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Cosmetic InnovationDestaque InternacionalInovação saudável e ética nos cuidados com os cabelos

Inovação saudável e ética nos cuidados com os cabelos

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Dos consumidores globais, 72% dizem usar até cinco produtos na rotina diária de cuidado com os cabelos

A sustentabilidade e os produtos para couro cabeludo inspirados no cuidado com a pele estão remodelando o segmento de cuidados com os cabelos.

Consumidores influenciados por Marcas Sustentáveis

A pesquisa mais recente, da GlobalData para 2018, confirma uma mudança crescente na preferência do consumidor em relação aos produtos de beleza e higiene que não agridem o meio ambiente: cerca de 49% dos consumidores dizem ser frequentemente ou sempre influenciados por quão ético, ecológico ou socialmente responsável é um produto ao decidir quais marcas comprar.

A sustentabilidade está rapidamente se tornando uma grande preocupação dos consumidores na decisão de compra de produtos de cuidados com os cabelos.  Em vez de limitar a inovação, ela está abrindo novos caminhos para que as marcas desenvolvam soluções de economia de água, fórmulas biodegradáveis ​​e abordagens alternativas para o acondicionamento.

Inovação de baixo consumo de água

Com toda a conversa sobre inovação sustentável, é fácil esquecer que o consumidor tem o maior impacto na pegada de carbono total de um produto – especialmente no que se refere ao cuidado com os cabelos. Aparentemente, os consumidores se deram conta e estão cada vez mais dispostos a investir em inovações que economizam água.

“Uma marca dessas procurou capturar esse sentimento, oferecendo produtos de beleza que não contêm água ou podem ser usados ​​sem água, visando as preocupações com a escassez de recursos”, diz Iliyana Mesheva, analista associada da GlobalData.

Lançamentos que visam a economia de água

Mesheva cita a recente parceria da L’Oreal com a startup de tecnologia ambiental Gjosa como um grande exemplo de uma marca global que trabalha para enfrentar os desafios de sustentabilidade no setor de cuidado com os cabelos, reduzindo o impacto ambiental que a lavagem de cabelos tem sobre o planeta.

Elas se uniram, de forma inteligente, para implantar um xampu de fácil enxágue através de um chuveiro de baixo fluxo para reduzir o uso total de água dos típicos 8 litros para 1,5 litro. Atualmente, protótipos estão sendo testados em salões na África do Sul e nos Estados Unidos.

“Os exemplos que estamos vendo nesses produtos são inspirados em formatos solúveis, como os saquinhos solúveis em água que são usados ​​há muito tempo em detergentes para roupa”, diz Andrew McDougall, diretor associado de beleza e cuidados pessoais da Mintel.

Ele menciona os seguintes exemplos de recentes lançamentos de cuidados com os cabelos que oferecem soluções práticas para economizar água:

  • Nohbo Shampoo Ball, derivado de plantas e ativado por água, foi criado para ser completamente livre de resíduos e sua embalagem é de materiais reciclados.
  • Beauty Kubes Shampoo é um xampu vegano, biodegradável, ecologicamente correto e em formato de cubo.
  • A linha Love, Beauty and Planet da Unilever usa tecnologia de enxágue rápido em seus xampus para reduzir o consumo de água durante a lavagem.
  • A linha Stop the Water While Using Me! incentiva os consumidores a fazer uma grande diferença reduzindo o consumo de água durante a aplicação do produto.

Fonte: gcimagazine.com 01.02.2019

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