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FCE Cosmetique se consolida como hub de Inovação 360º para América Latina

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FCE Cosmetique reúne as mais recentes tecnologias em formulações, fragrâncias e embalagens, inaugurando o calendário de lançamentos para América Latina

Tanto os estandes dos expositores quanto o grande público que circulava pelos corredores da 23ª FCE Cosmetique, davam conta da aposta de fornecedores e fabricantes na recuperação do setor de produtos de higiene pessoal, cosméticos e fragrâncias.

Realizada simultaneamente à FCE Pharma pela NürnbergMesse Brasil, entre os dias 22 e 24 de maio, no São Paulo Expo, a FCE Cosmetique, maior plataforma do setor de cosméticos da América Latina, reuniu 18% mais expositores de mais de 500 marcas de ingredientes, serviços e embalagens para mostrar os mais recentes lançamentos globais a um público de mais de 16 mil profissionais.

“Concluímos uma edição histórica para ambas as feiras. Esta foi a maior FCE Pharma de todos os tempos, evidenciando a importância do evento para o mercado”, comenta o presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo. “Já a FCE Cosmetique, 20% maior este ano, trouxe um público ainda mais qualificado para o pavilhão, que pôde entrar em contato com as principais fornecedoras globais de matérias-primas para cosméticos”, comemora Picolo, fazendo o convite para a próxima edição que já tem data marcada: 21 a 23 de maio de 2019, no mesmo local.

O Portal Cosmetic Innovation, mídia digital oficial da FCE Cosmetique, reúne aqui uma amostra das novidades apresentadas por lá.

Beleza de cada momento 

No estande da Brenntag, que teve como tema ”Beauty Around The Clock”, foi possível vivenciar uma jornada de cuidados para quatro momentos distintos do dia (de trabalhar, do work out, da selfie e de relaxar) e experimentar os produtos cosméticos para cada etapa e saber quais são as matérias-primas das soluções. O Glypure, ácido glicólico produzido pela Chemours e distribuído pela Brenntag, foi destaque em dois produtos: na hora de trabalhar, com o sabonete clareador, e na hora da selfie, com uma máscara capilar para hidratação e diminuição volume do cabelo e frizz.

Por penetrar com facilidade na cutícula do cabelo, o Glypure integra-se facilmente à queratina e possibilita que os fios fiquem mais macios, protegidos e com aparência saudável. “Por ter essa facilidade de penetração ao longo do eixo capilar, o ácido glicólico contribui para o aumento da resistência dos fios ao calor. A solução também tem outros benefícios, como a hidratação do couro cabeludo, deixando-o mais saudável e com menos descamação”, explica Ana Beatriz Nascimento, gerente de Soluções Químicas da Chemours. Devido tamanho reduzido de sua molécula, Glypure também tem aplicação cosmética e é utilizado em produtos para pele e unhas.

Segundo Christiane Neves, gerente de negócios da Brenntag, nesta edição do evento, a empresa focou a tendência de cosméticos naturais, destacando as soluções de suas representadas, como a linha Vegelight, composta por alcanos vegetais derivados do coco, uma alternativa aos silicones voláteis.  “Em proteção solar, por exemplo, o Vegelight TiO2, uma dispersão de dióxido de titânio em um alcano vegetal derivado do coco, é possível formular protetores solares livres de filtros químicos”, explicou.

Ela citou vários outros ingredientes alternativos, como as esferas esfoliantes biodegradáveis Celus Bi Sphera, uma alternativa as esferas de polietileno, e o Celus Bi Light Ester, ingrediente originado da planta Perlagonium, que permite reduzir a quantidade de solventes utilizados nas formulações, sendo também um excelente agente de dispersão.

“Também destacamos a linha Cyto Fruit Waters, águas derivadas das frutas, que promovem regeneração celular, ação anti-inflamatória e poder de nutrir e tonificar”, disse a gerente da Brenntag, que mostrou ainda alternativas aos parabenos, como é o caso Neolone PHCG, blend de Phenoxietanol e Caprililglicol, um conservante eficaz para as aplicações sem enxague.

Efeito antiestresse

Focus Química e a DSM, demonstrando a força que estabeleceram com o acordo de distribuição, compartilharam o estande na FCE Cosmetique.  Entre os benefícios do acordo, está a disponibilização pela Focus Química de estoques locais próprios, permitindo que os clientes tenham rápido e fácil acesso aos produtos da DSM, além da oferta de produtos fracionados, o que permite atender fabricantes de todos os portes.

Entre os lançamentos apresentados pela DSM, Endrigo Ramos, gerente de marketing para a América Latina destacou o ativo Bel-Even™, lançado na In-Cosmetics 2018, realizada em Amsterdã, em abril. Ele foi desenvolvido especificamente para aplicações de cuidados com a pele equilibrando os efeitos negativos do estresse sobre a pele e reduzindo visivelmente os sinais de um estilo de vida estressante.

Ramos explicou que a pele humana responde naturalmente a períodos de estresse com a formação de mais cortisol através de uma enzima específica, a 11β-HSD1. Esta liberação de cortisol, o chamado hormônio do estresse, é um reflexo de adaptação normal e saudável do organismo. No entanto, o cortisol pode se transformar em um inimigo da pele se permanecer em excesso durante um longo período de tempo. Além de praticar técnicas de enfrentamento do estresse, há um alto interesse por tratamentos cosméticos que ajudam a pele a lidar com o estresse e reverter quaisquer efeitos negativos, como o afinamento da pele, rugas, perda de elasticidade e enfraquecimento da barreira de proteção.

“A DSM projetou e patenteou um novo ingrediente cosmético que inibe a 11β-HSD1 nos queratinócitos e  também nos fibroblastos, reequilibrando os níveis de cortisol. Este mecanismo ajuda a sua pele reduzir os efeitos indesejados de um estilo de vida estressante e a melhorar a elasticidade, a densidade e a funcionalidade de barreira da pele”, completou Ramos.

Amanda Omodei, gerente de marketing técnico da Focus Química, apresentou as inovações das demais representadas destacadas no estande da distribuidora. Da Stéarinerie Dubois, apontou o novo éster polimérico transversal Dub Estoline®, que oferece múltiplos benefícios a todas as categorias de personal care. “É um ingrediente ativo formador de filme de nova geração, concebido como uma segunda pele com excelente sensorial”, descreveu. Segundo ela, o ativo aumenta a resistência à água do produto em 65% e reduz 46% dos poluentes.

O Belsil® P 1101 foi um dos destaques da representada WACKER. “Trata-se de um silicone híbrido com tecnologia patenteada para modelagem capilar e proteção térmica, com efeito reversível para um liso perfeito ou cachos definidos”.

Efeitos para surpreender

Os pigmentos foram os grandes destaques da Merck. Entre eles, o Ronastar Golden Lights, lançado mundialmente em janeiro, sendo o primeiro lançamento da empresa totalmente digital. Dessa forma, a Merck conseguiu encurtar o delay de lançamento no mundo todo. “É um pigmento que promove sensorial muito agradável e efeito metálico único”, enfatizou Leonardo Cerqueira Lima, especialista em marketing de ingredientes funcionais da empresa.

O pigmento vermelho Ronastar Flamming Lights foi outro destaque. “Com efeito metálico, de cor intensa e sensorial extremamente agradável, esse produto traz uma tecnologia que está aliada ao substrato de alumina do Golden Lights”.

A empresa também apresentou o Kit Turning Heads, composto por protótipos de produtos inovadores, com formulações mais simples e possibilidades de novas texturas como, por exemplo, um gel colorido para depilação com lâmina, um creme para barbear que cobre os fios brancos e produtos para coloração temporária de cabelos, tanto para cobrir raízes brancas como para criar efeitos de mechas.

O Kit Made to Protect é outra importante iniciativa para o mercado de filtros solares, com sugestões de fórmulas atreladas às últimas tendências em proteção solar, como a proteção contra luz visível (blue light) e proteção contra os raios infravermelhos (IR). Trata-se de um conceito de proteção completa utilizando alguns dos principais ativos da empresa. “Recentemente têm sido publicados vários artigos sobre os perigos dessas radiações. Realizamos vários estudos usando diferentes filtros solares combinados com outros ingredientes, desenvolvendo formulações eficazes contra a luz visível e o infravermelho”, explicou Leonardo.

Evidências sustentáveis

Este ano, a Dinaco levou à FCE Cosmetique lançamentos de suas representadas que se mostram alternativas naturais para substituir produtos polêmicos, incluindo ativos de origem 100% natural, veganos, de economia circular e biotecnológicos, assim como ingredientes sustentáveis, que permitem o processo a frio durante seu processamento.

“É difícil destacar apenas um produto ou empresa quando temos um portfólio tão variado, com especialidades químicas de empresas reconhecidas internacionalmente por sua qualidade e inovação. Por isso, trouxemos evidências de como nossas representadas oferecem produtos inovadores e atendem às principais tendências do mercado”, afirmou Marina Fernandes, diretora de Marketing Estratégico da Dinaco.

Entre os exemplos de soluções das empresas, Marina elencou: Apprinova, esqualano derivado da cana-de-açúcar, que também se diferencia pelo sensorial que promove; Du Pont: produzido a partir da beterraba, proporciona equilíbrio hídrico natural tanto na pele quanto no cabelo; Lubrizol, produtos que podem ser misturados num processo a frio, o que economiza tanto o tempo de processo quanto a energia empregada no mesmo; Nagase, produtos que são obtidos de processos de fermentação da tapioca, formador de filme hidrossolúvel, de fácil manipulação e podendo ser utilizado no processo a frio; Novachem, produtos naturais com origem nas “super foods” do momento, como chia, quinoa e açaí, que proporcionam hidratação e revigoramento da pele e cabelo; Schulke & Meyer, conservante de origem natural, potencializador do sistema conservante, podendo ser utilizado como fragrância em sistemas fragrance free.

“Se as origens são variadas, as aplicações não têm limite. Dentre as novidades, há produtos prebióticos, que favorecem o crescimento de microrganismos benéficos que atuam naturalmente na pele e produtos para prevenir a poluição da luz azul, causada pela exposição às telas digitais”, acrescenta Viviane Gandelman, Diretora de Negócios e Supply Chain da empresa.

No estande da Dinaco, os visitantes também puderam conferir as últimas inovações em proteção da pele da Lubrizol dentro do portfólio Lipotec. O Lumicease, ingrediente biotecnológico concebido para prevenir o fotoenvelhecimento, oferecendo à pele uma proteção tripla contra a radiação azul, infravermelha e luz UV. Outra novidade é o Fensebiome, ativo que estimula a proliferação de bactérias benéficas, fortalecendo a pele de pessoas expostas a um ambiente urbano e que são mais propensas a sofrer de sensibilidade da pele devido a alterações na microbiota da pele e na barreira epidérmica.

Primeira vez

A Symrise participou pela primeira vez da FCE Cosmetique, comemorando os excelentes resultados obtidos em 2017. “Ganhamos vários projetos em perfumaria fina, personal care e home care”, destacou Ricardo Patrocínio, senior vice president Customer Business Development da Symrise.

Em 2018, a empresa pretende dar continuidade à sua estratégia de expansão no país. A aquisição da Citratus, empresa com 26 anos de atuação no mercado brasileiro, é bom exemplo dessa intenção, mas existia a necessidade aproximação maior com os clientes. “Esse é um dos motivos pelos quais optamos por participar dessa edição da FCE. Queremos trazer inovação e tecnologia, além de ganhar cada vez mais participação de mercado e oferecer um serviço diferenciado para os nossos clientes”, concluiu Ricardo.

Durante o evento, a empresa apresentou o SymHair Force 1631, uma nova solução 360° para queda de cabelo e cabelos finos, que atua tanto no folículo quanto na fibra capilar. O ingrediente ativo é derivado de microalgas do Taiti, produzidas sustentavelmente pelo processo de Blue Biotechnology.

Outra novidade é o SymHair Rescue, uma combinação sinérgica do cacau da Amazônia com a manteiga de cupuaçu. Obtido através do processamento frio, é rico em ácidos graxos, principalmente em Ômega 9. Protege e repara o cabelo de danos causados por descoloração e aquecimento. Adicionalmente, SymHair Rescue sela as cutículas, nutre a fibra capilar, penetrando no cabelo e repondo massa. Também melhora a penteabilidade e facilita o processo de desembaraço.

Para a pele, a novidade é o SymControl Care, um novo ativo derivado da fermentação de Tetraselmis suecica, uma microalga marinha mediterrânea, que possui dupla função: modular a expressão de COX-2, um mediador comum da produção de sebo e da sensibilidade da pele e reforçar a função barreira para proteger a pele contra agressões. 

Design de experiência

A estratégia da Chemyunion para encantar seus visitantes foi o design de experiência. A empresa criou uma ambientação onde os clientes, grande parte formuladores da indústria, puderam perceber os benefícios dos lançamentos  e as tendências em formulações-conceito. “Proporcionamos a esses profissionais uma verdadeira experiência de consumidor”, explicou Sérgio Gonçalves, diretor de Marketing e Negócios Internacionais da empresa. “Do uso de beauty devices a sistemas Do It Yourself, para que os visitantes pudessem formular ali mesmo produtos customizados para suas necessidades individuais, conseguimos inovar a relação B2B”.

Em relação aos lançamentos, a Chemyunion destacou o Hebeatol CG, um novo ingrediente funcional que atua como agente antimicrobiano de amplo espectro, proporcionando aos formuladores maiores chances de diversificação em termos de preservação dos produtos. Com uma efetiva combinação sinérgica de ésteres de xilitol e caprilil glicol, o Hebeatol CG é compatível com várias formulações cosméticas, sendo indicado, por exemplo, para águas micelares, lenços umedecidos e máscaras para cílios.

Outra novidade da empresa foca o o mercado masculino, o 4MAN, uma solução natural e multifuncional com quatro efeitos em um único ingrediente ativo: trata a pele com oleosidade excessiva, reduz os sinais de envelhecimento e promove hidratação, além de oferecer propriedades suavizantes. O 4MAN é composto de uma combinação sinérgica de lúpulo, alcaçuz, extrato de algas vermelhas, rosa gálica, pantenol e mentol, especialmente idealizada para atender às necessidades da pele masculina.

Para facilitar a formulação de múltiplas texturas, do fluido à manteiga, a Chemyunion lançou o Powderfeel WR, um emulsificante óleo em água baseado na tecnologia de emulsão por Pickering, que suporta o desenvolvimento à frio com alta eficiência de estabilização, além de reduzir o impacto ambiental e os custos de processamento, permitindo o desenvolvimento de fórmulas minimalistas. Os cristais lipídicos de Powderfeel WR são finamente divididos e adsorvidos interfacialmente, o que permite a estabilização da alta concentração de óleo e a redução da irritação da pele devido à nimização do teor de surfactante.

Inteligência artificial

O IPclin, que vinha se preparando desde a data da sua constituição para ser um centro de excelência e referência na área de avaliação estática e dinâmica de produtos cosméticos utilizados na pele e no cabelo, tanto no Brasil como mundialmente, foi mostrar nesta edição da FCE Cosmetique que este momento chegou.

De acordo com o diretor executivo Cassiano Escudeiro, o IPclin conta atualmente com um parque instrumental em suas instalações de alta tecnologia, com instrumentos que vão desde espectroscopia Raman, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR) para medidas rápidas precisas e exatas, in vivo e in vitro, micro texturômetro com todos os tipos de sonda, medidas de molhabilidade de cabelo ou pele, avaliação sensorial robusta de cabelos, até instrumentos mais triviais, mas não menos importantes, como instrumentos para medir o pH de pele, dentre uma série de outros.

“Entretanto a grande e definitiva inovação que o IPclin trouxe para a FCE Cosmetique deste ano foi a integração de todas suas tecnologias por meio de métodos de Inteligência Artificial (IA), já implementadas no IPclin e funcionando plena carga”, destacou Escudeiro.

Segundo o diretor, essa integração permite ao IPclin pesquisar, elucidar, avaliar e quantificar novas propriedades de produtos cosméticos para pele e cabelo não acessíveis por nenhuma dessas importantes técnicas de modo isolado. “Tal integração feita por IA coloca à disposição das indústrias de produtos cosméticos, um elenco extremamente vasto e variado de soluções inéditas, que são impossíveis de serem obtidas de modo isolado, através de qualquer uma das tecnologias de medidas, por melhor e mais atual que sejam tais técnicas instrumentais”.

“Assim o IPclin, por vocação desde a sua criação, se coloca na vanguarda nacional e internacional na área de avaliação de produtos cosméticos para pele e cabelo. Entretanto as inovações não param por aí, pois a cada dia de trabalho da equipe do efetivo humano de valor inestimável do IPclin, novas ideias são avaliadas, testadas exaustivamente e então são implementados novos métodos de IA para tais ideias”, completou Escudeiro, informando que serão feitos sistematicamente investimentos em novos instrumentos estratégicos que permitem ao IPclin estar sempre oferecendo uma ampla gama de serviços aos seus clientes.

Aerossol em PET

A ascensão do aerossol no mercado de higiene e beleza vem impulsionando os investimentos de empresas como a Aercamp, que atua no envase de aerossóis para os setores cosmético e domissanitário.

A empresa garantiu presença na FCE Cosmetique especialmente para contar os investimentos em infraestrutura que vem realizando para poder atender a demanda crescente. “Até o final do ano atingiremos a capacidade de produção de 8 milhões de unidades por mês, em um único turno”, ressalta Attila Almásy, diretor comercial.

A área farmacêutica também é foco da empresa, que vem investindo em equipamentos e tecnologia, para atender os rigorosos requisitos de qualidade e de análises laboratoriais que esse mercado exige.

Entre as novidades apresentadas, Almásy  destacou o aerossol em embalagem PET, que veio  como alternativa inovadora no sistema aerossol. “A embalagem é muito indicada para cremes de barbear, protetores solares e produtos para cabelo”, sugeriu.

Produtos conceituais

A distribuidora Chemspecs apresentou oito produtos conceituais, cada um seguindo uma tendência em alta no universo cosmético. Beatriz Fabbrini, gerente de marketing cita como exemplo uma loção corporal natural com certificação Cosmos, uma máscara facial com carvão ativado e argila, que proporciona purificação da pele e um pré-xampu detox. “Nossa equipe pesquisa essas tendências que estão em alta e desenvolve formulações para que nossos clientes possam materializá-las”. 

Diffusion

A Univar apostou no conceito “Diffusion: uma escolha, diversas opções”.  Segundo Fernanda Romanetto Zunchini, analista de laboratório, trata-se da proposta que explora o aspecto híbrido das matérias-primas, oferecendo aos clientes formulações com múltiplos propósitos, potencializando as aplicações de cada ingrediente. Um exemplo é o spray para cabelos lisos para lisos e cacheados, que se baseia no silicone Dowsil CE 7080 Smart Style do fabricante Dow, permitindo modelar os cabelos de diferentes formas e rompendo os limites de um único produto.

O conceito indoor e outdoor é o mote do FPS fluido 50 de fotoproteção, destacando a linha Tinosorb do fabricante Basf, que confere ampla proteção contra os raios UVA, UVB, luz visível e infravermelha.

Desodorante para barba

Divulgando em manifesto o conceito “Beleza de corpo e alma”, que defende “que a beleza é fruto de tudo que somos da cor dos olhos à forma como vemos o mundo, da pele às sensações que desfilam pelo nosso corpo”, a Embacaps apresentou formulações que propõem novas experiências além da beleza, como o desodorante protetor de barba, que forma um escudo protetor na barba, que limita a adesão de partículas e odores indesejáveis, enquanto promove modelagem natural.

A máscara de argila terapêutica é outro exemplo. Ela aumenta a atividade dos genes, limpa, revitaliza e melhora a densidade e firmeza da pele. Também foi destacada a geleia esfoliante corporal, que proporciona bem-estar enquanto promove a renovação celular e alta hidratação à pele.

Águas de Garden

A Garden Química apostou em seus mais recentes lançamentos para atrair a atenção do público. Nathaly Correa, analista da área de P&D, destacou o GMSE Green, autoemulsionante funcional e excelente doador de viscosidade, umectante e estabilizante de emulsões. “É totalmente indicado para produtos com o conceito green e vegano”.

Outra novidade são as águas de Garden, bioativos naturais e orgânicos extraídos do processo de destilação na produção dos óleos essenciais. Ricos em vitaminas e sais minerais que preservam todas as propriedades das plantas, flores e frutos. “Com ação hidratante, tonificante e refrescante, elas podem substituir parcial ou totalmente a água nas formulações”, indicou Nathaly. As águas estão disponíveis nas versões Lemon Grass ou Citronela e Mameluca.

Pró-envelhecimento

A MCassab apresentou dois novos parceiros para a área de Personal Care: Elkem e SNF, fornecedores de silicones e polímeros solúveis em água, respectivamente .

Segundo Andrea Adams, gerente de Desenvolvimento de Produtos da MCassab, a área de LifeScience criou o Projeto SER para traduzir as tendências de mercado e os principais movimentos globais especialmente do setor de Personal Care. “Dentro do conceito, desenvolvemos as fórmulas SER, que englobam 6 pilares de inovação, em especial o Pilar Pró-envelhecimento. Queremos transmitir que esse é um processo natural da vida, e que deve ser encarado como ganho e troca de experiência”.

Como parte desse pilar, destacam-se o Gatuline Radiance, da Gattefossé, ingrediente ativo com água vegetal de maçã, com ação energizante e ação pró-aging, que combate sinais de cansaço e devolve a coloração natural da pele, além de doar luminosidade; o Baycusan C10004/1, da Covestro, com camada protetora antipoluição, e o MioSYN Fine, mica com efeito radiante natural e sérum pró-envelhecimento.

Inspiração K-Beauty

A Cosmotec, que integra o Grupo Sumitomo, um dos maiores do Japão, inspirou-se nas tendências asiáticas de beleza para apresentar protótipos de formulações, com destaque para as máscaras faciais, que são uma verdadeira febre entre as asiáticas. “Contando com sua ampla rede de parceiros internacionais, especialmente da Coreia e do Japão, estamos mostrando máscaras faciais com texturas deslumbrantes e com ingredientes tecnológicos”, ressaltou Tatiana Yumi, supervisora de marketing da Cosmotec. A empresa também apresentou ingredientes tecnológicos para cabelo, pele e maquiagem.

Probióticos em alta

A Nanovetores, que desenvolve ativos encapsulados de alta performance para as indústrias cosmética, farmacêutica e têxtil, destacou o Symbiocaps LA, ativo probiótico para cremes faciais. Segundo Karina Schwinden, consultora de vendas da empresa, o ativo conserva o microbiota da pele, restabelecendo seu equilíbrio. “Tem eficácia comprovada para tratamento da rosácea, redução de poros e inflamação causada pela acne”, garante.

Novo conceito de detoxinação

A Ashland lançou o Serenityl, ativo biofuncional extraído da trepadeira colombiana condurango, erva medicinal muito conhecida por suas propriedades desintoxicantes. Para o tratamento da pele, segundo Liliana Brenner, diretora de marketing de Personal Care para a América Latina, a proposta é um novo conceito, o da detoxinação, que se refere à capacidade do ativo de detectar as toxinas da pele e eliminá-las, além de aumentar a oxigenação.

Outro destaque é o ativo Cronogen YST, ativo biofuncional de proteína hidrolisada de levedura. “O conceito é o jet leg social. As pessoas têm dormido pouco e mais tarde, o que impacta na sincronização celular para o ciclo de proteção durante o dia e reparação durante a noite. Ele atua na sincronização desse ciclo, melhorando o efeito anti-aging”, explica Liliana.

Frascos “encaixáveis”

Como em edições anteriores, a Wheaton aproveitou a oportunidade para o lançamento de novos frascos. Vanessa Misquini, gerente de marketing, destacou quatro novos frascos na linha standart. “São mais altos, com capacidades diferentes para o mesmo formato”.

Já na linha premium, o destaque são os frascos com fundo espesso e trabalhados e também os que que se encaixam por todos os lados. “São muito indicados para a criação de duos de produtos”.  A empresa também oferece várias opções para personalização em sua unidade de decoração, como pintura, foscação, silk screen, hot stamping, tampografia, rotulagem, decalque e heat transfer.

Novos poliglicosídeos

Para a Volp, que acaba de completar 25 anos, a FCE Cosmetique mostrou-se como uma oportunidade para comemorar a data com os clientes e reforçar para o mercado o novo portfólio de conservantes, disponível a partir do acordo assinado em março de distribuição exclusiva para todo o Brasil com a israelense Sharon Labs, especializada no desenvolvimento e fabricação de soluções de conservação para o mercado de personal care.

A empresa também lançou na feira sua nova linha própria de poliglicosídeos, totalmente de fontes naturais, livres de sulfatos e etoxilados, com aplicação em xampus, condicionadores, sabonetes líquidos, co-washes e condicionadores, além de destacar novos produtos da Rhodia Solvay, os polímeros acrílicos da chinesa DC Chemical, os tensoativos das indianas KLK e Galaxy e da holandesa Kolb, os polímeros acrílicos da indiana Corel Pharma e as vaselinas da alemã H&R.

Tendências olfativas

A Scentec apresentou as tendências da IFF, tanto do ponto de vista de mercado, quanto olfativo. Entre elas, o diretor Rafael Labate, destacou a Equilibrium, que fala sobre biotecnologia, que mistura de elementos da natureza e tecnologia, a importância da preservação do meio ambiente e a sustentabilidade; Positively Pink, inspirada na mulher de hoje, sua feminilidade a sensualidade, e Urban Alternative, que representa o universo masculino que está reavaliando o senso de masculinidade, de forma moderna e cosmopolita.

De acordo com Labate, essas tendências materializadas em protótipos de produtos é que vão abastecer as equipes de desenvolvimento para explorar facetas olfativas contemporâneas e alinhadas aos vários perfis de consumidores.  “Apresentamos ideias para que os nossos clientes saiam com uma provocação para pensar em novas linhas ou reavaliar projetos”, apostou.

Jardim secreto

A Vollmens Fragrances levou uma coleção de fragrâncias criadas pelos perfumistas da casa, que trabalharam com o tema “O Jardim Secreto”, que traz busca a conexão com a perfumaria autêntica e minimalista inspirada na leveza da natureza. “O cenário fica por conta de três diferentes ambientes em um jardim: as ervas aromáticas, as flores e as madeiras. Secreto, pois contemplamos ingredientes únicos que enriqueceram nossas criações dentro destes territórios olfativos. Secreto e único, pois é assim que olhamos para o mercado ao criarmos fragrâncias exclusivas e de sucesso para nossos clientes”, explicou Natalia Mendes, gerente de comunicação.

A casa de perfumaria também demonstrou a Tatoo Perfume, criada pela especialista em perfumaria Luciene Riciotti. Segundo Natalia, o produto pode ajudar a superar dois desafios: conectar o perfume aos millennials e centennials e reduzir custos nas campanhas de divulgação de perfumes, especialmente nas ações com sampling.

Inspiração verde

A Química Anastácio levou como novidade produtos naturais e orgânicos em parceria com a Natura Tec, entre eles, óleos, manteigas, ceras e ésteres em geral, como alternativa aos produtos convencionais. Seguindo a linha de produtos vegetais, também apresentou a base vegetal para sabonetes em barra, da KLK.

“Da Japonesa Tayca, trouxemos filtros solares inorgânicos, com uma grande gama de Dióxido de Titânio e óxido de zindo. Já para a o mercado capilar, apresentamos uma linha de modeladores da nossa parceira Purekemika”, descreveu Camila de Deus, do marketing da empresa.

Hospitality Class

Mais uma vez, esta edição da FCE contou com o Insight Experience, com apresentações organizadas pela Porsche Consulting, que abordaram temas atuais dessa indústria e foram destinadas a executivos e profissionais de Pesquisa & Desenvolvimento do setor. Entre os principais temas, foram abordados o potencial da digitalização no consumo e comércio, Eleições 2018, e megatendências de produtos e serviços de beleza.

Rüdiger Leutz, diretor da Porsche Consulting Brasil

“Diante de todas as mudanças e inovações pelas quais esse mercado tem passado, é fundamental debatermos o assunto com a própria indústria e com especialistas que possuem uma visão privilegiada do agora e do amanhã”, disse João Paulo Picolo, presidente da organizadora. “Pesquisamos profundamente os temas e selecionamos especialistas regionais e mundiais para construir conosco cenários e soluções para um futuro próximo. Esta é a essência do Insight Experience”.

A programação fez parte do programa Hospitality Class, que reuniu os principais tomadores de decisão do setor, como profissionais de P&D e projetos, diretores, gerentes, proprietários, presidentes e vice-presidentes do Brasil e América Latina em um espaço privilegiado. Somente convidados do programa Hospitality Class tiveram acesso ao Insight Experience. 

Conteúdo paralelo 

A FCE Cosmetique também contou com programações paralelas de conteúdo. Além da Arena do Conhecimento, sucesso absoluto com mais de 60 participações em cada palestra com conteúdos a indústria. Em parceria com a Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), foi realizado o 32º Congresso Internacional. Entre os presentes no congresso, Jonathan Biancarelli, diretor de Estratégia Digital da L’Óreal Paris, definiu o mercado no país: “O Brasil é um tesouro para novas marcas, porque já está à frente de muitas mudanças de mercado. E a feira é muito valiosa, pois podemos discutir com as empresas e consumidores, para entender como eles reagem, e aproveitar a interação”.

Membro da diretoria da ABC e coordenadora do congresso, Tânia Sá Dias fez um balanço sobre a sincronia entre o que foi apresentado nos painéis e nos estandes. “São tendências de mercado como o boom dos produtos masculinos, sofisticação e o crescimento contínuo do setor. Mesmo em um período de crise, aumentou o número de marcas de maquiagem, produtos que, antes, só poderiam ser importados. O consumidor não quer algo padrão, mas sim algo personalizado, e isso é algo que vemos cada vez mais aqui”.

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