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Cosmetic InnovationFactor-Kline RadarMercado dinâmico de ingredientes ativos em cuidados pessoais impulsiona o setor de fusões e aquisições

Mercado dinâmico de ingredientes ativos em cuidados pessoais impulsiona o setor de fusões e aquisições

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Por Elaine Gerchon, Gerente de Projetos da Factor-Kline
Globalmente, o mercado de ingredientes ativos para cuidados pessoais é um dos mais voltados para inovação, superado somente pelo segmento farmacêutico. A procura crescente dos consumidores por produtos naturais com alta eficácia e associado aos resultados visíveis, impulsiona com força a indústria, num ambiente dinâmico de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Este mercado oferece diversas oportunidades de crescimento, que é caracterizado pela forte atração de investimentos, impulsionando fusões e aquisições e parcerias inteligentes.

De acordo com a Kline & Co., o mercado de ingredientes ativos para cuidados pessoais atingiu a marca de US$ 1,1 bilhão, sendo Brasil, China, Europa e Estados Unidos os principais mercados consumidores. Este mercado cresceu significativamente na última década, com o qual se consolidou em destaque. Atualmente o mercado cresce com uma taxa anual de crescimento (CAGR) superior a 6% prevista até 2021.

As duas categorias de maior crescimento deste mercado são os ingredientes ativos botânicos e ativos biotecnológicos, ambos de origem natural, e fortemente elegidos pela preferência dos consumidores. Outra categoria em destaque são os ingredientes marinhos. Estas três categorias se relacionam diretamente com importantes operações de fusões e aquisições no setor de ingredientes ativos em cuidados pessoais.

Entre os objetivos de muitas atividades de fusões e aquisições neste setor está a sustentabilidade do abastecimento e, portanto, o foco na biotecnologia e nos ingredientes naturais. Nos últimos anos, a indústria testemunhou alguns movimentos importantes.

Os principais fornecedores de ingredientes, bem posicionados e que já se encontram estabelecidos no mercado, continuam a buscar um crescimento através de aquisições, objetivando assim expandir o seu portfólio de produtos e também de tecnologia. Da mesma forma, fornecedores de aromas e fragrâncias, como IFF, Givaudan e Takasago também ampliaram a sua atuação no setor de cuidados pessoais com as aquisições de fornecedores ativos como Lucas Meyer, Induchem e Soliance, e a Center Ingredient Technology, respectivamente.

As recentes fusões e aquisições no mercado de ingredientes ativos:

Janeiro de 2018:

A Croda anunciou a aquisição da Nautilus Biosciences Canada, uma empresa de biotecnologia marinha focada no uso da biodiversidade microbiana para a descoberta de novos ativos. A Croda já vinha trabalhando com a Nautilus ao longo dos últimos seis anos com o objetivo de desenvolver aplicações específicas para cuidados com a pele e o cabelo. Agora a Croda pretende estabelecer a Nautilus como o Centro Croda de Inovação em Biotecnologia Marinha. Esta recente aquisição prevê a vinda de novos ingredientes patenteados para o mercado. Como consequência a Nautilus ampliará com maior ênfase a presença no mercado de ingredientes ativos biotecnológicos.

Dezembro de 2017:

A multinacional holandesa DSM e a empresa americana de biotecnologia ​​Amyris Inc ampliaram a sua parceria através da aquisição da fábrica da Amyris no Brasil. Esta união estratégica entre a DSM e a Amyris iniciou em maio de 2017 com um investimento de EUR 25 milhões da DSM na Amyris, em troca de suporte tecnológico. Desde então as duas empresas desenvolveram e lançaram em conjunto diversos produtos como vitaminas e complexos nutricionais. A instalação de produção de biotecnologia da Amyris no Brasil permitiu à DSM incorporar ao seu portfólio uma forte base biotecnológica com acesso ao abundante suprimento de matéria prima renovável proveniente da cana-de-açúcar, garantindo assim a capacidade de produção para o seu já rico portfólio de soluções sustentáveis ​​e bio baseadas.

Outubro de 2017:

A empresa suíça Givaudan, especialista em aromas, fragrâncias e beleza ativa, anunciou a parceria estratégica com a americana Draco Natural Products, uma empresa fornecedora de ingredientes de extratos botânicos para suplementos nutricionais, alimentos funcionais, OTC e cuidados pessoais. Esta colaboração visa o desenvolvimento de uma nova linha de ingredientes ativos botânicos através do uso de princípios da medicina tradicional chinesa, como as funcionalidades de antienvelhecimento e hidratação para o cabelo e para a pele, entre outros.

Outros movimentos da Givaudan em 2017 de destaque:

  • Anunciou a aquisição da Divisão Nutricional da Centroflora em Setembro de 2017 (Centroflora Nutra), o que permite fortalecer também a sua oferta global de extratos naturais. A sua presença no Brasil oferece uma grande variedade de extratos de plantas, com foco especial na biodiversidade brasileira.
  • Concluiu a sua aquisição com a incorporação da Vika B.V. em Julho de 2017, fortalecendo o seu portfólio de soluções de produtos lácteos naturais.
  • Adquiriu a Activ International em Janeiro de 2017, empresa especializada em sabores naturais e orgânicos para soluções culinárias de carnes, frutos do mar e vegetais.

Março de 2017:

A alemã Evonik anunciou a aquisição da Dr Straetmans GmbH, especialista no desenvolvimento de sistemas conservantes alternativos para a indústria de cosméticos. Esta união permitiu à Evonik oferecer soluções completas de formulações para os seus clientes do segmento de cuidados pessoais mais a complementação do seu portfólio de especialidades.

No final de 2016 a Evonik adquiriu o negócio de sílica da empresa norte americana J.M. Huber Corporation, fortalecendo assim a sua posição como fornecedor global de sílica com o incremento do seu portfólio de produtos às aplicações na indústria de bens de consumo, incluindo cosméticos, entre outras.

Janeiro de 2017:

A Seppic, subsidiária da Air Liquide, concluiu a aquisição da divisão Serdex da Bayer, ampliando e fortalecendo a sua presença em ingredientes ativos naturais destinados à indústria de cosméticos. Esta aquisição ampliou o seu posicionamento no mercado de dermocosméticos, segmento na qual a Serdex sempre se manteve presente. Como consequência desta aquisição a Seppic ganha uma fonte promissora de crescimento para os próximos anos.

A Seppic também havia adquirido a BiotechMarine em 2013, o que permitiu aumentar o seu portfólio de produtos com uma linha completa de ativos inovadores de origens sustentáveis, trazendo assim uma variedade de ingredientes ativos oriundos das biotecnologias marinhas e culturas de células vegetais. Esta aquisição foi fundamental para a estratégia na divisão cosmética da Seppic.

Novembro de 2016:

A Greentech, empresa francesa pioneira em biotecnologia vegetal, adquiriu a empresa brasileira Mapric, fornecedora de ingredientes ativos para cosméticos, indústrias farmacêuticas e nutracêuticas. Esta aquisição permitiu à Greentech desenvolver e produzir ingredientes ativos de alta tecnologia de origem vegetal, marinha e microbiana com acesso à rica biodiversidade brasileira. E a Mapric ganhou uma nova dimensão agora no cenário internacional.

A Solabia adquiriu a empresa francesa Algues & Mer para reforçar a sua oferta de produtos e soluções através da riqueza e a diversidade das algas. Esta aquisição trouxe a Solabia acesso à reserva de biosfera do Mar de Iroise, na Ilha de Ouessant (Bretanha, França), um lugar que abriga uma grande variedade de algas selvagens e cultivadas. Atualmente a Solabia está desenvolvendo novas fontes de inspiração e inovação no desenvolvimento de novas moléculas, através do seu conhecimento do mundo das algas.

Os fornecedores de ingredientes também buscam oportunidades com parcerias estratégicas, combinando experiência em pesquisa e presença global para expandir seu alcance geográfico. Em abril de 2016 a fabricante global de especialidades químicas Clariant adquiriu 17% da empresa sul coreana BioSpectrum, desenvolvedora e fornecedora de ingredientes ativos naturais, com atuação em diversos países.

A BioSpectrum é um fornecedor importante para o mercado coreano de beleza natural, oferecendo uma gama de ingredientes ativos derivados de produtos naturais e extratos de plantas exóticas da Ásia, principalmente as encontradas na Ilha Jeju, na Coréia do Sul. A parceria da BioSpectrum com a Clariant conta com a reconhecida experiência em pesquisa e desenvolvimento de matérias primas naturais com aplicação em produtos para a pele e cabelo, o que permitiu a Clariant ampliar o portfólio e a sua rede global de vendas e inovação para a comercialização dos ingredientes ativos da BioSpectrum em todo o mundo.

A indústria de ingredientes para cuidados pessoais também recebe novos entrantes. A canadense Mirexus Inc. é um recente fornecedor de bio-materiais naturais com soluções únicas e naturais para as indústrias de cuidados pessoais e cosméticos. A empresa desenvolveu o extrato botânico PhytoSpherix®, um bio-nano-ingrediente composto de nanopartículas naturais à base de milho e de fito-glicogênio, que possui a vantagem de ser seguro, biodegradável ​​e não tóxico. Este extrato botânico mostra uma variedade intrigante de propriedades únicas, diversas e valiosas. O PhytoSpherix® é um aditivo multifuncional que pode ser usado para melhorar a hidratação da pele.

A fabricante alemã Birkenstock, que é famosa pelas suas sandálias de cortiça, entrou no mercado de cuidados da pele em 2017 com uma linha de produtos cosméticos na qual o carvalho da cortiça que é usado nos sapatos da empresa, oferece benefícios à pele. A empresa espera maximizar a sua imagem de uma marca “natural” para entrar no lucrativo mercado de ingredientes cosméticos naturais.

O mercado de ingredientes ativos para o segmento de cuidados pessoais continuará sendo um mercado interessante e atraente, que é constantemente impulsionado pelas expectativas dos consumidores em função de sua preferência por produtos naturais e altamente eficazes e associados também às novas tecnologias de produto. O mercado continuará oferecendo oportunidades para diferentes tipos de aquisições e parcerias, resultando no crescimento estratégico por meio de entrada no mercado em algum segmento específico e/ou aumento no número e na qualidade de ofertas de produtos e/ou maior alcance no mercado. Embora o número de oportunidades deva diminuir e os múltiplos de EBITDA pagos devam permanecer, a concorrência para expandir portfólios e/ou entrar em mercados, produtos e tecnologias novos/adjacentes continuará elevada.

A Kline oferece uma série de estudos de mercado detalhados como: Personal Care Ingredients: Global Market Analysis e Specialty Actives in Personal Care: Multi-regional Market Analysis and Opportunities para um conhecimento mais abrangente sobre a dinâmica, as principais tendências, tamanho do mercado por categoria de ingredientes e fornecedores e as perspectivas do mercado nas diferentes regiões do mundo. Estes estudos fornecem uma análise detalhada sobre o mercado de ingredientes utilizados em formulações de produtos de cuidados pessoais, seu consumo e suprimento, oportunidades e restrições que afetam o seu crescimento, incluindo a Europa e os Estados Unidos e o desenvolvimento dos mercados da China e do Brasil.

Para saber maiores informações sobre a cobertura do mercado de ingredientes no Brasil e em outros países entre em contato com a Factor-Kline, e agende uma conversa com um dos nossos especialistas.

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