do bem-estar está avaliada em US$ 3,72 trilhões, de acordo com o Global Wellness Institute (GWI), e está focada em enriquecer as mentes, corpos e espíritos das pessoas com soluções que ajudam a prevenir e / ou atrasar os impactos de doenças físicas e mentais, ambientais e sociais, de agentes estressores e do envelhecimento cronológico.

O bem-estar tem faces com todos os setores, do setor imobiliário à nutrição, das iniciativas de fitness ao local de trabalho, e qualquer um que tenha assistido a anúncios de cerveja percebe que até mesmo esse mercado está alcançando o consumidor de bem-estar.

Oportunidade maciça do mercado

Segundo o GWI, beleza e anti-envelhecimento compõem a maior parte do mercado de bem-estar, como vemos abaixo:

  • Beleza e Anti-Envelhecimento (US$ 999 bilhões)
  • Alimentação Saudável, Nutrição e Perda de Peso (US$ 648 bilhões)
  • Turismo de bem-estar (US$ 563 bilhões)
  • Fitness e Corpo&Mente (US$ 542 bilhões)
  • Medicina Preventiva e Personalizada e Saúde Pública (US$ 534 bilhões)
  • Medicina Complementar e Alternativa (US$ 199 bilhões)
  • Bem-estar Imobiliário (US$ 119 bilhões),Indústria de Spa (US$99 bilhões), Estâncias Térmicas / Minerais (US$ 51 bilhões), Bem-estar no local de trabalho (US$ 43 bilhões)

Quando Beth McGroarty, diretora de pesquisa da GWI, foi recentemente entrevistada, ela disse que o bem-estar se beneficia dos altos custos dos serviços de saúde e do posicionamento inteligente de estilos de vida saudáveis, como algo moderno.

Na verdade, o marketing de bem-estar fez o que os profissionais de saúde convencionais até agora não conseguiram: tomar decisões saudáveis ​​e parecer a opção mais divertida.

Como o bem-estar é um conceito tão amplo e inclusivo, torna-se importante mergulhar em cinco tendências principais de beleza para entender como isso se manifesta na esfera da pesquisa e do mercado.

# 1. Sono da Beleza

Conceitos de beleza focados no sono. “Quem aqui teve uma boa noite de sono na noite passada?” A Associação do Sono afirma que 70 milhões de adultos norte-americanos sofrem de distúrbios do sono, incluindo insônia e apnéia, mas isso não inclui o número de adultos – e crianças – que simplesmente não recebem as oito a 14 horas exigidas, dependendo das categorias de idade. Isso compreende uma grande oportunidade. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as marcas e varejistas responderam.

Por que dormir importa

Há uma razão pela qual a frase “sono da beleza” existe, pois existe uma correlação direta entre o sono de qualidade e a condição da pele. A ênfase aqui é no sono de “qualidade”, como é em um estágio particular do sono, onde a pele realmente se regenera.

Na verdade, existem cinco estágios de sono, e temos que passar por alguns para chegar à parte boa. O primeiro estágio é o sono leve, onde a respiração é normal. O sono mais profundo pode ser encontrado no estágio dois, onde a respiração diminui e o dormente é mais difícil de acordar; no entanto, são os estágios três e quatro onde a pele se regenera.

Esses estágios são conhecidos como ondas lentas, ou sono delta, e são críticos para a pele saudável ao acordar. É claro que o estágiocinco é o sono do movimento rápido dos olhos (REM) que todos conhecemos, no qual os sonhos acontecem.

A razão pela qual as células se regeneram durante os estágios três e quatro é porque o corpo entra em ação na produção do hormônio de crescimento humano (GH) para ajudar a reparar os tecidos do corpo. O GH é responsável pelo desenvolvimento normal da pele. Em uma taxa reduzida, a função de barreira é prejudicada.

O sono regula os hormônios. O cortisol, por exemplo, cai drasticamente durante o sono, por isso a falta de sono aumenta o cortisol. O aumento do cortisol quebra o colágeno e a elastina, aumenta a inflamação, aumenta a produção de óleo e retarda a cicatrização.

A falta de sono também pode reduzir a circulação. Isso resulta em menos oxigênio e nutrientes chegando à pele, fazendo com que pareça sem graça. Também resulta em menor cicatrização de feridas. O sistema linfático também funciona na capacidade ideal durante o sono; portanto, menor drenagem linfática resulta em acúmulo de líquido ou inchaço no organismo.

Inovação em Produtos

A Dermalogica Skin Care aproveitou outra tendência de beleza que não abordamos aqui – o bem-estar conectado – para odesenvolvimento de seu aplicativo de bem-estar, o SoundSle-epCocoon, que visa oferecer uma melhor noite de sono aos usuários. O aplicativo compartilha dicas para um sono melhor, instruções para uma massagem de sono “faça você mesmo” e batidas binaurais (que utilizam os dois ouvidos).

Os sons supostamente usam duas freqüências diferentes e uma faixa de áudio de fundo para ajudar os usuários do aplicativo a adormecer. Criticamente, ele pode ser combinado com o gel-creme da Dermalogica, que utiliza tecnologia de encapsulamento ativada por movimento para liberar óleos essenciais à medida que os consumidores se movimentam durante o sono.

Enquanto isso, a Dream Water lançou a Dream Water Beauty, um shot de beleza para o momento do sono que envolve benefícios para o cabelo, pele, unhas e colágeno.

O shot de beleza é um shot líquido de 0 caloria, formulado com a mistura natural SleepStat Natural Blend da empresa, composta porácido gama-aminobutírico (GABA), um neurotransmissor crítico para minimizar o que é chamado de excitabilidade neuronal; melatonina e 5-HTP (ou 5-Hidroxitriptofano), um aminoácido que desempenha um papel fundamental na biossíntese da serotonina; bem como ingredientes relacionados à beleza para o cabelo, pele / colágeno e unhas, incluindo biotina, ácido hialurônico, extrato de sílica debambu, bitartarato de colina e Juvecol, um proteoglicano derivado da cartilagem do nariz de salmão japonês, que supostamente apoia a saúde das articulações e da pele.

Dos homens pesquisados, 74% disseram que a ideia de tomar um suplemento para saúde ou beleza da pele era normal, em comparação com 58% das mulheres.

Sono no Varejo

Os conceitos de sono também são uma área quente para os varejistas. No ano passado, quando a CVS apresentou seu conceito “melhor para você”, abrangia todas as categorias de varejistas, incluindo alimentos e bebidas, beleza, suplementos alimentares que oferecem benefícios para cabelos e pele, além de uma seleção expandida focada no sono.

Embora não houvesse marcas específicas de beleza na seção de sono a partir do lançamento – o que pode ter sido uma oportunidade perdida para o varejo de categorias cruzadas – havia uma visão mais holística do sono, que incluía suplementos de sono com melatonina, umidificadores, simuladores de luz solar e travesseiros terapêuticos.

Logo depois, a varejista conceitual Story, que logo depois foi adquirida pela Macy’s, lançou seu tema Beauty Story em cooperação com a Coty. A loja misturou livremente marcas de beleza de massa e beleza premium em um único espaço e criou uma integração de bem-estar, fazendo uma co-curadoria focada no sono, em cooperação com a Smart Nora; esta produz uma tecnologia anti-ronco, além de fronhas de seda e travesseiros. Estes foram vendidos ao lado de produtos de skincare e outros produtos orientados para a beleza, oferecendo um conceito mais holístico para os compradores.

Genes-Relógio e Beleza

Então, como melhorar o sono com um ingrediente tópico? Não é possível, mas é possível melhorar a aparência da pele que passou porpouco sono.

Os cientistas descobriram uma maneira de explorar o ritmo circadiano das células da pele, em grande parte devido à pesquisa em torno dos genes-relógio. Em 2017, o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina foi concedido a Jeffrey C. Hall, Michael Rosbash e Michael W. Young, por sua identificação do gene-relógio, que controla o ritmo biológico diário da célula.

Inovação em Ingredientes para o Sono

Vamos agora abordar a inovação em ingredientes que controlam os ritmos biológicos da célula. Descobriu-se que a luz azul atrapalha o ritmo circadiano.

Foi também descoberto que a planta sul-coreana Lespedeza capitata é capaz de ressincronizar o ritmo circadiano das células da pele,para combater os efeitos da luz azul. O seu extrato conseguiu reduzir o inchaço, reduzir as olheiras e melhorar a aparência da pele.

