Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationDestaque Matérias EspeciasInovações tornam transformação capilar mais segura

Inovações tornam transformação capilar mais segura

  • Written by:
Apesar da tendência de assumir as formas naturais do cabelo, grande parte das consumidoras não abre mão dos fios lisos, alinhados e coloridos

Por Estela Mendonça

O mercado transformação capilar já teve dias de glória, especialmente quando as escovas progressivas, relaxamentos e alisamentos imperavam nos salões de beleza, mas isto não significa que investir em novos produtos nesse segmento deixou de ser um bom negócio. Lançamentos de produtos para alisar e alinhar mais naturais e compatíveis com outros tratamentos têm grandes chances de emplacar num segmento que em 2017 atingiu R$ 685,5 milhões em vendas, segundo a Euromonitor.

Para o analista sênior de pesquisa da Euromonitor, Elton Morimitsu, as brasileiras estão adotando uma postura mais natural em relação às rotinas de cuidados com os cabelos. Reduzir a quantidade de procedimentos químicos e usar produtos mais naturais estão entre as tendências que impulsionam as vendas. “Um número crescente de consumidoras está assumindo a forma natural de seus cabelos, o que significa que muitas brasileiras com cabelo afro, crespo e ondulado estão decidindo deixá-lo natural, sem produtos que transformam a estrutura interna do cabelo para endireitá-lo”.

Confirmando isso, de acordo com o relatório da Mintel Cuidados com o Cabelo – Brasil, divulgado no ano passado, cabelo natural é uma tendência crescente no mundo todo, com 34% de brasileiras que preferem manter a textura natural de seus cabelos, porém 15% delas se sentem melhor consigo mesmas quando alisam o cabelo. Então, oportunidade existe sim.

Lançamentos

A Acquaflora acaba de lançar o Sistema de Realinhamento, composto por xampu, fluído de realinhamento térmico e complexo nutritivo, que promete cabelos sem frizz, com redução de volume e mais lisos em até 80%, além de macios, brilhantes e com movimento natural, disponível em duas versões: Térmico, para todos os tipos de fios, e Matizador, para cabelos loiros e danificados.

A formulação é baseada no sinergismo da cisteína e dos aminoácidos de queratina, combinados com um polímero catiônico de alto peso molecular. Com o uso do calor e força mecânica, o produto modela os fios, harmoniza a fibra capilar e trata os cabelos, deixando-os mais lisos e com balanço natural por muito mais tempo.

Acquaflora: Sistema de Realinhamento promete fios 80% mais lisos

Novos Henês

A Embelleze, por sua vez, relançou os Henês Pelúcia Médio e Pelúcia Forte, um dos tratamentos para alisamento mais antigos do mercado, lançado pela empresa em 1969.  Os lançamentos, que alisam, tingem e tratam ao mesmo tempo, têm fórmula com azeite de oliva preta, que nutre e dá brilho aos fios. A campanha e a embalagem são estreladas pelas influenciadoras digitais Mayara Pereira e por Regiane Barreto.

“O Henê Pelúcia foi o primeiro produto da Embelleze e agora estamos trazendo-o totalmente transformado. A nova consumidora de Henê é antenada, sabe o que quer, é bem resolvida e entende cada vez mais o que é bom para seus cabelos. Ela é forte e orgulhosa do seu cabelão. Por isso estamos trazendo uma versão mais moderna e descolada do Henê que a consumidora já confia. Um casamento perfeito entre a beleza e a confiança”, aposta Jomar Beltrame, vice-presidente da empresa.

Embelleze relança seu primeiro produto

Inovação em ativos

Para apoiar os próximos lançamentos com apelo de ingredientes naturais, a Sensient apresentou na Expo Cosmética, realizada na Cidade do México no início deste mês, o Senstyle® Curl Relaxer, uma tecnologia patenteada desenvolvida a partir de um complexo polipetídico de origem vegetal, enriquecido com bionutrientes, cuja atividade está relacionada à alteração da textura e curvatura da fibra capilar, de acordo com a necessidade individual do consumidor.

Fernanda Soro, gerente de marketing para a América Latina da Sensient

Segundo Fernanda Soro, gerente de marketing para a América Latina da Sensient, o desenvolvimento de Sensistyle® Curl Relaxer está intrinsecamente relacionado ao movimento global pela busca de ativos de origem vegetal, seguros e que, ao mesmo tempo, eficazes, especialmente no que se refere à transformação química capilar. “Cada vez mais a consumidora tem ciência da importância de manter sua personalidade traduzida ao seu estilo e no desejo de obtenção da transformação de textura dos fios com maior naturalidade, balanço e cuidado”, diz.

Fernanda explica que o novo ativo vem solucionar alguns problemas comuns nos produtos disponíveis no mercado, que são capazes de promover alteração capilar, mas que podem apresentar de risco à segurança do consumidor, incompatibilidade com colorações e redução de durabilidade. “Sua composição única agrega diversos benefícios, como nutrição, maciez, redução de volume, alinhamento e alisamento, bem como a possibilidade de associações com diferentes procedimentos químicos, sem apresentar incompatibilidade, incluindo colorações oxidativas, semipermanentes e outras tecnologias alisantes”.

O Sensistyle® Curl Relaxer, segundo Fernanda, foi submetido a uma ampla gama de estudos de segurança e eficácia para demonstração de suas propriedades frente às tecnologias de mercado, bem como avaliação de compatibilidade. “Trata-se de uma inovadora tecnologia multibenefício de relaxantes de cabelo de origem natural, que deixa o cabelo mais liso, reduz o volume, trata, nutre e ainda dura até 21 lavagens. E o melhor de tudo é a possibilidade de combinação com outras químicas, evitando desbotamento da cor, quebra dos fios, além da possibilidade de aplicação de duas transformações químicas simultaneamente, como ‘alisa e tinge’, por exemplo”, garante.

Redução de danos

Vanessa Rosalen, analista de Marketing de Produtos da Chemspecs

Vanessa Rosalen, analista de Marketing de Produtos da Chemspecs, reforça a preocupação dos consumidores com os danos: “As diversas possibilidades de coloração e formato dos fios faz com que o uso de procedimentos como descoloração, tingimento e alisamento se tornem cada vez mais comuns.  Entretanto, o uso frequente desses procedimentos pode causar danos à estrutura da fibra capilar, principalmente quando utilizados simultaneamente, prejudicando não apenas a aparência dos fios, como a saúde dos cabelos”, avalia, frisando que, ao longo do tempo, o cabelo perde seu brilho e vigor, tornando-se quebradiço e sem vida.

Com o objetivo de evitar ou minimizar a ocorrência desses danos, Vanessa lembra que as formulações cosméticas devem considerar o uso de ativos capazes de tratar e proteger os fios. Entre as opções, ela aponta o Plantasil Relaxcare, desenvolvido pela Basf, um ativo indicado para formulações de alisantes capilares alcalinos à base de hidróxido de sódio, potássio e lítio. “Ele atua fortalecendo a fibra capilar durante o alisamento, aumentando a resistência à ruptura da fibra, proporcionando melhora no sensorial dos cabelos a seco e a úmido e aumentando o brilho e a maciez dos fios capilares, sem comprometimento da capacidade de alisamento do produto”.

Já em formulações de colorações capilares, Vanessa ressalta a importância de agentes emolientes, que protegem o fio contra os danos, por meio da formação de filme na fibra capilar, tornando o toque sedoso e macio. Ela indica outro produto da Basf, o Cetiol OE, um emoliente estável à hidrólise, adequado para uso em formulações com pHs extremos, como os verificados nas tinturas capilares.

Considerando as necessidades dos cabelos danificados pelos tratamentos capilares, a Chemspecs desenvolveu um kit de sugestões de formulações de produtos que podem servir de inspiração para  que os fabricantes desenvolvam suas próprias linhas de produtos para os cuidados capilares. O kit contém 10 produtos, entre os quais Vanessa destaca a ampola de tratamento, que proporciona aos cabelos secos e indisciplinados um tratamento hidratante eficaz e com desempenho perceptível em poucos minutos. “Também desenvolvemos o Kit Cronograma Capilar, com três formulações de tratamento que visam suprir todas as necessidades dos fios, com ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores”, descreve.

Fios e couro cabeludo

Outra opção natural para formuladores é oferecida pela DuPont, o Genencare OSMS BA, é uma trimetilglicina (betaína anidra altamente purificada), extraída da beterraba que, além de benefícios para os fios, também protege o couro cabeludo de agressões. Elaine Scarelli, líder regional da Indústria de Home & Personal Care – América Latina da DuPont, explica que ele tem ação osmoprotetora, que protege as células do couro cabeludo do estresse ambiental e dos danos causados por transformações capilares e descolorações.

“Derivado de um aminoácido, com afinidade natural com os cabelos, Genencare OSMS BA oferece múltiplos benefícios em termos de proteção e cuidado, quando adicionado às formulações capilares”, destaca Elaine, que elenca as virtudes do ingrediente: atua no cortex, fortalecendo os fios; age nos sítios danificados das cutículas, condicionando a superfície do cabelo; reduz o frizz e protege o couro cabeludo, resultando em cabelos mais saudáveis e fortes.

Testes em cabelos duplamente descoloridos mostram que Genencare OSMS BA se fixa nos sítios danificados, fortalecendo a estrutura interna do fio. Ao se ligar a essas áreas, o ingrediente contribui para fortalecer a estrutura interna do cabelo, suavizar a superfície, tornando-o mais resistente ao atrito e quebra, além de facilitar a penteabilidade.

Genencare OSMS BA protege o couro cabelo e fortalece os fios (clique na imagem para ampliar)

“Estes resultados foram comprovados em cabelos molhados e secos. É importante destacar que os testes foram realizados apenas com aplicação de xampu, sem a interferência de agentes condicionadores, o que demonstra a alta eficiência desse ingrediente na recuperação de fios quimicamente modificados por descoloração. Consultores da área de hair confirmaram que os resultados encontrados são muito relevantes por se tratar apenas da aplicação de xampu”, afirma.

Restauração profunda

Restauração profunda é o que oferece a IMCD com Granrepair Powerbond, molécula inovadora de Bis-PCA Dimethicone, que restaura as ligações estruturais da queratina do fio, responsáveis pelo aspecto saudável que o cabelo deve ter. Como resultado, o cabelo apresenta brilho intenso, maciez e ótima penteabilidade.

O grande diferencial do produto, segundo Natália Scagliusi, analista de marketing e aplicação de produto da IMCD, é que ele age restaurando e protegendo o fio, tanto no processo de coloração quanto no de descoloração, intensificando a cor final, ajudando na retenção do pigmento no fio, além de evitar a quebra e devolver o equilíbrio hidrofóbico do fio. “Nosso produto atua profundamente na estrutura do fio, diferente de outros produtos de mercado que só agem na superfície do cabelo como uma maquiagem”, afirma.

De acordo com Natália, o Granrepair Powerbond pode ser usado para incorporação em processos de coloração e descoloração de salão, para proteger e fortalecer os fios de cabelo durante os processos, como também para ser usado em linha de manutenção (logo após a primeira lavagem) para restaurar e condicionar o cabelo.

Teste de eficácia de Granrepair Powerbond em processo de descoloração

Outra indicação da IMCD é o Granfilm Colorstay RT, potente tecnologia na formação de filme para a alta retenção de cor no cabelo. “Ele forma um filme flexível que, além da comprovada proteção contra o desbotamento, promove maciez, penteabilidade e brilho ao cabelo e ainda com sensorial leve e agradável”, garante Natália, que explica que, por se uma resina já emulsionada em uma emulsão, pode ser facilmente aplicada em todos os tipos de formulação. “É uma solução única para performance, sensorial e facilidade de aplicação. Tudo no mesmo produto”, enfatiza.

Efeito antifrizz

Inspirado na diversidade dos tipos de cabelos brasileiros e na busca por ingredientes mais suaves, o Oxisense® S 0440, da Oxiteno, tem como base uma combinação exclusiva de umectantes e emolientes, derivados de matérias-primas de origem natural e sintética. “É um agente condicionante inovador com efeito antifrizz, que não contém tensoativos catiônicos nem silicones”, destaca Gabriela Destro, analista global de marketing para cuidados pessoais e limpeza doméstica e institucional da Oxiteno.

Gabriela explica que, ao lado de outras condições indesejadas nos cabelos, como falta de brilho, quebra, pontas duplas e ressecamento, o frizz, que afeta praticamente todos os tipos de cabelo, é uma das principais queixas das consumidoras. “Além do efeito antifrizz, Oxisense® S 0440 contribui para a maciez, o sensorial de hidratação e a penteabilidade, ajudando a suavizar os danos nos fios, causados por agentes químicos, físicos e ambientais como temperaturas altas produzidas por secadores, alisamentos excessivos, a poluição e a exposição ao sol”.

Para o formulador, Alexandra Pavanelli, do P&D para cuidados pessoais da Oxiteno, destaca que ele possibilita a redução e até a substituição de outros agentes de condicionamento, é compatível com todas as classes de tensoativos e ingredientes usualmente utilizados nas formulações para cuidado dos cabelos, permite o desenvolvimento de formulações totalmente transparentes, possui elevado teor de ativos, além de ser líquido à temperatura ambiente, sendo de fácil manuseio e incorporação, mesmo a frio. “É um ingrediente muito versátil, que o formulador pode utilizar em praticamente todas as categorias de produtos para o cuidado dos cabelos, desde xampus até leave-on, máscaras de tratamento e cremes para pentear”, afirma, lembrando que, por sua elevada versatilidade e flexibilidade, pode contribuir também para a redução de custos com matérias-primas e manutenção de estoques.

Vários testes comprovaram os benefícios do produto. “A utilização de 0,2% de Oxisense® S 0440 na formulação de condicionador entregou maior controle do frizz e manutenção do desempenho da formulação com relação à penteabilidade e sensação de maciez/hidratação, mesmo com redução de 25% do total de tensoativo catiônico e sem adição de guar hydroxypropyltrimonium chloride, em comparação à formulação controle”, conta Alexandra. Saiba mais sobre o Oxisense S 0440.

Teste de redução de frizz com Oxisense S 0440 (clique na imagem para ampliar)

Leia também:
Artigo técnico: OXISENSE® S 0440: AGENTE DE CONDICIONAMENTO INOVADOR PARA O CUIDADO DOS CABELOS

Mercado de hair care crescerá 22,7% em 5 anos

Se por um lado, o mercado brasileiro de hair care assinalou nos últimos 5 anos (2012-2017) queda de 4,7% em volume, de 1,547 bilhão para 1,475 bilhão de unidades,  por outro, em valor, no mesmo período, houve elevação de  18,2%, de US$ 5,48 bilhões para US$ 6,48 bilhões para US$7,95 bilhões, com uma média de crescimento anual de 3,4%, segundo a consultoria Euromonitor International.

Embora o mercado brasileiro tenha tido um desempenho ligeiramente inferior às vendas globais, que atingiram US$ 75,10 bilhões em 2017, com crescimento de 19% nos últimos 5 anos e média anual de 3,5%, a previsão é mais positiva para o mercado nacional. A Euromonitor projeta que as vendas globais cresçam 1,7% ao ano, chegando a US$ 81,60 bilhões em 2022. Já para o Brasil, a previsão que esse mercado registre crescimento de 4,2% ao ano  22,7% no período, atingindo  U$ 7,95 bilhões.

Com base nas vendas de 2017, o Brasil ocupa a terceira posição no mercado global de hair care, liderado pelos Estados Unidos, com US$ 12,66 bilhões. A segunda posição no ranking é da China, com US$ 7,55 bilhões.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros