Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationEmpresas & NegóciosKatléia Lab desenvolve diagnóstico da saúde capilar

Katléia Lab desenvolve diagnóstico da saúde capilar

  • Written by:
Cuidar do cabelo faz parte de um saber ancestral. No entanto, atualmente, esse saber tem se perdido no Brasil. Um dos principais motivos por isso estar ocorrendo são os diversos tratamentos de modificações químicas e térmicas utilizados que acabam por transformar a fibra numa estrutura nova e desconhecida pela própria pessoa.

Desde o início deste ano, com o lançamento da Katléia Lab, um centro avançado de diagnóstico capilar, tornou-se possível ao consumidor final conhecer profundamente o próprio cabelo, desde a sua estrutura, características e necessidades até os produtos cosméticos mais adequados a ele.

O projeto teve apoio do programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) e do núcleo de inovação do CDMF da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

“Criamos um diagnóstico que tem o objetivo de melhorar a saúde capilar. O Hair Test é constituído de dois exames: o primeiro, de resistência mecânica, verifica a força do cabelo, integridade da queratina, hidratação, maleabilidade e elasticidade”, explica a fundadora da Katléia, Dra. Valéria Longo, engenheira de materiais, mestre e doutora na área. “O outro, é o teste de nanomicroscopia. Ele avalia a integridade da estrutura capilar a nível molecular, analisando o alinhamento das cutículas, possíveis danos causados por fatores, como exposição ao sol e tratamentos capilares, nível de condicionamento e muitas outras características”, conta ela.

Os exames são realizados por meio das técnicas Resistência Mecânica (RM) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), que é capaz de ampliar em até 10 mil vezes a imagem dos fios de cabelo. “Após fazermos todo o diagnóstico da superfície, ou seja, da estrutura cuticular, e do córtex, no interior da fibra capilar, enviamos os resultados e também uma rotina de cuidados capilares e nutricional customizado para nossas clientes. Nosso foco é levar saúde aos cabelos, ajudar as pessoas a conhecer seu cabelo e indicar tratamentos personalizados para elas”, explica a Dra. Valéria.

O consumidor tem acesso aos testes pelo site da empresa (www.katleia.com.br). A empresa promete ainda lançar no segundo semestre de 2018 um diagnóstico genético do cabelo, desenvolvido junto ao Centro de Genomas. Nele, polimorfismos específicos relacionados à formação da fibra são avaliados. Posteriormente, um programa alimentar e os melhores ativos cosméticos são indicados a partir do DNA da cliente.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros