Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationRadarMarketing digital alavanca crescimento de 14,4% ao ano em vendas online no mercado de beleza dos EUA

Marketing digital alavanca crescimento de 14,4% ao ano em vendas online no mercado de beleza dos EUA

  • Written by:
Um estudo recente do Facebook feito nos Estados Unidos mostrou que, para 45% do público que consome cosméticos, o dispositivo mobile passou a ser a ferramenta mais importante para realizar compras, ajudando a alavancar o crescimento de 14,4% ao ano nas vendas online do mercado de beleza naquele País.

Estes números reforçam a constatação de que os novos recursos tecnológicos e os diversos canais de contato têm aprimorado a experiência da compra digital, tornando-a mais eficiente e divertida, e favorecendo a experiência do consumidor. São inúmeras as estratégias que as marcas do mercado de beleza estão usando para ampliar sua presença on-line. Conheça algumas das ações mais eficazes empregadas por essa indústria:

Realidade Aumentada: Muitos dos principais varejistas do mundo dos cosméticos, incluindo a Sephora e a L’Oreal, investem em recursos deste tipo de tecnologia para tentar engajar seus consumidores. Entre eles, estão aplicativos para smartphones que deixam o usuário simular diferentes cores e texturas ao sobrepor produtos nas suas fotos. Esse recurso imita o processo de testes na loja, permitindo que os compradores avaliem como os diferentes tons e estilos dos produtos ficarão neles.

Engajamento nas mídias sociais: As marcas que conseguem criar uma envolvente presença nas mídias sociais são aquelas que percorreram um longo caminho para se diferenciar – especialmente nas mentes dos consumidores das Gerações Y e Z. A Glossier, marca encontrada nos Estados Unidos, no Reino Unido, Canadá, Irlanda e Porto Rico, é um excelente exemplo. Ela concentra seus esforços de marketing digital no Instagram, onde tem mais de 1,1 milhão de seguidores. Nesta mídia social, a marca investe pesado na divulgação de tutoriais e apresentação das funcionalidades de seus produtos, estratégia esta que permite a construção de uma conexão bastante direta com seus clientes. E esse método tem dado tão certo que um número expressivo de brasileiros deixa comentários nos posts, mesmo que os produtos da marca ainda nem sejam vendidos por aqui.

Influenciadores digitais: Como vimos, o uso de tutoriais de maquiagem e a análise de produtos são incrivelmente populares em plataformas como o Instagram. E o mesmo acontece no YouTube e Facebook. Mas estas ações têm resultado ainda maior quando envolvem influenciadores digitais. Muitos blogueiros de beleza e personalidades de mídia social têm um público on-line grande e leal, e realizar parcerias com o influenciador certo pode ter um impacto enorme na presença de uma marca. A chave para uma campanha bem-sucedida é manter a autenticidade. Dessa forma, o endosso de um influenciador a uma marca não é um anúncio, mas uma recomendação honesta de um colega confiável.

Fidelidade à marca: Ela é baseada em uma relação de confiança, e não no simples oferecimento de recompensas. Estudos recentes mostraram que, quando se analisa o modo como a fidelidade é construída, é constatado que os clientes de hoje são mais motivados por experiências memoráveis ​​do que por descontos e vantagens. A Sephora, uma das maiores varejistas mundiais do setor de beleza, tem um programa de recompensas por fidelidade extremamente bem-sucedido, mas também utiliza first-party data para oferecer uma experiência personalizada e íntima a seus clientes on-line. Como as compras de produtos de beleza envolvem não apenas preferência individual, mas também diferentes necessidades e funções, os consumidores desta área realmente apreciam quando o canal on-line de uma marca oferece a mesma experiência exploratória e interativa que eles desfrutariam na loja. Por exemplo, o case que citei anteriormente, do uso de Realidade Aumentada, permite ao consumidor ter uma boa ideia sobre sua satisfação, em termos de resultados estéticos, com o efeito de determinado produto.

A tecnologia contemporânea realmente mudou a experiência do cliente, com mais e mais compradores preferindo a facilidade e a eficiência de realizar uma compra on-line. A indústria de varejo teve que se adaptar a essas mudanças de preferências, e as marcas de cosméticos não são exceção. Também para elas, é crucial envolver seus clientes por meio de vários canais de contato. Além de gerar engajamento, essa estratégia permite que os profissionais de marketing obtenham insights indispensáveis para a construção de um relacionamento que gere bons frutos para marcas e consumidores.

Fonte: E-Commerce News

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros