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Grupo Boticário supera Unilever no Brasil em 2018

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A disputa no mercado de cuidados pessoais e produtos de beleza no Brasil se intensificou em 2018. A Natura &Co manteve a liderança, mas o Grupo Boticário deixou para trás a Unilever e assumiu o segundo lugar. Dados da empresa de pesquisas Euromonitor International mostram que as vendas do setor somaram R$ 109,7 bilhões no ano passado, uma alta real (descontada a inflação) de 1,53%. Para 2019 é esperado avanço real de 3%.

A diferença de participação de mercado entre Natura e Boticário caiu de 0,7 ponto percentual em 2017 para 0,3 no ano passado, com as duas empresas apresentando crescimento. A dona das marcas Natura, Aesop e The Body Shop ampliou sua fatia de 11,5% para 11,9%. Em ritmo mais forte, a concorrente que detém O Boticário, Eudora, The Beauty Box, Vult, Multi B e quem disse, berenice? ficou com 11,6% das vendas, um aumento de 0,8 ponto percentual ante 2017.

A anglo-holandesa Unilever também elevou sua fatia, mas não o suficiente para manter a segunda posição no ranking das maiores companhias do setor. A participação cresceu de 11,1% para 11,4%, o que deixou a multinacional em terceiro em 2018. É seu segundo ano de queda de posição. Em 2017, perdeu a liderança do mercado para a Natura. Dona de marcas como Dove, Seda, TRESemmé, Suave e Rexona, a Unilever ocupou por três anos o primeiro lugar.

A L’Oréal segue como a quarta maior do mercado de cuidados pessoais e beleza no Brasil, mas viu sua fatia de recuar de 7% para 6,5%. A Colgate-Palmolive manteve o quinto lugar, assim como sua fatia, de 6,4%. A Procter & Gamble ficou na sexta colocação, seguida por Avon, Coty, Johnson & Johnson e Beiersdorf, dona da marca Nivea.

Elton Morimitsu, analista sênior da Euromonitor, afirmou que excluindo o efeito da aquisição da Vult, em março do ano passado, o Grupo Boticário teve um desempenho similar ao da Unilever. A categoria de perfumes e cuidados para o corpo continuam sendo importantes para Natura e Boticário. No entanto, as duas líderes enfrentaram um cenário mais acirrado em maquiagens e proteção solar.

“Se antes existia uma diferença significativa entre as três principais empresa desta indústria, em 2018 ela se estreitou. Isso indica que a disputa pela liderança nos próximos anos será cada vez mais acirrada”, disse Morimitsu.

De acordo com Marcelo Azevedo, diretor financeiro do Grupo Boticário, o conglomerado conseguiu ampliar a presença em novos canais de venda, como drogarias, perfumarias e lojas de departamento, além de crescer em vendas diretas, com as marcas Eudora e O Boticário. “Registramos crescimento em todos os canais de venda em 2018. Para este ano, o cenário continua positivo, com expectativa de avançar 7% no faturamento”, disse Azevedo.

Fonte: Valor Online 17.04.2019

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