Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationEuromonitor RadarEuromonitor aborda megatendência consumo consciente

Euromonitor aborda megatendência consumo consciente

  • Written by:

Consumidores e empresas estão, cada vez mais, aumentando a importância dada a valores éticos e morais. Isto se traduz em decisões de compra moldadas por preocupações com o meio ambiente, sustentabilidade, proteção animal, modos de produção e condições de trabalho das empresas, além de um desejo de impactar positivamente as comunidades e as pessoas.

A megatendência ‘Ethical Living’, ou Consumo Consciente, é impulsionada por três fatores: conhecimento, disponibilidade e acessibilidade.

Surgimento da indústria ética

Mais empresas estão buscando estratégias ambientais autênticas e indo além do simples “green-washing”, criando um caminho para negócios inovadores, lucrativos e sustentáveis a ser seguido por outros. O crescente interesse na conservação de água é uma das formas pelas quais essa tendência se manifesta, seja com grandes nomes dos mercados, como Ford Motor Company, Nestlé, Levi Strauss & Co e Heineken focando na economia de água até pequenos players focados em mercados de nicho cujo objetivo central é ser ético, visando os consumidores “deep-green”.

Beleza com causa

Estabelecida em 2016, a marca Pinch of Colour afirma em seu website ser a primeira marca de beleza “waterless” dos EUA, oferecendo cosméticos incolores enquanto economiza água. Produtos “waterless”, tanto em sua forma quanto funcionalidade, apresentam oportunidades junto aos consumidores preocupados com o meio ambiente, além de gerar uma imagem positiva da marca.

Embora ter uma agenda “ética” não seja mais limitada às empresas de nicho, os esforços das grandes empresas são em pequena escala, ainda que gerem grande repercussão. Aquelas empresas que priorizam as práticas éticas em seus negócios desde o início são percebidas pelos consumidores como mais genuínas que aquelas empresas que parecem adentrar o segmento por apenas necessidade. Isso é crucial para ganhar o consumidor milenar que é se torna cada vez mais influente.

Para saber mais sobre essa e outras megatendências, faça o download gratuito do relatório da Euromonitor:  Megatrend Analysis: Putting the Consumer at the Heart of Business.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros