Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationCiência e Tecnologia DestaqueManteiga de Cupuaçu: promissor fruto da biodiversidade brasileira para o mercado mundial de cosméticos naturais

Manteiga de Cupuaçu: promissor fruto da biodiversidade brasileira para o mercado mundial de cosméticos naturais

  • Written by:
Esse ritmo acelerado do mercado gerou um estado de piora da qualidade do ar, da água e de todos os recursos da natureza. Afetando a qualidade de vida da população, trazendo problemas crônicos de alergia, sensibilidade cutânea, envelhecimento precoce e piora na qualidade dos cabelos e da pele.

Com maior interesse, pelos consumidores, por bem-estar e uma postura mais amigável em relação ao meio ambiente e à sustentabilidade, aumenta a preocupação e o consumo por ingredientes mais naturais e renováveis de origem vegetal.

Neste cenário, a Citróleo, uma empresa nacional, presente no mercado há mais de 33 anos oferece ao mercado global a manteiga de cupuaçu, uma alternativa eficaz e natural com diversas propriedades benéficas para o cuidado capilar e da pele.

A Manteiga de Cupuacu:

A Manteiga de Cupuaçu é um lipídeo, composto por triglicerídeos cuja estrutura é uma composição equilibrada entre ácidos graxos saturados e insaturados, o que confere ao produto um baixo ponto de fusão (aproximadamente 30°C) e aspecto de um sólido macio que funde rapidamente ao entrar em contato com a pele. Os triglicerídeos das sementes do cupuaçu, apresentam excelente capacidade de absorção de água (estabiliza emulsões e auxilia nas propriedades de hidratação).

Potencial substituto a Lanolina de origem animal

Um dado interessante é que o potencial de absorção de água desta manteiga pode chegar a 240%, superior ao da lanolina de origem animal. Devido a isto, a manteiga de cupuaçu pode ser utilizada como pomada para proteção de rachaduras e fissuras na pele, emulsões pós-barba e máscaras capilares. Além disso, a manteiga apresenta certa capacidade  de absorção  dos raios UVB e UVC, de maneira que alguns protetores solares – elaborados a base da manteiga de cupuaçu, já começam a fazer parte do mercado nacional e internacional.

Propriedades potenciais anti-poluição e anti-envelhecimento para cabelo e pele:

Devido a suas propriedades emoliente, hidratante e cicatrizante, a manteiga de cupuaçu possibilita uma redução considerável no processo de desidratação e envelhecimento da pele bem como o tratamento de dermatites. Dessa maneira, uma profusão de produtos para beleza pode ter em sua constituição a manteiga de cupuaçu, desde produtos para cabelo, pele, itens de higiene pessoal até a maquiagens e formulações faciais.

Inclusive, alguns deles já possuem a manteiga de cupuaçu como ingrediente ativo e responsável pelas características principais de sua composição. São eles: os shampoos para cabelos secos quebradiços e quimicamente tratados, cremes para queimaduras e tratamento de dermatites, loção para as mãos e pés, batons e lipsticks hidratantes, desodorantes cremosos, sticks, além de produtos infantis e anti-idade.

Diferenciais da Manteiga de Cupuaçu da Citróleo:

Responsabilidade Social: A Citróleo comprova a rastreabilidade da produção da manteiga de cupuaçu, através do total controle de sua cadeia produtiva. A colheita das sementes ocorre durante a época de chuva, quando a fruta se desprende da planta, de maneira natural, respeitando-se assim o seu tempo de maturação. Os frutos são então selecionados de maneira completamente não agressiva ao meio ambiente. O centro dessa colheita ocorre nas residências dos chamados catadores, um total de pelo menos 15 famílias beneficiadas.

Qualidade Natural sem processo de refino: Um segundo diferencial a ser destacado da manteiga produzida pela Citróleo é que, durante o seu processo de obtenção, elas não são submetidas à etapa de refino. No refino, as matérias primas são expostas a elevadas temperaturas, a fim de serem neutralizadas, clarificadas e desodorizadas. Entretanto, esse tipo de técnica degrada aquelas diversas biomoléculas de alto valor nutricional, naturalmente presentes nos óleos e manteigas. Já no processo de obtenção via prensagem a frio, utilizada pela Citróleo são preservados seus compostos (ácidos graxos saponificáveis e insaponificáveis) e garantidas as suas propriedades, uma vez que não passam pelo estresse térmico do refino.

Qualidade garantida de Pureza: Além disso, a empresa não realiza nenhum tipo de mistura (blend) para adulteração das manteigas que produz, uma vez que, os óleos usados para este fim não possuem nenhum benefício nutricional ou algum valor que possa ser agregado em um cosmético final. Assim, os produtos vegetais oferecidos pela Citróleo mantêm também conservados os seus aspectos naturais, tais como cor e odor característicos, forma física e concentração real das vitaminas de real valor nutricional.

A composição graxa (tanto dos ácidos graxos minoritários como os majoritários) são indicados na especificação da manteiga de forma transparente e controlada, comprovando assim a naturalidade e pureza do produto.

A Citróleo, conscientizada pela importância de toda a cadeia de produção envolvida, e pela preocupação dos consumidores que cada vez mais buscam por rótulos de produtos com apelos naturais, oferece não somente a manteiga de cupuaçu com qualidade mas uma cadeia de valor agregada a sustentabilidade, responsabilidade social, ética e bem estar.

Autores: Flavia F. Jesuino Batistela; Gabriela Rocha, Rafaella Tomazini Candido

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros