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Cosmetic InnovationMintel RadarInovação no mercado brasileiro de protetores solares

Inovação no mercado brasileiro de protetores solares

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Foi-se o tempo em que simplesmente usar protetor solar para se proteger do sol era tudo o que o consumidor precisava. Hoje em dia, eles estão em busca de novas formas de proteção e produtos multifuncionais, e as empresas de beleza estão investindo em formulações mais complexas e em produtos que ofereçam uma ampla gama de benefícios.

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Atualmente, existem produtos de proteção solar que protegem a pele contra a luz infravermelha (IV) e a luz visível azul (radiação emitida por lâmpadas artificiais, telas de computadores, tablets e smartphones). Pesquisa Mintel presente no mais recente relatório sobre Bronzeadores e Protetores Solares no Brasil, a ser lançado em março, mostrou que 28% dos brasileiros estão interessados em protetores solares que protegem a pele das luzes visíveis. Além disso, tem sido lançados produtos de cuidados com o sol que protegem a pele contra formas específicas de poluição, como a partícula PM2.5, água suja e metais pesados. Mesmo o estresse interno e externo estão influenciando o desenvolvimento de novos produtos no setor de beleza e cuidados pessoais.

O TERCEIRO MAIOR MERCADO DE PROTETORES SOLARES DO MUNDO

Com clima quente em quase todos os estados e a busca do brasileiro por um bronzeado, o Brasil se estabelece como o terceiro maior mercado do mundo de protetores solares, valendo US$ 536 milhões, perdendo somente para os EUA (US$ 1,50 bilhão) e China (US$ 1,25 bilhão).

QUAIS BENEFÍCIOS OS BRASILEIROS PROCURAM AO COMPRAR PROTETORES SOLARES?

De acordo com pesquisa Mintel recente, na hora da compra 61% dos brasileiros buscam protetores solares faciais que ofereçam hidratação à pele, e 51% procuram produtos que sejam resistentes ao suor. Outros benefícios mencionados são produtos com vitaminas (44%) e com propriedades antienvelhecimento (43%).

Porém, os atuais produtos disponíveis no mercado atendem ao que o consumidor brasileiro quer? De acordo com o banco global de dados de novos produtos (GNPD) da Mintel, considerando os lançamentos no mercado brasileiro de produtos de cuidado com o sol entre janeiro e dezembro de 2017, apenas 13% possuem posicionamento anti-idade e 20% são fortificados com vitaminas, por exemplo.

Tendo em conta as demandas dos consumidores e os lançamentos da indústria de protetores solares no mundo, a Mintel destacou alguns exemplos de produtos que poderiam atrair os brasileiros:

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 Cosmobeauty Cosmo Block Anti Sagging Sunscreen SPF 75
Protetor solar anti-idade, tônico e anti-oxidante com PPD 25, DMAE e polissacarídeos que protege a pele contra PM2.5 e PM10, fornecendo 18 horas de proteção, elasticidade, firmeza e contorno facial com uma finalização seca.

sunscreen2Lierac Sunissime Energizing Protective Fluid Global Anti-Aging SPF 50+
Protetor solar anti-idade que oferece uma grande gama de proteção, incluindo uma luz visível defensora de melanina fracionária. O produto também diz ser anti rugas, antienfrouxamento e manchas escuras, dando energia à pele e realçando o bronzeado.

sunscreen3Orbis UV Cut Sunscreen on Face SPF 34 PA+++
Protetor solar leve e matizado projetado para proteger contra raios UV, raios infravermelhos próximos e poluição. A formulação possui 80% de ingredientes séricos enriquecidos com extrato de alecrim.

*Relatório a ser publicado em Março de 2018

Juliana Martins é especialista sênior de Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel, no Brasil. Ela possui dez anos de experiência nas áreas de comunicação e marketing no Brasil e na França, onde atuou na área de inteligência de mercado da Chanel Parfums Beauté.

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