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Geração Z e millennials desafiam formuladores com demandas verdes

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Formulações cosméticas com ativos vegetais eficazes e acessíveis compõem a receita de sucesso entre os novos consumidores

À medida que novos consumidores passam a decidir sobre a compra de seus produtos de beleza e cuidados pessoais, crescem as vendas de itens naturais, orgânicos e veganos. As consumidoras americanas da Geração Z, por exemplo, são as que mais compram produtos de beleza e cuidados pessoais orgânicos e naturais (73%). Esse índice cai para as gerações millennials (70%); seguido da geração X (67%) e baby boomers (61%). Os números são da pesquisa PinkReport 2018, da The Benchmarking Company (TBC), “A Nova Era dos Naturais”, realizada com 4 mil consumidoras americanas.

Na pesquisa da TBC, o que mais mobiliza a compra de produtos naturais é acreditar que eles sejam mais saudáveis para o corpo e que contribuem para a preservação do meio ambiente.

Rótulos ganham importância

Há cinquenta anos, o conceito de destacar os ingredientes utilizados em um produto de HPPC era pouco explorado pelas equipes de marketing da marca, isso porque seus clientes dificilmente se atentavam a isso. Hoje, entretanto, a origem dos ingredientes pode ser tão importante quanto à sua qualidade e eficácia.

A Grand View Research projeta que o mercado global de cosméticos veganos alcançará US$ 20,8 bilhões em 2025, com um crescimento médio anual 6,3% no período do estudo. No Brasil, essa tendência está decolando, tanto no que se refere aos hábitos alimentares, quanto ao uso de produtos de higiene pessoal e beleza, fazendo com que formuladores de cosméticos busquem cada vez mais por ingredientes naturais desenvolvidos a partir de uma variedade de matérias-primas sustentáveis.

“É notável como a influência verde está cada vez mais consolidada na vida dos consumidores que se preocupam com o cuidado, a saúde e com meio ambiente. Muitos desses consumidores acreditam que podem gerar um grande impacto com pequenas ações, o que faz que tenham olhares cada vez mais atentos à origem do produto que consomem e aos ingredientes nele utilizados. Buscam marcas com propósitos!”, afirma Maria Eliza Samy, Marketing de Ativos para divisão de Personal Care da BASF.

Para Maria Eliza, esses consumidores possuem uma filosofia de vida que aplicam não apenas para alimentação, mas para os cosméticos, roupas e tudo o que consomem.

Acervo premiado

Em agosto deste ano, a Natural Products Association (NPA) reconheceu a BASF por possuir uma ampla seleção de matérias-primas para cosméticos naturais, destinadas a formuladores que desejam certificar seus produtos de acordo com a Norma de produto Natural da NPA. O Prêmio Anual da NPA homenageia empresas e pessoas que se destacaram por suas valiosas contribuições para o sucesso da indústria de produtos naturais.

Além da norma de Produto Natural da NPA, aproximadamente 130 ingredientes desenvolvidos pela BASF para aplicações de cuidados pessoais são aprovados pelo Cosmos e mais de 50 produtos estão sendo avaliados de acordo com os critérios Natrue.

Diferentes tendências

“Frente a essa realidade de produtos mais sustentáveis, a BASF Personal Care investe fortemente em inovação de ativos inspirados na natureza para dermocosméticos, que podem ser aplicados em soluções veganas e orgânicas, e outras importantes tendências de mercado.”, ressalta Maria Eliza.

Como uma solução de ativos multipropostas, a especialista destaca os produtos Dermawhite® WF e Purisoft® e Puricare®. Inspirados na tendência asiática, são ativos veganos e considerados super foods, ou seja, ricos e nutritivos, com efeitos benéficos para saúde e que reforçam a sensação de bem-estar.

Maria Eliza explica que os ativos Purisoft® e Puricare® são uma proteína catiônica vegetal extraída da semente de moringa, muito reconhecida por seu valor nutritivo e capacidade de purificar a pele, couro cabeludo e fibra capilar.

Formadores de um escudo protetor que impede a aderência de partículas de tamanho PM 2,5, esses ativos são altamente recomendados para cuidado facial e corporal, uma vez que ajudam a reequilibrar a microbiota da pele e formam um filme protetor responsável pela inibição de agressores externos, incluindo os raios solares, causadores da oxidação e ativação dos radicais livres. Assim, podem ser utilizados em hidratantes, protetores solares, máscaras, primers, entre outros cosméticos.

Além disso, também são indicados para cuidado capilar, em aplicações de shampoos e condicionadores, promovendo melhor penteabilidade, controle de oleosidade, suavidade e fortalecimento dos fios.

Efeito em 14 dias

Outro exemplo de inovação, segundo Maria Eliza, é o ativo Dermawhite® WF, uma mistura de flores brancas que mantêm as funções saudáveis da pele e promove um rápido efeito clareador e iluminador, com resultados visíveis em apenas 14 dias.

“Em alguns testes realizados, mostrou-se extremamente efetivo ao inibir a síntese de melanina três vezes mais quando comparado ao Ácido Kójico, um ativo amplamente utilizado no mercado.”, afirma a especialista.

O Dermawhite® WF  pode ser aplicado em produtos clareadores faciais e corporais diurnos, pois não apresenta fotosensibilidade, além de produtos pós sol.

Os ativos também se destacam pela plataforma de extração e processos, onde são utilizadas novas metodologias para a obtenção de ingredientes renováveis, visando à preservação ambiental e uma melhor eficácia e pureza dos produtos.

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