Outro extrato, de Vitis vinifera, parece aprimorar a ação dos genes-relógio, melhorando o ritmo biológico, resultando em aumento da produção de colágeno, função de barreira e brilho da pele.

Acredita-se também que a proteína de levedura hidrolisada mantém a sincronização adequada dos reguladores do dia para a noite, para melhorar a renovação e a proteção da pele. 

# 2. De Dentro para Fora

Nutricosméticos, suplementos estão longe de ser novos. No entanto, a confluência de bem-estar e beleza finalmente deu ao segmento seu momento de brilhar.

Embora ainda existam desafios semelhantes aos dos produtos farmacêuticos tradicionais – ou seja, a consistência do usuário ao tomar a dose recomendada, conforme sugerido -, não há dúvida de que a facilidade, a conveniência e a portabilidade dos produtos ingeríveis são atraentes para o consumidor atual.

Pesquisa sobre a Beleza de Dentro para Fora

Um estudo da Universidade de Sydney, de 2016, mostrou como os macronutrientes afetam a pele. A degradação da pele foi reduzida quando ratos consumiram 50% de proteína, 25% de carboidratos e 25% de gorduras.

Pele, cabelo e unhas são proteínas, então o corpo precisa de proteína como estrutura fundamental para os mesmos. Zoe Draelos observou que um problema muito comum é ver pessoas que estão em uma dieta incompleta, com unhas e cabelos frágeis em virtude da falta de proteína.

Além dos macronutrientes, está provado que a ingestão de antioxidantes é importante para prevenir a oxidação do corpo e da pele. Estudos científicos mostraram que o consumo de produtos finais anti-glicação (AGEs) evita o envelhecimento prematuro do corpo e da pele.

Não Existe Tamanho Único

Sabemos que a comida e a suplementação podem proporcionar benefícios à beleza, mas essa não é uma abordagem generalista.

As quantidades necessárias diferem por idade e, claro, gravidade da condição. Além disso, deve-se notar que a inovação não é abundante em ingredientes nutricosméticos. Isso porque novos alimentos e vitaminas não estão entrando em massa no mercado.

Em vez disso, a inovação chega até o consumidor na forma de novos produtos finais, entrega ou fornecimento de um ingrediente tradicional oriundo de culturas globais.

Pesquisas recentes analisaram o gengibre chinês, ou Boerenbergia pandurata, e descobriram que ele teria benefícios adicionais de beleza. Anteriormente, foi demonstrada sua ação de supressão do fotoenvelhecimento, quando ingerido. Através de sua panduratina A, um estimulante natural da proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina (AMPK), foi demonstrado que ele aumenta a hidratação e diminui a formação de rugas.

A Nutrinovate lançou sua linha de Resveratrol (Reserol), que usa uma tecnologia de filme funcional, para disponibilizar o Resveratrol no interior da bochecha. A empresa promovia sua facilidade de uso, biodisponibilidade e disseminação direta na corrente sanguínea.

Em 2017, a Robertet apresentou o Beauty Shot Concept, que contém Lipowheat, um ingrediente natural que concentra fitoceramidas e glicolipídios. O Lipowheat é conhecido por melhorar a hidratação da pele, a radiância e reduzir as rugas.

Outro estudo recente mostrou que a combinação de carotenóides com filtro solar possui um efeito sinérgico. O estudo mostrou que os carotenóides podem ajudar a proteger a pele do estresse oxidativo.

Ingeríveis para Homens

Enquanto passamos muito do nosso tempo discutindo as mulheres em nossa pesquisa, um estudo recente da Lycored, uma produtora de produtos de bem-estar à base de carotenóides, com sede em New Jersey, sugere que essa mentalidade não mudou.

Quatrocentos e oitenta consumidores do Reino Unido e da França foram pesquisados ​​sobre suas atitudes em relação ao cuidado da pele, saúde e aparência. Dos homens pesquisados, 74% disseram que a ideia de tomar um suplemento para saúde ou beleza da pele era normal, em comparação com 58% das mulheres.

Além disso, 37% dos homens afirmaram desejar gastar menos tempo com suas rotinas de cuidados com a pele, em comparação com 28% das mulheres; e os homens pesquisados ​​não eram menos propensos do que as mulheres a pagar por produtos de qualidade, com 26% em ambos os grupos gastando mais do que o equivalente a US$ 27 por mês em cuidados com a pele.

Em última análise, os suplementos permitem que os homens simplifiquem suas rotinas de higiene com um formato de produto fácil e sem complicações, que provavelmente lhes é familiar nas áreas da nutrição e da boa forma.

Não é uma Reflexão Tardia

A Tula também assumiu a liderança do movimento “beleza de dentro para fora”, lançando seus suplementos Daily Probiotic & Skin Health Complex. Os produtos supostamente ajudam na saúde digestiva e da pele, com uma mistura de ceramidas para retenção daumidade da pele, vitamina C para o tom e a textura da mesma, Lactobacillus rhamnosus GG para a saúde digestiva, Lactobacillus plantarum para benefícios antienvelhecimento e Bifidobacterium infantis para melhorar o metabolismo e evitar o inchaço após as refeições.

A CEO, Julia Straus, observa que os suplementos não são uma reflexão tardia para as marcas, porque são fáceis para os consumidores incorporarem em suas rotinas cotidianas de bem-estar, sinalizando uma nova maneira de integrar a beleza ao dia-a-dia das pessoas.

De maneira interessante, atualmente é difícil localizar muitos produtos de beleza ingeríveis desenvolvidos para homens, embora muitos varejistas ofereçam suplementos focados nas mulheres ou neutros em termos de gênero, em canais dedicados a consumidores masculinos.

Quando Carlotta Jacobson, presidente da CEW (Cosmetic Executive Women) foi entrevistada, para falar sobre os finalistas do Beauty Awards de 2018 da organização, ela disse: “Pela primeira vez, estamos apresentando um prêmio por um produto nutricosmético – um suplemento nutricional ingerível que sustenta a função e estrutura da pele, cabelos e / ou unhas. Os consumidores estão cada vez mais ligando suas expectativas sobre beleza à saúde e ao bem-estar – e a indústria está respondendo”.

Sun Care de Uso Oral

As marcas estão ficando cada vez mais criativas com seus formatos de produtos.

Por exemplo, a Sundots, uma marca de gomas mastigáveis fundada no Kickstarter, supostamente ajuda a fortalecer a resistência UV da pele de dentro para fora, com a inclusão do extrato de samambaia Polypodium leucotomos, que a empresa descreve como um ingrediente ativo importante na resistência aos danos UV.

Um estudo de dermatologia de 2015, sobre a segurança do extrato e os efeitos sobre o combate à exposição à radiação UV, concluiu: “O extrato de Polypodium leucotomos de 240mg, duas vezes ao dia, durante 60 dias, foi um meio seguro e eficaz para reduzir os efeitos nocivos da radiação ultravioleta”.

E a Sundots cita um estudo de 2017 que “encontrou 76% menos novas células queimadas pelo sol em pacientes que tomaram polypodium”.

Outras marcas alavancaram o ingrediente para produtos em formato de suplemento, incluindo o Heliocare’s Sun Protection Pills, que supostamente melhora a tolerância do corpo aos raios UV para evitar a pele danificada pelo sol. Essa marca é clara em alertar, no entanto, “Embora os comprimidos da Heliocare ajudem na prevenção aos danos causados ​​pelo sol, eles não substituem o filtro solar. Recomendamos aplicar um protetor solar tópico com FPS para resultados máximos”.

A Hum Nutrition também inclui o ingrediente em seu Suplemento Anti-Envelhecimento Turn Back Time, que a marca alega proteger a pele contra os danos UV, estresse e poluição.

O toque da Sundots no segmento é tornar o suplemento um produto gostoso e mastigável, em vez do formato de suplemento um pouco menos amigável e palatável, que pode ser um impedimento para aqueles que têm dificuldade ou uma aversão a engolir comprimidos. 

# 3. Simplesmente Bonito

Jony Ive, o designer industrial por trás de muitos produtos icônicos da Apple, tem nos habituado a designs e experiências clean e minimalistas, que servem para esconder a sua complexidade. Assim como o bem-estar, a simplicidade agora abrange todos os setores e todos os elementos do design. De fato, está no centro da revolução da rotulagem clean e dos alimentos e bebidas transparentes.

A simplicidade também funciona como um alívio para os consumidores sobrecarregados de informações que, por sua vez, respondem bem a embalagens com amplo espaço em branco e nomes de produtos simplificados que explicam precisamente o que um produto é e faz.

Como apontou Kseniia Galenytska, analista sênior de beleza e moda da Euromonitor, não é preciso ir além da Rx Bar, uma marca de barras de cereais que lista seus principais ingredientes e o claim “No BS – sem porcarias” na frente da embalagem, sinalizando simplicidade e transparência. Notavelmente, a Rx Bar foi um completo fracasso em seu mercado até que mudou uma coisa: sua embalagem. Só isso mudou sua narrativa e alavancou a marca para o nível mais alto da lucrativa categoria de barras alimentícias.

A S.W. Basics levou este conceito a sério e lançou uma gama de produtos restringindo seus ingredientes-chave a dígitos únicos. Seus 3 ingredientes principais são mostrados na frente da embalagem.

No mercado, marcas simplificadas alcançaram sucesso. Larissa Jensen, diretora executiva do NPD Group e analista do setor de beleza, destacou que as vendas de fragrâncias de prestígio de notas únicas cresceram 13% no ano passado, em comparação com os 6% da categoria total.

Essa tendência se sobrepôs ao movimento da fragrância sem fragrância, que procura criar um perfume sem deixar o cheiro do usuárioparecido com qualquer coisa em particular. Um exemplo recente é o de Juliette Has a Gun “Not a Perfume”, que inclui uma única nota, a Cetalox da Firmenich, que é normalmente usada como nota de base.

Segundo a marca, “Esta fragrância minimalista, fresca e clean é hipoalergênica e ideal para aqueles que normalmente não usam perfume… Aqui ela desempenha o papel principal para uma fragrância que facilmente satisfará os gostos mais difíceis, e particularmente aqueles que preferem discrição sobre complexidade.”

Como formular de maneira simples

A chave, obviamente, para a simplificação de fórmulas é escolher ingredientes que fazem mais. Para esse fim, os formuladores estão procurando ingredientes cosméticos multifuncionais, e os fornecedores de matérias-primas responderam a essa chamada.

Quando escolhidos adequadamente, os surfactantes de silicone diminuem a tensão superficial das fases oleosa e aquosa, resultando em formulações com melhor espalhabilidade, propriedades de hidratação e estética desejada.

Em outros lugares, um emulsificante a frio foi criado usando álcool cetearílico, estearato de glicerila, ceteth-20, poliacrilato de sódio, fosfato de hidroxipropilamido e óleo de semente de Crambe abyssinica para facilitar a formulação de múltiplas texturas, de fluido a manteiga. É um emulsificante óleo / água, baseado na tecnologia de emulsão Pickering, que suporta o desenvolvimento a frio e reduz o impacto ambiental e os custos de processamento. Seus cristais lipídicos são finamente divididos e absorvidos interfacialmente, permitindo a estabilização da alta concentração de óleo e a redução da irritação da pele. As formulações resultantes são altamente hidratantes e possuem capacidade de reparo de barreira.

Um butileno glicol de alta pureza, naturalmente derivado, foi criado a partir de um processo de fermentação de açúcar sustentável e renovável. O material resultante pode ser usado em várias aplicações de produtos, incluindo cuidados com a pele, onde ele serve como um umectante, um conservante, solubilizante ou estabilizador.

Recentemente, um pentilenoglicol (1,2-alcanodiol) foi lançado como um ingrediente cosmético multifuncional para pele e cabelo, com função como estabilizador de emulsão, solvente e um antimicrobiano de amplo espectro. É também um excelente hidratante para a pele e reduz o tamanho das partículas da emulsão, o que ajuda a alcançar uma melhor estabilidade e melhora a estética da formulação. Isso funciona sinergicamente com conservantes para aumentar a biodisponibilidade dos ativos cosméticos, uma vez que também melhora a resistência à água das formulações de filtros solares.

A Parte 2 desta Matéria Especial será publicada na CI News da próxima semana.

Fonte: GCI Magazine

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