Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationColunistasJardim sensorial tem efeito de túnel do tempo

Jardim sensorial tem efeito de túnel do tempo

  • Written by:
Imaginem uma pequena amostra de Grasse num espaço de 125 m2, no meio de um dos centros comerciais de São Paulo… Nem precisa mais imaginar. A exposição Aromatique – Alquimia dos Sentidos está aberta ao público até o dia 25 de setembro, na praça central do Shopping Iguatemi, em São Paulo. Entrada gratuita.

São colunas de plantas e flores que foram um jardim vertical. Cada uma composta por elementos que representam as notas principais de fragrâncias que marcaram época e fizeram história, como J’Adore, Le Male, CK One, Opium, e por aí vai. A exposição sensorial conduz o visitante a viajar no tempo por meio da memória olfativa. São 20 fragrâncias icônicas.

“Este foi o maior desafio: escolher os perfumes que realmente marcaram os últimos 50 anos”, conta Renata Ashcar, especialista em fragrâncias, consultora olfativa da exposição. “A ideia é que todos os visitantes sejam impactos pelas “emoções olfativas” independentemente da idade, gênero, etc”.

Segundo o diretor artístico Marcello Dantas, o objetivo é resgatar cheiros que sentimos no passado e relacioná-los às flores expostas nos jardins verticais. “O encontro entre imagem e memória produz um sentimento marcante ao visitante”, diz.

“A beleza das flores e os cheiros dos perfumes que marcaram a vida das pessoas têm um efeito incrível, mas o mais interessante é ver todas as marcas juntas num jardim de caráter absolutamente cultural e sensorial”, completa Renata Ashcar.

Aromatique

Exposição resgata memória olfativa por meio de fragrâncias icônicas

Viagem olfativa

Para proporcionar as “emoções olfativas”, Aromatique traz um formato inovador. A artista plástica Gica Mesiara, que fez o trabalho de paisagismo e a consultoria botânica da exposição, produziu verdadeiros quadros vivos para compor as colunas do jardim vertical. Detalhe: toda vegetação é 100% natural. São cerca de 8 mil mudas de plantas e flores como patchuli, jasmim, rosas, lírio, lavanda, etc, um verdadeiro jardim sensorial.

“Trabalhei com plantas muito específicas e até raras”, afirma Gica Mesiara. “Em alguns casos, como a frésia e o cravo, usamos arranjos, pois essas flores não são encontradas para comprar com raízes, mas tudo natural”.

E com isso, veio o desafio: como manter as flores vivas e a exposição igual todos os dias? Segundo Gica, as colunas foram adaptadas para reproduzirem o ambiente natural das plantas e atenderem suas necessidades de água, luz e ar. “A grande dificuldade é que o microclima do espaço não é compatível com as exigências das plantas”, afirma. “O ambiente nunca vai ser 100% igual ao que a planta encontra na natureza, mas chegamos o mais perto possível”. Diariamente uma equipe noturna faz a limpeza e a troca de algumas espécies que não resistiram.

O projeto desta instalação levou oito meses para ser desenvolvido e uniu a ideia muito em voga nas cidades de explorar espaços verticais como meio de reflorestamento a um formato que facilitasse a interação do público com a exposição.

Quer saber como funciona?

Ficha Técnica:
Exposição Aromatique – Alquimia dos Sentidos
De 31 de agosto a 25 de setembro de 2016
Praça Iguatemi
Celebração dos 50 anos do Shopping Iguatemi
Diretor Artístico: Marcello Dantas
Perfumista: Renata Ashcar
Paisagismo: Gica Mesiara

Foram selecionadas fragrâncias que fizeram história nos últimos 50 anos

Foram selecionadas fragrâncias que fizeram história nos últimos 50 anos

Fragrâncias:

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros