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Cosmetic InnovationDestaque Empresas & NegóciosHenkel é a mais cotada para a compra das marcas de beleza da Coty, mas Grupo Boticário pode estar interessado

Henkel é a mais cotada para a compra das marcas de beleza da Coty, mas Grupo Boticário pode estar interessado

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Unilever, Kao e até Colgate-Palmolive também são apostas

A Wella e suas marcas irmãs estão novamente em disputa após o recente anúncio da Coty sobre seus planos de vender sua divisão de beleza profissional. A segunda colocação no mercado profissional de produtos para cabelos, de acordo com a Série Global Salon Hair Care da Kline, faz da Coty um negócio atraente para potenciais compradores. A Kline, uma empresa líder em pesquisa e consultoria de mercado,  analisa algumas de suas principais marcas no segmento de produtos para cabelos, bem como os possíveis novos proprietários.

Desde a aquisição da Wella, que é a principal marca profissional de colorações do mundo, a Coty vem expandindo sua presença ferozmente em alguns mercados estratégicos de tratamento capilar para salão de beleza, como China, Japão, Brasil e até a França dominada pela L’Oréal. A Wella ganhou 1,3% de ponto de participação à frente da L’Oréal Professionnel, sua concorrente mais próxima no segmento de coloração de cabelo, desde que foi adquirida da Procter & Gamble em 2015, constata a Série Global Salon Hair Care da Kline. A marca desenvolveu uma estratégia de dois níveis, focada na venda de seus produtos para coloração de cabelo em salões, além de expandir na área de varejo. Além disso, a Coty continua na vanguarda da inovação, com lançamentos como o Koleston Perfect com tecnologia ME + e o dispositivo Wella Color DJ, além de outras ofertas abrangentes em atendimento personalizado por meio de sua nova linha de sistemas Professional, reestruturada.

A L’Oréal, a distante líder de mercado na indústria global de cuidados com os cabelos, não é uma pretendente provável para as marcas de cabelos. A empresa provavelmente não receberia autorização regulatória, pois isso lhe daria o controle de mais de um terço do mercado global e de mais de 40% do mercado europeu. O titã da beleza também parece mais focado na compra de indies, não de marcas herdadas. No entanto, OPI ou GHD podem ser interessantes para a L’Oréal, já que os profissionais de unhas e cabelos são dois dos poucos espaços na indústria da beleza em que a L’Oréal não ocupa uma posição de liderança.

A Henkel é uma provável candidata, pois já está em um caminho pesado de fusões e aquisições nos últimos anos, após uma rápida sequência de aquisições, embora de marcas americanas muito menores. Essas aquisições ajudaram a Henkel a solidificar o segundo lugar na América do Norte, Ela classificou em 3º lugar globalmente por anos.

No entanto, existem desafios, já que a maior marca da Henkel no portfólio é a marca alemã Schwarzkopf Professional, com foco em cores, e isso pode resultar em um potencial conflito de interesses com a Wella. Olhando para marcas individuais no portfólio, um ótimo ajuste poderia ser a Nioxin, pois preencheria a lacuna da Henkel nas ofertas de cuidados com o couro cabeludo e reforçaria sua força crescente nos Estados Unidos .

Kao é outro comprador em potencial. Isso colocaria o Kao japonês em uma nova esfera no mercado de tratamento capilar, colocando-o solidamente na segunda posição. No entanto, sua marca Goldwell tem uma longa história competitiva com a marca alemã Wella. Isso pode ser um desafio quando se trata de integração, supondo que a empresa possa superar qualquer liberação regulamentar, o que também pode ser um problema.

A Unilever é outro candidato possível. Ele tem mostrado sinais de se restabelecer na arena profissional com a linha Copyright Care da TIGI, apenas no salão de beleza. A Wella definitivamente poderia encontrar um lar no portfólio mais focado no varejo da Unilever. “Com o TIGI e o Living Proof, a Unilever tem força em produtos para o cabelo e cuidados com os cabelos, com presença limitada na cor do cabelo. A aquisição da Wella não apenas equilibraria seu portfólio, mas também daria ao profissional de marketing uma entrada para muitos salões”, comenta Agnieszka Saintemarie, gerente da indústria de produtos de consumo da Kline.

Mellage acrescenta: “A Henkel, Kao e Unilever – cada uma com receita anual bem ao norte de US $ 10 bilhões – devem poder absorver as marcas Coty sem muita dificuldade, ao contrário da situação em que a Coty se encontrava quando as marcas que adquiriu ofuscaram suas marcas existentes”.

No setor de beleza mais amplo, podemos ver o interesse de empresas estrangeiras como a Amorepacific (Coréia do Sul) ou Natura (Brasil), que estão expandindo ativamente seus negócios no exterior, ou de multinacionais de longa data como a Colgate-Palmolive, que já estão mergulhando seu dedo do pé na arena da beleza profissional com a aquisição de marcas profissionais de cuidados com a pele em 2017. Certamente, as empresas financeiras e de capital privado também devem estar interessadas em considerar esse negócio.

Grupo Boticário

Embora, a Kline não tenha apontado, o Grupo Boticário aparece também no páreo para compra de parte dos ativos da Coty, visando entrar no mercado de cuidados de cabelo profissional e de colorações.

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