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Cosmetic InnovationRadarMercado pet de higiene e beleza sem crise

Mercado pet de higiene e beleza sem crise

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Se para alguns comprar produtos cosméticos para animais é puro capricho dos tutores, os fabricantes e especialistas defendem a importância desse investimento em produtos de higiene, como xampus, condicionadores e até perfumes para os pets. Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dão a dimensão desse mercado em ebulição: são mais de 52 milhões de cães e 22 milhões de felinos, e, sim, seus donos estão investindo cada vez mais no bem-estar dos animais.

A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) informa que, no ano passado, o mercado pet faturou R$ 18,9 bilhões, deste montante, R$ 3,17 milhões (18,6%) são representados pelo segmento Pet Care – que contempla equipamentos, acessórios e produtos de higiene e beleza. Em comparação a 2015, o segmento Pet Care aumentou sua participação em 10% no montante total, ano que os equipamentos, acessórios e produtos de beleza somaram R$ 1,44 bilhão.

Mariana da Costa é uma das brasileiras que investem em produtos cosméticos para animais. Em média, a jornalista gasta R$ 120,00 mensais na compra de shampoos hipoalérgicos para o tratamento de problema de pele de Zeus, seu cachorro de estimação. A médica veterinária recomendou à tutora o uso de produtos especializados para manter a saúde do animal. Por não conhecer quais produtos são utilizados em pet shops, Mariana optou por dar banho no animal em casa.

“Os pets estão cada vez mais integrados às famílias e têm ganhado mais e melhores opções de produtos para higiene, beleza e bem-estar”, destaca José Edson Galvão de França, presidente executivo da Abinpet. Entre as tendências do setor, o presidente destaca a qualidade dos produtos e serviços que cada empresa oferece, tendo em vista que, em tempos de crise, os consumidores mantêm apenas os itens necessários. Por isso, é preciso que as empresas estejam bem posicionadas.

Esta afirmação pode ser constatada na estratégia da marca gaúcha PetFelling. Atualmente, a empresa está se preparando para lançar a terceira linha de produtos, a PetFelling Concentrade, que preza pelo requinte e é a linha mais elaborada da marca composta por cinco tipos diferentes de xampu, condicionador e perfumes. Com um faturamento médio mensal de R$ 100 mil, a Petfelling conta com mais de 29 revendedores espalhados pelo Brasil e mais de 3 mil pet shops cadastradas como clientes. Desde 2005, a empresa é especialista na fabricação de produtos cosméticos para cães e gatos. Os produtos são divididos em duas linhas: Chuá e Petfelling – linha profissional, com preço médio de R$ 25,00 (embalagem de 500 ml) para consumidor final e R$ 15,00 para pet shops.

Além da comercialização dos produtos, a empresa presta serviço de consultoria para os funcionários de pet shop. Segundo Daniel Costa Silveira, gerente de marketing da empresa, muitas pessoas não sabem como utilizar corretamente os produtos de higiene animal. A diretora-geral e farmacêutica responsável pela concepção dos produtos Milene Bavaresco, frisa a importância de produtos desenvolvidos especialmente para os bichanos, já que o uso de fórmulas utilizadas em humanos é altamente prejudicial aos animais. “A principal diferença está na quantidade de pH que é incluída na fórmula. A pele do animal é muito sensível, por isso jamais se dever utilizar produtos para humanos em pets”, alerta a especialista.

Outro ponto destacado pela farmacêutica é a importância de verificar na embalagem dos produtos se os mesmos estão certificados junto ao Ministério da Agricultura. “As regras de verificação são extremamente rígidas, porém é importante que o consumidor tenha certeza que está adquirindo um produto de qualidade”, finaliza. Além dos rótulos, é possível conferir no site do Ministério da Agricultura as empresas que estão registradas para a fabricação de produtos para pets.

Sustentabilidade. Esse é o principal diferencial dos produtos fabricados pela marca gaúcha EmpórioPet – um banho de natureza. No mercado desde 2005, a marca utiliza apenas matérias-primas naturais extraídas da flora brasileira. Em média, são comercializadas 30 toneladas de produtos, que contam com matérias-primas como nogueira, hera e mamão papaia. Fugindo do convencional, a marca gaúcha lançou, na Expointer deste ano, uma linha voltada para o banho de cavalos e bovinos. Proprietária da marca e farmacêutica responsável pela concepção dos produtos, Ângela Barrichello conta que o objetivo da empresa é explorar o mercado além dos animais de pequeno porte. A linha para a pecuária é composta por xampu, condicionador e loção para banho.

Além de vender cosméticos, a Pet Society investiu na capacitação de profissionais do mercado de animais de estimação. Em 2015, a Hydra Grooming Academy foi concebida para oferecer especialização e aperfeiçoamento a profissionais que atuam no ramo de estética animal.

Fonte: Jornal do Comércio

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