Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia DestaqueEstudo recente revela novo método para caracterizar a performance de produtos capilares: a Sonificação

Estudo recente revela novo método para caracterizar a performance de produtos capilares: a Sonificação

  • Written by:
Este estudo* foi publicado na íntegra na IFSCC Magazine (Volume 20 / Número 1 / Março de 2017), e realizado por cientistas japoneses e franceses, vinculados ao Ide Sound Institute, no Japão, e a dois institutos de pesquisa e inovação da LÓréal, no Japão e na França.

Ao avaliar a performance de produtos cosméticos, os consumidores usam vários sentidos combinados (visão, tato e olfato), todos eles contribuindo para uma apreciação global dos produtos. Uma avaliação instrumental é usada para caracterizar o desempenho do produto, dividindo-o nesses diferentes sentidos.

No entanto, a nova abordagem utilizada neste estudo, denominada “sonificação”, inverte este conceito. Ela utiliza o “som”, com base nos dados de medição, para proporcionar uma experiência sensorial aumentada através da audição e, como consequência, melhorar ainda mais a viagem sensorial do consumidor.

Este é o primeiro experimento projetado para conectar a avaliação cosmética científica ao “Kansei” (a Engenharia Kansei tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento de produtos, por meio da tradução dos sentimentos psicológicos e necessidades dos consumidores ao design e características do produto em questão) e à emoção do consumidor. Neste estudo, os atritos das superfícies de um cabelo natural e de um cabelo descolorido foram medidos e convertidos em som, como um tom de harpa. Um cabelo natural mostrou um coeficiente de atrito de 0,40, que foi traduzido como uma frequência de 568Hz, enquanto a superfície de um cabelo moderadamente danificado mostrou coeficiente de atrito de 0,55, traduzido como 1.760Hz.

Os valores do coeficiente de atrito também foram convertidos em sinais, a fim de se fazer um espectrograma. A partir do espectrograma, foi encontrado o padrão de frequência pessoal, que está relacionado com a melodia pessoal.

Usando este novo método, é possível converter, com sucesso, dados científicos de medição em som, proporcionando, potencialmente, uma nova experiência de usuário com essa abordagem.

*Autores: Mariko Nomura, Akiko Kamigori e Damien Velleman (Nihon L’Oréal Research and Innovation, Kawasaki, Japão); Hiroaki Ide, Konomi Isshiki, Fumihisa Tanaka e Sakie Uragami (EL PRODUCE Inc., Ide Sound Institute, Tóquio, Japão); Frederic Flament PhD (L’Oréal Research and Innovation, Chevilly-Larue, França).

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company