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Natura planeja dobrar Ebtida da Body Shop em cinco anos

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A fabricante de cosméticos Natura pretende dobrar a geração de caixa da varejista britânica The Body Shop nos próximos cinco anos. A aquisição da rede de produtos de beleza foi anunciada em junho e concluída na semana passada.

De acordo com a Natura, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, na sigla em inglês), deverá duplicar para US$ 181 milhões até o fim de 2022 e a margem Ebtida deve subir dos atuais 8% para um patamar entre 12% e 14%. A estratégia poderá incluir a estreia no mercado chinês.

A compra da Body Shop foi concluída no dia 7, por US$ 1,2 bilhão, o equivalente a 13 vezes seu Ebitda, e o comando da Natura fez ontem uma teleconferência com analistas de mercado sobre o negócio. A dívida da companhia para fechar a transação, financiada no curto prazo por instituições brasileiras, deverá ser alvo de reestruturação daqui a dois anos. A meta é que a alavancagem da Natura, medida pela relação entre a dívida líquida e o Ebtida, de 3,6 vezes no fim de 2017, caia para 1,4 vez em cinco anos, mesmo patamar do ano passado.

O diretor de relações com investidores da Natura, José Roberto Lettiere, afirmou ontem que a geração de caixa da companhia será impulsionada por maior eficiência operacional no curto prazo e crescimento da receita no médio prazo. Somente com redução de despesas espera-se ganhos entre US$ 25 milhões e US$ 35 milhões em 2019 e a mesma cifra em 2022.

“A aquisição de 65% de participação na Aesop, em 2013, foi o primeiro passo na Natura em direção a um grupo multimarcas e multicanal”, disse o membro do conselho de administração da fabricante brasileira, Roberto Marques. Após essa compra, a receita da marca australiana aumentou 2,8 vezes, para US$ 166 milhões, e a margem Ebitda passou de 13% para 20% em quatro anos.

Considerando as três marcas – Natura, Aesop e Body Shop -, as vendas consolidadas da companhia brasileira no ano passado somariam US$ 6 bilhões, com crescimento de 36,4%. A Body Shop adicionaria US$ 82 milhões ao Ebitda da Natura, o que totalizaria US$ 467 milhões em 2016. No entanto, a margem Ebitda mais fraca da marca britânica, de 8% no ano passado, geraria retração da margem da Natura – de 17% para 14%.

Segundo o diretor-presidente da Natura, João Paulo Ferreira, a empresa está monitorando a expansão para a China, principal mercado emergente global também com as marcas Body Shop e a australiana Aesop. “Entraremos em novas regiões no mundo, principalmente com Natura. O mercado chinês é enorme e faz parte do nosso plano estratégico”, afirmou.

Ferreira preferiu não detalhar sua visão para o futuro das operações na Ásia, mas mostrou-se preocupado com a realização de testes de cosméticos em animais naquele país, algo que vai contra a filosofia das três marcas da companhia. Ele disse que acompanha de perto essa situação e avalia se a China será um local apropriado para a expansão dos negócios.

A Natura também pretende fortalecer as vendas diretas da Body Shop e estuda iniciar a distribuição dos produtos da marca por consultoras no Brasil. A britânica já possui receitas expressivas por esse canal na Austrália e no Reino Unido. Será a oportunidade da Natura fortalecer a operação na América Latina com a nova marca encarando a rival americana Avon, que está presente em países como Chile, Equador, Panamá, Argentina, Colômbia e Peru.

Ferreira destacou ainda que planeja acelerar o crescimento internacional da marca Natura e da Aesop – o que será possível tendo a seu favor fatores como diversificação geográfica e o câmbio. No radar ainda está o comércio eletrônico, que na Body Shop tem crescido a uma taxa de dois dígitos, especialmente nos Estados Unidos.

“Estamos adquirindo um negócio livre de dívida, sem previsões de baixas contábeis e com possibilidade de diminuir custos com suprimentos e produtos, portanto, com um bom cenário para crescer”, afirmou Lettiere, de relações com os investidores.

Fonte: Valor

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