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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Conteúdo Especial DestaqueMaquiagem natural começa a vencer resistência das consumidoras

Maquiagem natural começa a vencer resistência das consumidoras

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Produtos sem silicone também podem surpreender com cores, cobertura, duração e sensorial fantásticos

Por Estela Mendonça

A tendência de bem-estar total, caracterizada por atitudes de vida mais saudáveis, continua a impulsionar o consumo global de produtos de beleza naturais, veganos e orgânicos. No Brasil, de acordo com o mais recente relatório da Mintel The Beauty Consumer, 53% dos consumidores estão interessados em produtos de beleza naturais, mas 28% dizem que é difícil encontrar produtos. Os preços mais altos em relação aos dos produtos convencionais também colocam um freio para o aumento nas vendas.

Na categoria maquiagem, os desafios são ainda maiores. Embora o relatório aponte que 33% das mulheres brasileiras considerem importante que a maquiagem facial contenha ingredientes naturais, não é nada fácil combinar formulações naturais e performance.

Para traçar um cenário desse mercado, vale destacar que as vendas globais de maquiagem atingiram US$48,3 bilhões em 2018, o que representa um crescimento de 6,1% em relação a 2017, segundo estudo da Mintel. Um aspecto importante é que os cosméticos coloridos responderam por 44% de todos os lançamentos de beleza realizados no ano passado.

Uma pesquisa interna da Gattefossé também mostrou que, em 2018, chegaram ao mercado nada menos que 119,1 mil lançamentos em cosméticos coloridos.  Em maquiagem facial, que representa 21% do total do mercado global de cosméticos coloridos, as bases lideraram os lançamentos, mas os corretivos e primers vêm apresentando crescimento nos últimos anos.

Naturais em alta

Quando a questão é maquiagem natural, além da rara oferta e a questão do preço, as consumidoras também mostram certa resistência, por considerarem que os produtos não apresentam a eficiência, a riqueza de cores, a facilidade de aplicação, a alta cobertura e a duração desejadas que as façam abandonar seus produtos convencionais.

Assim mesmo, entre 2015 e 2018, os lançamentos de cosméticos coloridos com o claim “sem silicone” cresceram 179% entre 2015 e 2018. “Embora os silicones não tenham uma boa reputação para o meio ambiente e para a saúde e os consumidores queiram alternativas mais naturais, eles não estão dispostos a abrir mão da performance e sensorial por isso”, observa Larissa Reischl, coordenadora técnica e de marketing da Gattefossé.

Do outro lado, nos laboratórios de desenvolvimento, os formuladores atentam para as poucas alternativas ao silicone. Entre as principais queixas para a dificuldade de aplicação estão a escassez de ingredientes testados com pigmentos e filtros UV minerais, formulações instáveis, problemas de compatibilidade, necessidade de um percentual elevado de emulsificantes e fórmulas mais complexas.

Encarando o desafio

É justamente este desafio que levou a Gattefossé a iniciar uma de suas maiores jornadas em busca de um ingrediente para formulações de água em óleo que superasse os desafios de aplicação, especialmente em formulações de maquiagem. Foram seis anos de pesquisas para desenvolver e comprovar a performance do Emulium® Illustro (INCI: Polyglyceryl-6 Polyhydroxystearate (and) Polyglyceryl-6 Polyricinoleate), um  novo emulsificante A/O, 100% natural e vegetal, que oferece uma alternativa real às formulações de água em silicone.

Orientados por especialistas em formulação de cores, a Gattefossé colocou os pigmentos no centro da pesquisa. De acordo com Larissa, as emulsões foram desenvolvidas levando em consideração diferentes tipos de revestimento, além de materiais não revestidos. Foram realizados vários testes com o Emulium Illustro para explorá-lo sob todos os ângulos: compatibilidade com ingredientes cosméticos, estabilidade, sensorial e avaliação clínica.

“Desenvolvemos muitas formulações para demonstrar seu potencial de aplicação em maquiagem, protetor solar e cuidados com a pele. Nossa base totalmente natural foi avaliada em painéis com usuárias habituais de base de silicone”, explica.

Avaliação clínica

Para medir a performance sensorial em uma base de maquiagem com Emulium® Illustro, a Gattefossé realizou uma avaliação clínica com  voluntárias usuárias frequentes de bases de silicone (no mínimo quatro vezes por semana),  com idades entre 25 e 48 anos e de todos tipos de pele (normal, mista, seca e sensível).

A avaliação abrangeu a primeira aplicação no laboratório do Institut d’Expertise Clinique (IEC), na França, seguida de uma aplicação diária pelas usuárias. Entre esses resultados, 95% das voluntárias julgaram a aceitabilidade cosmética boa ou muito boa, 95% consideraram o desempenho bom ou muito bom e 95% avaliaram as propriedades de durabilidade como boas ou muito boas.

Resultados da avaliação clínica

Naturalidade pesa

A aceitação em relação à naturalidade da formulação foi significativa. Enquanto 74% das participantes expressaram o desejo de continuar usando a base após o estudo, sem conhecerem a composição da fórmula, ao serem informadas da composição natural, sem PEG e sem silicone, impressionantes 91% das participantes estavam dispostas a trocar suas bases de silicone pelo produto testado.

“Esses resultados demonstram não apenas a grande aceitação sensorial da base natural em comparação à base de uso regular, mas também o desejo das consumidoras em contar com opções naturais que reúnam performance e naturalidade”, ressalta Larissa.

Já avaliação dermatológica realizada em 20 voluntárias, idades entre 19 e 40 anos, de pele mista ou oleosa, usuárias frequentes de bases de silicone, com uma aplicação diária durante 27 dias não constatou nenhum aumento estatisticamente representativo de sinais de retenção ou inflamação causados pela acne, demonstrando que aceitabilidade cutânea foi muito boa, validando a afirmação “não comedogênico”.

Possibilidades ilimitadas

Segundo Larissa, há um interesse crescente dos consumidores por cosméticos e protetores solares com cor e sem silicone. Projetado principalmente para formulações pigmentadas, o Emulium Illustro pode ser aplicado a produtos de maquiagem, BB creams, CC creams e produtos para lábios e olhos, além de protetores solares orgânicos e inorgânicos e uma ampla gama de formulações naturais, orgânicas e veganas. “É uma verdadeira revolução em formulações naturais de água em óleo naturais, principalmente com pigmentos. As possibilidades são ilimitadas”, garante.

Larissa informa também que o nível de uso fica entre 3% e 5%, sendo possível atingir uma viscosidade de sérum a creme espesso, além de não exigir a incorporação de coemulsionantes. Nos cosméticos coloridos, é possível obter alta cobertura com um acabamento natural ou luminoso e de longa duração. O ingrediente também pode ser utilizado para fornecer novas texturas que variam de fluidas a espessas nos cuidados com a pele e o sol.

Inovação reconhecida

A inovação representada pelo Emulium Illustro, que foi lançado oficialmente em abril deste ano, durante a in-cosmetics Global, em Paris, também foi reconhecida ao conquistar no evento o Gold Innovation Award na categoria ingrediente funcional.

“A Gattefossé realmente acredita que alternativas naturais podem atender ou superar o desempenho dos ingredientes cosméticos convencionais. Esse prêmio de inovação Gold em cosméticos é uma recompensa fantástica para todas as nossas equipes que contribuíram para a concepção e desenvolvimento desta inovação”, completa.

O Emulium Illustro está entre as inovações que serão apresentadas pela Gattefossé em seu estande na in-cosmetics Latin America 2019, que acontece nos dias 18 e 19 de setembro, no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo.

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