Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationInteligência de MercadoMulheres no franchising: estudo revela o interesse delas

Mulheres no franchising: estudo revela o interesse delas

  • Written by:
Levantamento realizado pelo Guia Franquias de Sucesso analisou o perfil de investimento delas.

Ao pesquisar por franquias para investir, as redes do segmento de beleza, cosméticos, roupas e calçados são algumas das principais preferências das investidoras mulheres. A informação é do relatório “Mulheres Interessadas no Franchising”, desenvolvido pelo Guia Franquias de Sucesso.

Segundo o levantamento, os segmentos que mais se destacam entre as mulheres interessadas no franchising são “Alimentação” (57,4%), “Beleza e saúde” (49,7%), “Serviços” (36,5%), “Cosméticos e perfumes” (34,2%) e “Roupas e calçados” (31,7%).

Já entre os homens, embora “Alimentação” (56,7%), “Serviços” (45,1%) e “Beleza e saúde” (33,2%) sejam segmentos em comum, no topo da lista de interesses aparecem também os setores e “Eletrônicos e tecnologia (35,5%) e “Negócios e finanças” (30,5%).

Para Bianca Oglouyan, consultora da TEAR Franchising, a preferência das mulheres pelos mercados de beleza e moda está relacionada à busca por investir em um segmento com o qual se identifiquem. “Acredito que mulheres tenham mais afinidades com estes segmentos e performam bem porque são mais atentas aos detalhes, se preocupam com o atendimento, com a qualidade da equipe, treinamento. São mulheres que querem empreender com segurança, tendo mais liberdade do que em um emprego formal e buscam uma marca com a qual se identificam como consumidoras”, afirma Bianca.

A consultora da GSPP, Mércia Machado Vergili, também vê o interesse nesses segmentos como um desdobramento do perfil empreendedor das mulheres. “No geral, as mulheres têm o perfil mais mãos na massa, enquanto que os homens parecem ser mais investidores. Já que elas procuram estar à frente da operação, buscam negócios prazerosos e que possam desempenhar, e não delegar a terceiros”, reflete Mércia.

Na prática, essa tendência se confirma dentro de redes de franquias. No Instituto Pello Menos, rede de franquias de depilação, por exemplo, a maior parte das unidades é liderada por franqueadas: 67% das franquias em operação são de mulheres. Já na rede de microfranquias de calçados Sapatilha na Sacola, 90% das unidades são de franqueadas.

Disponibilidade de investimento é menor entre as mulheres – De acordo com os dados compilados, o número de mulheres interessadas em investir no franchising ainda é menor do que o de homens: são 56% de homens contra 44% de mulheres.

Dentro deste universo, a disponibilidade de capital para investir também se diferencia entre os dois públicos. Entre as mulheres, o percentual que busca franquias de até 10 mil reais é maior do que entre os homens. São 57,4% das mulheres e 50,3% dos homens com capital nessa faixa. Já entre aqueles que declaram interessados em uma faixa de investimento acima de 200 mil reais, o percentual de mulheres é quase cinco vezes menor que o de homens – 0,57% das mulheres para 2,5% dos homens.

“Infelizmente ainda existe uma disparidade muito grande entre a renda de mulheres e homens no Brasil. A renda das mulheres brasileiras é 42,7% menor que a dos homens, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Portanto, a capacidade de investimento tende a ser menor e elas tendem a ser mais conservadoras na decisão, principalmente dentro dessa faixa de investimento de até 10 mil reais, em que cada real faz a diferença”, comenta Daniela Moreira, diretora editorial do Guia Franquias de Sucesso.

Lucas Atanazio Vetorasso, CEO do Grupo ATNZO, considera ainda que essa disponibilidade de investimento também tem relação com um perfil mais cuidadoso na hora de empreender. “As mulheres são muito mais cuidadosas em seus investimentos. Vejo muitas grandes empreendedoras diversificando segmentos e apostando suas fichas em áreas diferentes umas das outras, eliminando, assim, sazonalidades e quedas de mercado”, relata Lucas.

O estudo compilou dados referentes a uma base de 789 cadastros de interessados em franquias realizados no portal Guia Franquias de Sucesso, no período de 1 de novembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros