Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationDestaque Euromonitor Matérias Especias NielsenMercado de beleza cresce lento, mas continua em alta

Mercado de beleza cresce lento, mas continua em alta

  • Written by:

Indicadores mostram que HPPC ainda é um bom negócio no Brasil

Por Estela Mendonça 

O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) vem nos últimos dois anos se recuperando. Embora as fontes de dados divirjam por conta da metodologia e outras variantes, todas elas apontam que, apesar de lento, o mercado de higiene e beleza continua sendo um bom negócio no Brasil.

Em 2018, as vendas totalizaram R$ 109,7 bilhões, um crescimento de 24,5% em relação a 2013, quando atingiram R$ 88,1 bilhões, com média anual de elevação de 4,5%, segundo a Euromonitor.

De acordo segundo o estudo “Panorama do Setor 2019”, recém-divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o crescimento ex-factory (líquido de imposto sobre vendas) no ano passado foi de 1,7%,em relação ao apurado em 2017. Entretanto, segundo o estudo, o setor cresceu menos da metade do registrado no ano passado (4%), sendo que a edição de 2018 apontou que o crescimento de 2017 em relação a 2016 havia sido de 2,75%. A média anual de crescimento nos últimos 10 anos foi de 4,1%, segundo a entidade. Vale destacar que, apesar da média, houve quedas significativas de 8,4% em 2015 e 5,1% em 2016, com recuperação nos últimos dois anos, em média de 2,8% ao ano.

Segundo os números da Kantar, enquanto o total das cestas pesquisadas cresceu 1,5% em valor e retrocedeu 2,1% em volume, a de higiene e beleza teve elevação de 5,0% em valor e 1,3% em volume em 2018.

Entre os maiores do planeta

Com o desempenho em 2018, o Brasil se manteve na quarta posição no ranking mundial de consumo de HPPC, que é liderado pelos Estados Unidos e tem China e Japão na segunda e terceira posições, respectivamente, de acordo com a Euromonitor. Quando analisado o consumo percapita, entretanto, o Brasil aparece na tímida 33ª posição, o que dá conta do enorme potencial de consumo desses produtos no Brasil.

Top 10 Mundial – Consumidores de HPPC

Consumo percapita – 2018

Liderança regional

A América Latina reduziu sua participação no mercado mundial nas vendas de HPPC. Em 2017,era de 14,1%, caindo para 12,7% no ano passado. O Brasil, por sua vez, reduziu sua participação na região de 49,1% para 48,6%, aponta a Euromonitor.

Categorias no mercado mundial

No que se refere ao desempenho das categorias no mercado mundial, o destaque ficou por conta dos produtos de proteção solar, que caíram da segunda para a terceira posição. Já os produtos de higiene oral e produtos para cabelos perderam o terceiro lugar. Outra queda foi dos produtos depilatórios, que caíram para o sexto.

Fragrâncias lideram

As fragrâncias, com R$ 25,16 bilhões, e produtos masculinos, com R$ 21,79 bilhões, lideraram as vendas no Brasil em 2018, de acordo com a Euromonitor.

Categorias que mais venderam no Brasil – R$ bilhões

Maiores players

A Natura está há dois anos no topo ranking de players do setor no Brasil, mas a Unilever, que em 2016 perdeu a liderança, em 2018, caiu mais uma posição e o Grupo Boticário assumiu o segundo lugar, diz a Euromonitor.

Mais empregos

Um dado positivo, considerando o elevado nível de desemprego no país, é que o setor de HPPC registrou crescimento da empregabilidade na indústria pelo segundo ano consecutivo. De acordo com a Abihpec, em 2018 foram criados 125,7 mil empregos, uma alta de 4,3% na comparação com 2017, quando foi registrada a criação de 120,5 mil vagas.

Considerando indústria, franquias, salões de beleza e consultores de venda direta, o setor de HPPC totalizou 5,4 milhões de oportunidades de trabalho geradas em 2018, 1% a mais do que em 2017 (5,3 milhões).”Os resultados verificados mostram uma performance diferenciada na comparação com outros setores da economia, mesmo com a tendência da robotização”, afirma João Carlos Basilio, presidente executivo da entidade.

O número de empresas de HPPC também cresceu em 2018 (2,8%), totalizando 2.794 organizações. A região onde há mais concentração é o Sudeste, com 1.685 delas, seguida por Sul (550), Nordeste (307), Centro-Oeste (197) e Norte (55).

Balança comercial

Em 2018, o déficit da balança comercial do Setor de HPPC foi de US$ 60 milhões, segundo o estudo da Abihpec. As exportações totalizaram US$ 664 milhões e as importações US$ 724 milhões.

E-commerce

De acordo com a Nielsen, em 2018, o faturamento do e-commerce foi de R$ R$53,2 bilhões. O número representa um crescimento nominal de 12% em relação a 2018.  Mais de 58 milhões de consumidores fizeram pelo menos uma compra virtual no ano passado. Já as vendas por dispositivos móveis (m-commerce) cresceram 41% no mesmo período.

A categoria perfumaria, cosméticos e saúde foi a grande impulsionadora no crescimento do número de pedidos do e-commerce (51%), especialmente no m-commerce, por meio do qual foi registrada uma elevação de 112%, garantindo a liderança da categoria no total de pedidos, com 17,8% de participação.

Franchising

A consolidação dos números apurados pela ABF – Associação Brasileira de Franchising mostra que o faturamento do setor em 2018 cresceu 7,1% em relação ao ano anterior. A receita total do mercado de franquias saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões no período.

Saúde, Beleza e Bem-Estar não apresentou o notável desempenho de 2017, quando liderou o crescimento em faturamento. Em 2018, o avanço foi de 6,3%, totalizando R$ 31,9 bilhões.

Demonstrando a forte tendência de microfranquias (negócios com investimento inicial de até 90 mil),no franchising brasileiro, o segmento Saúde, Beleza e Bem Estar liderou com 96 redes.

Microfranquias – Setores

Espaço publicitário

A compra de espaços em mídia, nos meios e veículos monitorados pela Kantar IBOPE Media, baseados em seu preço de vendas antes de qualquer redução resultante de descontos negociados, movimentou o equivalente a R$ 147 bilhões em valores brutos em 2018. Esse montante correspondeu um crescimento de 10,2% positiva em relação ao ano anterior, sendo o maior crescimento dos últimos 5 anos.

No ranking de setores, higiene pessoal e beleza, com R$ 12,405 bilhões, reduziu sua participação no bolo publicitário de 9,6% em 2017 para 8,3% no ano passado, aparecendo na quarta posição.

Quase 96 mil anunciantes marcaram presença nos meios monitorados pela Kantar em 2018, representando um total de 138.220 marcas. Do setor de higiene e beleza, apenas a Unilever aparece entre os 10 maiores anunciantes.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros